Desde que vi os vídeos abaixo no YouTube! me tornei fã do Kai Tak, desativado em Julho de 98 pois não podia mais crescer, para a utilização do ultramoderno Chep Lap Kok.
O local era uma base aérea britânica em 1925, que a partir de 1936 começou a ser utilizado comercialmente. Sua única pista tinha 2.529 metros até 1975, quando foi aumentada para 3.390 metros. Como estava entre o mar e uma montanha, era preciso contornar a montanha e fazer a aproximação com o avião a 47º do eixo da pista! Imagina um Boeing 747 pousando lá em 1970… Em 1996 esse era o maior terminal de carga do mundo e o 3º maior em número de passageiros. fonte
Um dado interessante é que nesses 60 anos de operação, apenas 5 aviões foram parar no mar e o número total de acidentes com morte doi de 12, incluindo sequestro, bomba, turbina com defeito e 2 tufões.
No JetSite tem um relato interessante dele, contato por um piloto brasileiro.
Se estão falando que o acidente em Congonhas era inevitável, então no Tai Kai seria o quê?
0 Comentários.