Hoje comprei uma nova máscara (a mesma valvulda da 3M, modelo 8822), podendo aposentar a máscara que usei pela primeira vez na 6ª vez que fui de bicicleta para o trabalho. Usei ela apenas 15 vezes e é impressionante como pegou poluição.
Não preciso nem dizer qual é a nova e qual é a usada 15 vezes né? Vale ressaltar que ambas eram brancas quando nova. Os caras do trabalho ficam caçoando de mim quando digo que ando de bicicleta de máscara, pra ir e voltar do trabalho… mas essa foto só me deixa mais confiante em usá-la.
Segundo o site da 3M esse respiradouro é indicado para proteção das vias respiratórias contra fumos e poeiras tóxicas como: asbestos (até 2 fibras/cm3, fibras de vidro, pó de carvão, ferro, alumínio, fumos de solda e outros particulados até 10 vezes o seu limite de tolerância.
Como a máscara não filtra vapores orgânicos, quando passo atrás de um ônibus ou caminhão, o que é bem comum no trajeto que faço, eu não sinto o cheiro da fumaça preta que sai deles, sinto o cheiro do óleo diesel! A máscara protege meus pulmões, mas não os poros da minha pele. Até o suor fica sujo, como pode ser visto na parte interna da máscara.
Convencer os ciclistas a usarem máscara quando forem andar no trânsito é o mesmo que convencer um fumante a parar de fumar. Essas duas fotos são como se fossem as fotos das caixas de cigarro, você vê que não usar vai ter fazer mal, mas a decisão de usar ou não é sua.
Pelo menos já fico feliz por saber que o uso de capacete já é tido como primordial para a maioria dos ciclistas sérios.
Ida: gastei 29min e 19s para percorrer 9,05km com velocidade média de 18,6km/h e velocidade máxima de 37,3km/h.
Volta: gastei 28min e 46s para percorrer 8,58km com velocidade média de 17,9km/h e velocidade máxima de 35km/h.
Galera, já fazem 4 meses que uso a bicicleta como meio de transporte. Mas, a poluição aqui em São Paulo é de matar literalmente. Então, entrei no google pra procurar que tipo de máscara eu deveria usar que fosse eficiente pra evitar que eu inale toda esta poluição enquanto pedalo. E foi ótimo encontrar esta página aqui. Já tenho a dica do Holococos sobre a máscara da 3M e, ainda, pelo site que o Renato indicou esta outra internacional a City Mask.
Vou tentar encomendar e ver se eles entregam no Brasil.
Valeu!
Abs
Olá,
Também ando de bike em Sampa, e é horrível aspirar as fumaças dos caminhões, to pensando em virar uma ‘marciana’ pelas ruas tbm rs…encontrei outras máscaras na internet…será que não são melhores essas usadas por motociclistas?
http://salgadosmoto.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=3182&ic=3367&o=9661
Olá. Começei a ir de bike pro trabalho, (28km ida e volta) e logo na segunda vez já vi que a poluição é muita, mesmo morando na “Capital ecológica” do Brasil (Curitiba). (O que é uma grande mentira, em partes). Ganhar “baforadas” de caminhões na cara no meio de uma subida não é nada agradável… rs. Então resolvi procurar mascaras de proteção anti-poluição. E a minha surpresa foi que vi que o assunto não é nem discutido pelos próprios ciclistas… achei um absurdo! Achar que se pode andar de bike na cidade sem proteção que “não da nada” é pura idiotice, me desculpem.. Deve fazer mais mal do que fumar umas 2 carteiras de marlboro por dia..
De qualquer maneira, achei vc, que me deu uma baita dica sobre as máscaras.. Valeuzão mesmo!
Aproveita e da uma olhada neste site gringo e olha como os caras levam a coisa a sério: http://www.respro.com/products/sports-leisure/street-cycling/city_mask/
Abraço
Oi! Legal as tuas observações. Não sou ciclista, mas estou usando mais transporte coletivo e evitando usar o carro para ir ao trabalho. Mas tenho me deparado com o problema de ficar esperando o ônibus em paradas e respirar a poluição das avenidas. Meu deu vontade usar máscara também. Sabes se pedestre também está usando estas máscaras que usas ou será que as mais comuns (tipo as usadas contra a gripe A) já são suficientes?
Adriana, na verdade pedestre nenhum está usando máscara, a não ser a da gripe A, mas com o fim de prevenir o contágio da gripe e essa não vai proteger da fuligem e gases orgânicos como uma que tem essa finalidade.
Se você usar uma máscara dessas vão te achar uma ativista do Greenpeace 🙂 mas vai ser excelente pra sua saúde.
Quando comecei a usar eu tinha vergonha, mas hoje não estou nem aí pro que as pessoas pensam, o mais importante é meu pulmão limpo que minha imagem de “esquisito”.
Achei no site da 3M:
http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/CuidadoInstitucional/Home/OutrosProdutos/ProtecaoRespiratoria/
Valeu pelo link, era essa mesma!
HoloCoCos.
Vou atrás… Só não sei onde comprar. Será que tem em Depósito de construção tipo C&C, Leroy Merlin, etc ?
Ontem fui de bike pela primeira vez pro trampo.
Pra BATIZAR caiu um pé d’água daqueles (com direito à pedra de gelo e tudo) mas valeu.
São 12 km pra ir, mais 12 pra voltar… pelo Rodoanel…
Zorgox, não sei se tem não… fui várias vezes nessas lojas quando reformei meu banheiro mas nem me lembro se vi.
Caramba, 24 km, Rodoanel, chuva, granizo… tá batizado, crismado e comungado!
Procurei por máscara antipoluição e acabei encontrando essa página…
A foto me convenceu a também comprar uma máscara.
Valeu pela dica.
Olá Zorgox, bom saber que fui util! Tem uma outra, com carvão ativo no meio, da própria 3M, que também filtra vapores orgânicos. Seria a mais indicada, mas eu não achei ainda. Ela é como essa da foto, só que cinza.
Opa, tudo bem gente?
Ando sempre de bicicleta em são paulo e também corro pelas avenidas de noite.
Sinto que a unica coisa que me falta é uma mascara dessas, para parar de sentir aquela queimação no tubo respiratorio.
Aonde posso comprar uma dessas? Lojas de construçao tipo Peg&Faça? ou alguma coisa mais específica?
Obrigado
Abraços
Olá Pedro!
Eu comprei na Rua Florêncio de Abreu. Lá tem diversas lojas que vendem plásticos e derivados e em todas elas têm máscaras descartáveis.
A da 3M, que é beeeeem mais bonita que as outras, é mais difícil de encontrar. Normalmente eu não me importaria com isso, mas andar de bicicleta de máscara já te faz parecer um marciano para pedestres e motoristas, usar uma máscara azul porcamente costurada então…
Você ainda vai de bike para o trabalho?
Qual o caminho que você faz?
Será que o volume de poluição que você pega não tem relação com o seu caminho?
Olá Rubens.
Fui de bike na sexta feira passada.
As piores vias são a Av. Cruzeiro do Sul e Av. Tiradentes. O nível de poluição realmente é maior nessas vias que em ruas mais tranquilas… mas é bem mais rápido.
PREZADO SENHOR,
GOSTARIA SABER QUAL MELHOR PROTETOR RESPIRATORIA PARA TRABALHADORES EM CONTATO DIRETO COM FIBRA DE VIDRO E RESINA.
GRATO,
MAURO FIGUEIREDO