Sinal digital e analógico explicados

Essa é a primeira explicação da série de explicações sobre HDTV, TV digital e TVs de tela plana.

Analógico vem de “análogo”: é a representação de alguma coisa, continuamente, através de algum meio. Um termômetro de mercúrio é um exemplo de instrumento analógico: o medidor varia de 32ºC a 50ºC, passando por todos os valores entre eles. Se houvessem graduações suficientes marcadas em um termômetro e tivéssemos os olhos do super-homem, poderíamos dizer que a temperatura passou de 36,736432 para 36,726433, por exemplo.

O digital é a representação de alguma coisa, de tempos em tempos, através de uma escala (dígitos). Um termômetro digital também varia de 32ºC a 50ºC, mas exibindo apenas os valores da graduação pré-definida. Se a graduação for de 1ºC, por exemplo, o termômetro mostraria que a temperatura subiu de 36ºC para 37ºC.

No termômetro digital vemos a temperatura saltar de um grau para outro, no termômetro analógico vemos a temperatura ir subindo de um grau para outro. Essa é primeira diferença entre analógico e digital.

A segunda diferença é que o sinal analógico é passível de interferência (ruído aleatório). Quanto mais o sinal for copiado, transmitido, retransmitido e quanto maior for a distância da transmissão, mais ruído terá sobre o sinal original, resultando em distorção, interferência e até a total perda do sinal.

O sinal digital não tem perda: ele pode ser copiado, armazenado, reproduzido e retransmitido sem perder informação. Em um CD a música é gravada digitalmente: você pode gravar as músias do CD em um computador, jogar em um pendrive, mandar ao outro lado do mundo pela internet e gravar novamente no CD que a música será exatamente a mesma, sem perda alguma de detalhe algum da música gravada no CD original (considerando que você utiliziou o formato WAVE e não o MP3, que tem compressão).

Agora a parte mais importante, que gera mais dúvidas e interpretações erradas:

  • O sinal analógico é a representação exata de algo, mas sofre perdas com o tempo
  • O sinal digital é a representação aproximada de algo, mas não se modifica com o tempo

Resumindo as duas linhas acima: não é possível afirmar que o sinal digital tem mais qualidade ou definição que o sinal analógico.

Vou exemplificar com um filme que foi filmado com uma câmera de cinema (filme analógico/altíssima qualidade – 1080p) e gravado em DVD (mídia digital/qualidade padrão – 480p) e em BluRay (mídia digital/alta qualidade – 720p).

Independentemente do DVD Player estar ligado à TV por um cabo vídeo componente (analógico) ou HDMI (digital), a TV, mesmo que seja Full HD, vai exibir o filme em qualidade padrão (SD). Tanto o vídeo componente (analógico) quanto o HDMI (digital) proporcionarão a mesma qualidade.

Já no caso do tocador de BluRay, que estará ligado à TV por um cabo HDMI (digital), passará um filme em alta qualidade (HD).

Quer entender mais sobre as últimas tecnologias e conceitos da TV digital? Leia as explicações sobre o assunto.

Deixe um Comentário

11 Comentários.

  1. Olá amigo,

    A minha smart TV possui uma entrada RCA e 3 HDMI entre outras. A entrada RCA está ocupada com receptor da TV a cabo. As saídas do meu DVD são RCA também. A pergunta é a seguinte: É possível conectar um cabo “RCA to HDMI” na saída RCA do DVD na entrada HDMI da TV e funcionar? Uma vez que o sinal HDMI é digital e do RCA é analógico…

  2. [email protected]

    tenho 3 aparelho de tv,somente um é com o co transmissor digital os outros 2 não possuem e cada vez que ligo os 3 juntos os 2 que não possuem sinal digital da interferencia,se desligo o digital os 2 funcionam normal,existe algum aparelho converssor de imagem que possa fazer esse trabalho.

  3. até que emfim uma resposta satisfatória você está de parabéns obrigado

  4. Fernando Lins de Lima

    Muito esclarecedor.Obrigado.

    Fernando Lins de Lima.

  5. a empressora do meu tei na entrada e analogica e no computador a entrada digital enxisti cabo analogico e digital ao mesmo tempo?

  6. Por favor me ajudem!

    Tenho duas tvs na minha casa da marca LG, uma Lcd 32 com conversor digital e outra uma tv normal de 20 polegadas que tenho a bastante tempo, comprei uma antena para obter o sinal digital, logo, as duas tvs tem o mesmo sinal no mesmo tempo. Pergunta!
    o sinal digital ele tem um tempo + ou – de 3 segundos depois do sinal analogico ou eles podem vim no mesmo tempo?

    • A grande maioria dos canais abertos do Brasil usa VHF para transmitir o sinal analógico.

      Já o sinal digital é transmitido sempre no UHF.

      A diferença de UHF pra VHF é apenas o comprimento da onda – freqüencia, da mesma forma que AM e FM são diferentes no rádio.

      A antena que você comprou deve ser apenas para UHF, então você não vai conseguir sintonizar canais analógicos, a não ser alguns canais analógicos que são transmitidos em UHF, como a MTV, por exemplo (aqui em São Paulo).

      No entanto, se sua antena cobrir tanto sinais UHF quanto VHF, tanto a TV com conversor digital quanto a TV sem conversor digital conseguirão sintonizar os canais (digital na com conversor e analógico na sem), pois os dois tipos de sinais são transmitidos simultaneamente.

      Respondendo sua pergunta: eles vem ao mesmo tempo.

  7. gostaria de achar um software meter para medir o sinal da antena de tv.

  8. gostaria de saber o seguinte: desejo comprar um gravador de dvd, que vem, alem da entrada AV, com entrada HDMI. Mas a minha tv ñ possue a entrada HDMI, e eu quero gravar programações da tv por assinatura (NET). É possivel gravar esses canais, mesmo conectado apenas na entrada AV, e o que eu perco em relação a qualidade de imagem e som. Minha dúvida é a de comprar o aparelho e ele só gravar os canais basico, tipo globo, sbt, bandeirantes, etc.

  9. Explicação sobre TV digital, HDTV, LCD, plasma e afins - pingback on 9 de maio de 2009 em 5:46

Não fique de fora, dê sua opinião!

Trackbacks e Pingbacks:

%d blogueiros gostam disto: