Estamos em uma nova era, onde a Gestão do Conhecimento é um mote e integração, tanto horizontal quanto vertical, é uma meta nas grandes corporações.
Também estamos na era da Tecnologia da Informação, com sistemas automatizados, integrados e distribuídos. As corporações têm incontáveis servidores, sites, serviços e páginas de diferentes departamentos, seções e diretorias espalhados pela Intranet, Internet, Extranet e até sem estar publicado em lugar algum.
A sociedade mudou tanto que o Google, com a missão de “oferecer a melhor opção de busca na Internet tornando as informações mundiais acessíveis e úteis “, ocupa uma posição invejável e é difícil imaginar a Internet de hoje sem ele. Seus robôs vasculham 1,3 bilhões de páginas e respondem 100 mil consultas por dia .
Mesmo com o Google, usuários da grande rede continuam guardando links nos “Favoritos” ou “Bookmarks” dos browsers. O del.icio.us foi o primeiro a disponibilizar uma forma eficiente de compartilhar esses links de forma social, colaborativa. A idéia deu tão certo que o Yahoo!, principal concorrente do Google, comprou o site.
Voltando ao ambiente corporativo, existe um grande limbo na organização e disseminação da informação de páginas internas da empresa. O Google não indexa, o Yahoo! não indexa e colocar no del.icio.us iria expor endereços internos privativos da empresa ou de determinada área interna.
A solução para esse problema seria um repositório de links centralizado, acessível apenas aos funcionários e colaboradores da empresa, setorizado, seguindo o conceito do del.icio.us, integrado com o controle de acesso da empresa, com o programa de e-mail e com o browser.
E aí, vamos criar o cor.pora.tu?
Fala Henrique!!!
100 mil consultas por dia é muito pouco para o Google… Não seria 100 milhões de consulta por dia???