Não estou nem um pouco satisfeito com o tempo de carregamento do meu blog e quero deixá-lo rápido novamente.
Por coincidência vi hoje no O Velho uma notícia sobre o CloudFlare, que promete aumentar a disponibilização de um site, tornando-o mais rápido. Caiu como uma luva.
Antes de utilizá-lo, fiz algumas checagens de tempo de carregamento com algumas ferramentas bem interessantes:
- Pingdom
- Browser Shots
- HostTracker
- WebPagetest
- Web Page Speed Report
- Web Page Load Speed Test
- Loads.in
Ainda tenho muito o que fazer… mas já tenho um norte.
Olá, depois, diga o que acha do CloudFlare. Não sou da área técnica, e cuido do site de uma OSCIP que coordeno. Coloquei há algum tempo o site da instituição no CloudFlare, e a única ressalva que faço é quanto ao tempo de carregamento inicial. Depois da primeira página visitada, as seguintes são rápidas.
No nosso caso, uma das razões para usar o CloudFlare é termos leitores no Brasil, América do Sul, EUA, Canadá, Europa e Ásia. A distribuição dos datacenters deles melhorou o acesso para o resto do mundo, mas esse tempo inicial do primeiro carregamento é chato.
Segundo o CloudFlare, isso em breve deve melhorar, com um novo datacenter deles em Miami. Estudam em uma outra fase ter datacenters na América do Sul — segundo dizem, dependendo de: “1. Tráfego vindo da região; 2. custo; 3. segurança”.
Carlos, por enquanto apenas alguns dias usando o Cloudflare e já vi melhoras no meu blog.
No meu caso o único inconveniente é que o blog está em um subdomínio e a maioria das configurações são para o domínio principal. Um exemplo é a proteção de hotlink. Consigo proteger o site principal (sjdr.com.br) mas não consigo proteger o blog (holococos.sjdr.com.br).
Pretendo utilizá-lo mais um tempo para poder tecer uma resposta mais detalhada.
Achei muito interessante a sua ONCIP, vou ler o material com calma.
Olá, obrigado pelo comentário sobre a OSCIP! 🙂 Se ao ler nosso site quiser fazer alguma sugestão, ela será muito bem vinda.
Não entendi bem o seu comentário sobre as configurações serem para o domínio principal. Não uso o Hotlink, mas noto que a maior parte delas vale para os subdomínios (não sei se pelo fato de eles estarem configurados via httaccess no domínio principal).