No dia 22 de Dezembro de 2008 uma atendente da NET me ligou perguntando se eu gostaria de participar de uma promoção da NET em que eu passaria a ter mais 15 canais na TV e minha banda larga iria de 2 para 3 megas, por um período de 1 ano, quando eu poderia cancelar ou não a promoção. Seu eu não cancelasse após 1 ano o valor subiria dos atuais R$ 120,00 para R$ 135,00.
Achei uma excelente promoção e concordei, após confirmar que eu não teria nenhum custo ao aderir. Incluí no calendário do Outlook um lembrete para 20 de Dezembro de 2009, para que eu não me esquecesse de cancelar.
No entanto, para minha surpresa, na próxima fatura o valor de R$ 65,00 que eu pagava pela TV por assinatura (pacote standard conforto fidelidade) havia aumentado para R$ 90,00 (pacote estilo conforto) e a Internet continuou com a de 2 megas!
Na hora liguei para a NET e a atendente Iris me informou que realmente haveria esse aumento e que eu compreendi errado o teor da promoção. Então solicitei o cancelamento da minha TV por assinatura, mantendo a Net Virtua e o Net Fone. Ela me falou que o sinal seria cortado no mesmo dia e eu já não teria a cobrança da TV a partir do dia seguinte (11 de Janeiro). Na hora já tirei o receptor da TV e no dia seguinte passei a usar a TVA.
No dia 16 de Janeiro postei esse ocorrido no Reclame Aqui, um site onde as pessoas com problemas podem enviá-los para as empresas.
No dia 29 de Janeiro a atendente Marina me ligou informando que eu realmente havia compreendido corretamente a promoção, só que o desconto de R$ 25,00 não havia vindo nessa fatura e só viria na próxima. No entanto o estrago já estava feito, eu estava satisfeito com a TVA e a NET havia pisado na bola comigo!
Hoje chegou a fatura e… surpresa!
Me cobraram R$ 90,00 referente à TV por assinatura entre 1 e 28 de fevereiro!!!! Que absurdo é esse? Um funcionário da NET veio na minha casa no dia 27 de janeiro, retirou o receptor e o controle remoto e me cobram por um período que começa 20 dias após eu ter cancelado a TV, já estando inclusive sem receptor!
Cadê os R$ 25,00 de desconto da promoção que eu havia aderido? Cadê o descondo do valor proporcional aos dias de TV que eu já havia cancelado, em Janeiro?
Já com a Virtua foi uma bagunça danada: veio uma cobrança de R$ 15,00 referente a “mens proporcional virtua”, mais R$ 50,00 referente a “mensalidade virtua combo 3mega” e um desconto de R$ 16,50 referente a “cancel mensalidade virtua”. Somando e subtraindo tudo me cobraram R$ 48,50, que é inferior aos R$ 55,00 que eu pagava pela “mensalidade virtua combo virtua 2 mega fidelidade”… que zona!
Então fui ligar pra NET: no número 10621 de cada 10 vezes que eu ligo, 7 dão sinal de ocupado depois de quase 1 minuto tocando e nas outras 3 dá mensagem de “Desculpe, no momento não é possível completar sua chamada, tente mais tarde“. No número 0800-7210029 dá uma mensagem de que “Embratel, este número foi desativado” quando ligo pelo celular ou toca até dar sinal de ocupado quando ligo pelo Net Fone. O número 0800-7010358 dá mensagem de “Caro cliente, o novo número gratuito da NET é o 10621, para ser atendido continue na linha” e então dá sinal de ocupado… Que raiva!
Atualização: fui insistente e acabei de falar com o colaborador Sérgio, que me disse que essa cobrança de vencimento para 15 de Fevereiro seria cancelada e me seria enviada uma nova cobrança com vencimento de 23 de Fevereiro, com um desconto de R$ 86,11.
E os R$ 59,94 referente aos 20 dias que me foram cobrados e não utilizei pois já havia cancelado? E os R$ 25,00 que me foram cobrados a mais na última fatura? E por que o desconto é de R$ 86,11 e não de R$ 89,90?
Vou ter de tentar ligar de novo…
Tive problemas similares aos seus em várias ocasiões diferentes. O operador da NET prometeu serviços a um determinado preço, porém a empresa me cobrou o dobro ou o triplo. Tentei reclamar, mas ninguém JAMAIS atende no 10621. Foram horas disperdiçadas dessa forma (não se trata de força de expressão – falo literalmente). Sinceramente, não conheço a lei. Acho, porém, que se houver justiça eles devem ser obrigados a indenizar pessoas como eu e você, afinal, nos privaram de tempo livre com seus abusos.
No mês passado, minha esposa ligou para o 4004, esperou mais de 40 minutos para ser atendida e, sem resolver nada, acabo pagando para a NET por mais essa ligação no final do mês… excelente negócio, não? Lucrar sobre ligações geradas por problemas que eles mesmos criaram. Parece uma nova espécie de golpe.
Tenho muitos protocolos com números que expressariam trilhões, se não fossem códigos sem sentido. Creio ser uma estratégia para confundir ou induzir ao erro. O 003.090.706.766.684, por exemplo, que ignorando-se os dois primeiros zeros, equivaleria a algo acima dos 3 trilhões e 90 bilhões, refere-se a um serviço que contratamos mas que nunca foi cumprido por essa empresa. Se eles fizessem uma contagem numérica aumentando um algarismo por ligação, não chegariam tão longe nem mesmo com séculos de reclamações, vendas e cancelamentos atendidos.
A experiência me diz que a NET não é confiável e não tenciona oferecer atendimento gratuito. Ainda que o fizesse, trata-se de algo ineficaz, pois eles faltam com a palavra e não cumprem compromisso algum.
Sinceramente, vamos procurar a justiça – porque reclamar com a NET é o mesmo que rasgar dinheiro para reaver um prejuízo.
Eu reclamei bastante, mas sempre liguei no 0800 e usava o fone de ouvido do celular, pra falar com paciência e sem ficar olhando pro relógio e contanto os reais gastos na ligações.
Felizmente consegui reaver em minha conta todos os valores que paguei a mais, mas mesmo assim cancelei o serviço de TV da NET.