Como tornar o MSN seguro

Após a onda de pessoas pedindo ajuda para instalar o MSN, agora a demanda é como deixar o MSN seguro.

Resolvi fazer uma pesquisa pra ver como fazer isso e não há nada no MSN ou Live Messenger que atenda satisfatoriamente essa necessidade, sem contar o básico de segurança de informação:

  • nunca forneça sua senha pra ninguém, quer seja por e-mail, chat, telefone, papel, conversa…
  • não acredite nos programas que prometem milagres: ver quem te bloqueia, adicionar sem precisar de autorização, ver quem está invisível… se pedir sua senha, ele vai roubá-la, sempre, por mais que diga que não e que pareça ser algo sério.
  • utilize uma senha grande (no mínimo 8 caracteres) fácil de lembrar mas dificílima de adivinhar, com letras maiúsculas, minúsculas e números, que não é utilizada em nenhum outro lugar, como por exemplo “VisiteiAraxáEm1972” (não use essa, pois todos já conhecem)
  • troque sua senha de tempos em tempos
  • mantenha seu Windows, antivirus, firewall e anti-malware atualizados. No meu caso o Windows Update está configurado pra rodar diariamente, uso os antivirus/anti-spyware McAfee Internet Security e Microsoft Security Essentials, o firewall do Windows 7 e o McAfee Personal Firewall que já vem no McAfee Internet Security.
Pidgin

Pidgin

Tirando o básico enumerado acima, a melhor forma de deixar o MSN seguro é criptografar as mensagens enviadas e recebidas, uma vez que elas são enviadas em texto simples e existem inúmeras formas de espiar essas mensagens.

Como eu disse, não é possível fazer isso diretamente no MSN, mas existe uma saída excelente: usar o Pidgin com o plugin Encryption no lugar do MSN.

O Pidgin é um cliente gratuito, com versão em português, para várias redes de mensagens instantâneas: MSN, Google Talk, Yahoo!, IRC, ICQ, Sametime, além de um monte de outras que eu nunca havia ouvido falar.

O processo de instalação do Pidgin não é complexo, bastando 10 passos:

  1. Baixar e instalar o Pidgin
  2. Baixar o plugin Pidgin-Encryption
  3. Instalar o plugin
    1. Para instalar o plugin, ele pede para informar o local onde está está instalado o Pidgin e só abilita o botão “Instalar” quando for o diretório correto. A forma mais simples de descobrir é clicar com o botão direito do mouse no ícone do Pidgin, ir em “Propriedades” e copiar o endereço que está em “Local” ou “Origem”, retirando o texto “pidgin.exe” do final do caminho. Obs.: se tiver um em algum lugar do caminho “Program Files” talvez seja necessário trocar essa parte do caminho por “Arquivo de Programas” ou clicar no botão “Procurar” e ir navegando por ele.
    2. Se der “Erro de Link” ou algo do gênero então salve o arquivo da instalação do plugin no Desktop ou em algum outro lugar do computador que você se lembre, clique com o botão direito do mouse no arquivo baixado e vá em “Executar como Administrador”.
  4. Abra o Pidgin
  5. Vá em “Contas” -> “Gerenciar Contas” -> “Adicionar” e cadastre sua conta do MSN. Lembre-se de trocar o protocolo para “MSN”. Além do protocolo é necessário informar o e-mail e a senha do MSN.
  6. Vá em “Ferramentas” -> “Plugins” e marque a caixinha do “Pidgin-Encryption”. É uma das últimas.
  7. Vá em “Ferramentas” -> “Preferências” -> “Históricos” e desmarque todas as caixinhas (opcional).
  8. Pra falar com alguém é só dar dois cliques no nome da pessoa, como no MSN
  9. Vá em “Opções” e desmarque a opção “Gravar Histórico” (opcional)
  10. Clique no cadeado que aparece do lado do “Enviar para” e selecione a opção “Enable Encryption”

Pronto, todas as mensagens serão criptografadas e apenas o destinatário conseguirá ler, se ele também tiver o Pidgin com o plugin Encryption.

Quando mandar uma mensagem criptografada, a outra ponta enviará sua chave pública automaticamente, desde que também esteja  usando o Pidgin com o plugin Encryption. Daí uma janela se abre e você decide se guarda a senha só nessa sessão (enquanto estiver com a janela do chat aberta) ou para sempre.

Em caso de dúvida é só deixar um comentário.

Deixe um Comentário

1 Comentários.

  1. Adorei!!! Vai ajudar muitas pessoas. Obrigado!

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: