Inteligência artificial para Monetização de Blogs

O que mais se discute na blogosfera é uma forma de monetizar blogs de forma eficiente e minimamente invasiva.

Existem diversas formas de gerar renda: programas de afiliados do Submarino, Buscapé, Jacotei, UOL, Mercado Livre, BondFaro, adWords e adSense do Google, hospedagem Dream Host, etc.

Existem diversas ferramentas de análise de visitantes: Google Analytics, Google for Webmasters, Mint, etc. Com elas é possivel saber quantos são, de onde vieram, como vieram, como são e o que fazem no site.

Um dos estudos de caso da Inteligência Artificial é o já manjado sistema de tomada de decisão, que a partir de resposta a uma lista de perguntas, indica a melhor solução. O exemplo clássico são as perguntas “você prefere praticar esporte em grupo ou sozinho?”, “prefere ir pra praia ou pra montanha?”, “gosta de nadar?”, que levam o programa a te dizer, com uma porcentagem de certeza, qual a melhor atividade física pra você.

A partir desses fatos, cheguei a uma idéia interessante: construir um sistema de inteligência artificial que consiga determinar qual forma de monetização funciona melhor para cada visitante do site. Seria mais ou menos assim:

  1. 20% dos visitantes seriam aleatoreamente considerados “grupo controle” e visualizariam o site com uma forma de monetização também escolhida aleatoreamente
  2. os dados dos visitantes seriam cruzados com a forma de monetização exibida e com os cliques que foram efetivamente feitos, classificando a eficiência da forma de monetização para cada dado dos usuários (ex.: browser, sistema operacional, língua, palavra em mecanismo de busca, resolução do monitor, horário da visita, duração da visita, localização geográfica, velocidade de conexão, etc.)
  3. o resultado desse cruzamento “dados usuário” vs “forma monetização” vs “clique” seriam armazenados em banco de dados
  4. 80% dos visitantes que não são “grupo controle” teriam seus dados previamente analisados pelo programa de inteligência artificial, com base nos resultados dos cruzamentos armazenados no banco de dados, para decidir a forma de monetização mais eficiente para ser exibida

Alguém compra a idéia?

Deixe um Comentário

2 Comentários.

  1. Norberto Kawakami

    Se isto não se configurar em violação dos termos de uso dos programas de afiliados, é certamente uma idéia muito boa.

  2. Tem algum esboço disso? Uma versão beta?
    Pelo que você descreveu não é complicado de fazer, e nem precisa de inteligência artificial, precisando apenas de uns “if’s” e uns “switch’s”.

Não fique de fora, dê sua opinião!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.