Em 2001, época em que criei meu blog, os blogs não possuíam sistema de comentário, eram mais como um diário. Algumas soluções surgiram para tentar transformar um blog em um “chat”: Reblogger, Haloscan, SnorComments, DotComments, entre outros menos famosos. A extinção deles foi consolidada quando o Blogger, maior publicador de blogs da época, criou seu próprio sistema para comentar.
O grande problema desses sistemas alternativos é que quase todos utilizavam uma base de dados centralizada, que quando deixava de funcionar ou era desativada, sumia com todos os comentários de todos os blogs. Por isso eu usava o DotComments, que grava os comentários em um arquivo de texto no meu servidor.
Em 2007 quando migrei o blog do Blogger para o WordPress consegui levar os 1,846 posts que havia escrito lá e ainda manter suas URLs, mas os comentários que estavam em arquivos textos não eram exibidos. Sabiamente incluí como metadado do post no WordPress o ID que ele tinha no Blogger, para futuramente poder carregar os comentários no WordPress.
Hoje finalmente esse dia chegou!
Construí um aplicativo em C#.NET que lê todos os arquivos com extensão “.comment” em um diretório e cria comandos SQL de INSERT para inserir todos os comentários no post certo do WordPress! Importei um total de 1.604 comentários em 507 posts!
Quem quiser usar, o programa é esse. Quem quiser saber como eu fiz, o código fonte é esse.
0 Comentários.