WordCamp Brasil 2009

Hoje passei o dia inteiro no WordCamp Brasil, no prédio da Funarte, aqui em São paulo.

Foi super legal interagir de perto com a comunidade, inclusive com o criador do WordPress, Matt Mullenweg, que é uma pessoa extremamente simpática e mas viciada em fotos que eu!

Comecei assistindo a palestra “WordPress para designers” com o Felipe Coelho Kussik, mas quando percebi que era bem o que estava no título e eu não sou designer e sim programador, pulei pra o case “Portal institucional e Sites para redes de ensino”, com o Paulo Sandro Martins. Melhor palestra do dia. O Paulo e mais três amigos recriaram o portal dos colégios Marista, bem como das universidades, editora, pastoral… tudo utilizando WordPress MU (multi-usuário).

Depois o Matt Mullenweg falou um pouco de sua história e da história do WordPress, do presente e do futuro. Foi possível perceber a força que o software livre e principalmente sua comunidade tem. Quando o WordPress foi criado, em 2003, nunca o Matt imaginaria que 6 anos depois estaria em eventos ao redor do mundo falando sobre WP… Aproveitei ainda pra tirar foto e autografar a camisa 🙂

Henrique Cintra e Matt Mullenweg no WordCamp Brasil

A terceira palestra foi com o português José Fontainhas, que falou sobre o BuddyPress, desmistificando e explicando o conceito, o que existe, o que pode ser feito e o que ainda virá. Muito elucidativa!

Depois foi a vez de mais um case, dessa fez a Equipe Xemelê falou do “WordPress em instituições públicas”, com os portais e sites do Ministério da Cultura. Incrível a agilidade com que criam novos portais, questões de dias ou semanas! Exemplos de portais criados por eles são o Ano da França no Brasil, CNPC, Direito Autoral, Reforma da Lei Rouanet, Museus.gov.br, Arco Madrid, Vidas Paralelas, Observatório de Editais, Cultura Viva, Anima T, IGF, Mercosur Cultural, TEIA 2009, Ponto Brasil…

Depois foi a vez do paulo Rodrigo Teixeira dar a palestra “SEO para WordPress: Otimizando o que já é bom”, que de forma clara e simples deu diversas dicas do que fazer e o que não fazer para melhor o Page Rank de um site com WordPress.

Para fechar o evento com chave de ouro, o Diego Cox, do Globo.com apresentou a palestra “Pensando em WordPress para grandes audiências”, onde pincelou o modelo adotado pelas afiliadas das Organizações Globo (Rede Globo, Multishow, O Globo, etc.) para criação e manutenção de blogs. São mais de 1.000 blogs, meio milhão de posts, até 300.000 visitantes por dia, chegando a existir posts com 6.000 comentários! Uma prova de que o WordPress pode ser robusto ao mesmo tempo que continua simples e eficiente.

No encerramento fizemos um “mind note” do WordCamp e trocamos diversos cartões de visitas e Twitters. Gostei a beça!

Obs.: já está tarde e preciso dormir pramanhã acordar cedo… então depois coloco o restante dos links.

Deixe um Comentário

9 Comentários.

  1. Como foi o primeiro WordCamp Brasil | Comunidade WordPress Brasil - pingback on 29 de outubro de 2014 em 2:40
  2. WordCamp Brazil 2009 - Zé - pingback on 6 de dezembro de 2013 em 22:07
  3. Bem, quem faltou, perdeu….
    Mas, quem foi, adorou!
    A interação da galera foi o ponto marcante do evento, em minha opinião; além da qualidade das palestras, é lógico.
    Ano que vem, se tudo der certo, será igual, ou melhor…
    (se bem que é difícil reeditar um sentimento).
    grande abraço

  4. WordCamp Brazil 2009 « Everywhere Else - pingback on 26 de junho de 2009 em 15:48
  5. WordCamp Brasil « Cerejuda - pingback on 25 de junho de 2009 em 19:29
  6. Obrigado » Comunidade WordPress-BR - pingback on 25 de junho de 2009 em 14:30
  7. Realmente o evento foi muito bom, uma pena ter faltado muita gente mas agora é torcer para vir logo o próximo!

    Abraços!

Não fique de fora, dê sua opinião!

Trackbacks e Pingbacks:

%d blogueiros gostam disto: