Revelação de Foto com Legenda

Herdei de minha mãe a paixão pelas fotos, mas faltou a disciplina para anotar o local e data das fotos, como ela pacientemente faz. Meu avô chegava até a anotar os nomes de todas as pessoas que estavam em cada uma delas!

Foto de meu avô com comentários

Foto de meu avô com comentários

Minha primeira câmera fotográfica já foi uma máquina digital, então tiro muito mais fotos que minha mãe tirava quando eu era criança, claro. Havia tanto o limite de 36 poses por filme quanto o custo da revelação e do filme que eram bem altos!

Uma das grandes vantagens da câmera digital em relação à câmera analógica é que a digital grava a data e hora em que cada foto foi tirada. Não aquela gravação física, na própria foto, como algumas câmeras de filme mais caras faziam, mas uma gravação nas informações de metadados do arquivo JPEG, o famoso Exif.

Foto de câmera analógica com data

Foto de câmera analógica com data fixa

Diferentemente das anotações que minha mãe fazia à lápis no verso das fotos, hoje eu uso o Picasa para organizar minhas fotos, colocando comentários, os locais onde as fotos foram tiradas e até os nomes em cada rosto.

Foto no Picasa, com comentário e local onde foi tirada

Foto no Picasa, com comentário, data e local onde foi tirada

O Picasa é um programa do Google, em português e extremamente versátil, permitindo organizar, editar, dar nome aos rostos, gravar CD, criar vídeo, fazer backup, gerar álbum online, entre outros. Todas minhas fotos estão no Álbum da Web do Picasa: algumas na minha galeria pública e a maioria em galerias privadas (só quem tiver o link consegue acessar).

Meu pai, no entanto, conhece tanto de computadores e Internet quanto eu conheço de literatura azerbaijanesa, ou seja, nada. Como não moramos nem na mesma cidade, quando quero lhe mostrar alguma foto dá uma trabalheira danada… ou tenho de fazer um vídeo pra ele assistir no DVD, ou gravar um CD pra meu irmão mostrar pra ele ou revelar pra ele ver comigo.

Revelar é legal pois dá pra mostrar não apenas pra ele, mas pros amigos e pra família toda, mas volta ao problema inicial: fazer comentário, colocar local e data da foto… informações que já estão no Picasa!

A revelação ainda tem um problema grave que incomoda principalmente pessoas detalhistas como eu: há um corte na parte superior e/ou inferior da foto digital para “caber” na proporção da foto revelada. Quando mandamos as fotos digitais direto para revelação é a máquina quem decide onde cortar, se o operador não estiver com disposição de passar foto a foto e escolher o melhor corte.

Cada tamanho de foto usa uma proporção diferente, a maioria diferente da proporção das câmeras digitais:

  • Foto Digital = 4:3 ou 3:2, depende da câmera
  • Foto Digital Widescreen = 16:9
  • Foto 10×15 (tamanho padrão) = 2:3
  • Foto 13×18 (fotão) 5:7
  • Foto 15×21 = 5:7
  • Foto 20×25 = 4:5
  • Foto 20×30 = 2:3
  • Foto 30×40 = 3:4

Como sou suficientemente nerd, achei uma solução bem simples para o problema:

  1. No Picasa, exportar para uma pasta as fotos a serem reveladas
  2. Baixar e instalar a demonstração do Photoshop (válida por 30 dias)
  3. Baixar o programa gratuito Exifer e extrair o comentário das fotos
  4. Incluir no arquivo de comentários os locais onde as fotos foram tiradas
  5. Criar um script para o Photoshop que leia os comentários e as fotos, deixe escolher o que cortar e gere as fotos para serem reveladas com data, local e descrição, já no tamanho certo
  6. Executar o script no Photoshop
Resultado dos passos acima

Resultado dos passos acima

Okay, você não é nerd e ficou assustado com os simples passos acima, principalmente com o 5º? Vou explicar passo a passo como fazer cada passo e disponibilizar o script que criei para o 5º passo.

1 – Exportar fotos no Picasa

Selecione as fotos no Picasa (clique enquanto segura a tecla Ctrl para marcar mais de uma foto) e vá em “Arquivo” -> “Exportar imagem para a pasta”. Marque as opções “Usar tamanho original” e em qualidade da imagem escolha “Máximo”. Não marque a caixa de “Adicionar marca d’água”. Escolha onde você quer gravar as imagens clicando no botão “Procurar…” e defina o nome da pasta que será criada.

2 – Baixar e instalar a demonstração do Photoshop

Entre no site do Photoshop e baixe a última versão de demonstração: http://www.adobe.com/go/tryphotoshop_br

Eu já testei o script tanto no Adobe Photoshop CS3 quanto no CS4. No site só dá pra baixar a última versão, que atualmente é o CS5. O processo de instalação demora uns 15 minutos. No final ele dá a opção de informar uma chave de ativação ou testar por 30 dias. Vá na opção de testar por 30 dias, a não ser que queira pagar uma bica pela licença.

3 – Baixar o Exifer e extrair os comentários (dica do Onion Zwiebel)

Antes de usar o Picasa eu usava o também gratuito JAlbum para colocar as descrições nas fotos e o próprio JAlbum gerava um arquivo chamado “comments.properties” com esses comentários.

O Picasa não faz isso, ele grava as descrições no campo “Caption” do IPTC do arquivo JPEG, ou seja, fica gravado em outro metadado (semelhante ao Exif) internamente no arquivo da foto. O JAlbum até consegue ler essas descrições colocadas pelo Picasa mas não gera o arquivo “comments.properties” com os comentários…

A solução mais simples que encontrei para esse problema é usar o bom e velho Exifer, um programa gratuito que morreu em 2002 mas continua fazendo milagres:

  1. Entre no site do Exifer, vá em Download (no fim da página) e clique no link do Tucows pra baixar
  2. Instale e abra o Exifer
  3. Clique no botão de abrir pasta (Change Directory) e selecione a pasta onde estão as fotos a serem reveladas
  4. Selecione todas as fotos da pasta (pressione Ctrl-A ou clique na primeira foto e role para baixo segurando a tecla Shift)
  5. Vá em “EXIF/IPTC” -> “Export” -> “DESCRIPT.ION…”
  6. Marque a opção “IPTC – Description”
  7. O clicar em “OK” o Exifer vai criar um arquivo chamado “descript.ion” na pasta onde estão as fotos. É um documento de texto que pode ser editado no Bloco de Notas

4 – Incluir o local das fotos no arquivo de comentários

Existe no IPTC campos para cidade, país, região… mas o Picasa não usa eles, usa campos de coordenadas geográficas (latitude e longitude). O trampo necessário para transformar isso em nome de cidade é enorme. Fora que nem todo mundo tem saco de ficar navegando no Google Maps do Picasa pra encontrar a coordenada de cada foto… e câmeras com GPS ainda são raridade.

Pra simplificar estou pegando o local onde a foto foi tirada direto do arquivo de comentários… só que essa informação tem de ser inserida manualmente.

O script considera que a informação “local onde a foto foi tirada” é o que está após o último tracinho/hífen (-) de cada linha.

Exemplo. Considerando que vou revelar duas fotos, coloquei as duas na pasta e executei o Exifer. Ele vai gerar um arquivo descript.ion com o seguinte conteúdo:

[code=””””]IMG_1280.JPG Vulcão Eyjafjallajokull provoca filas
IMG_2739.JPG Monalisa no Musée du Louvre[/code]

Se a primeira foto foi em Madri a segunda em Paris, vou colocar essas informações no arquivo, que ficará assim:

[code=””””]IMG_1280.JPG Vulcão Eyjafjallajokull provoca filas – Madri
IMG_2739.JPG Monalisa no Musée du Louvre – Paris[/code]

5 – Criar um script que transforma água em vinho

No Photoshop Developer Center dentro do Adobe Developer Connection existe vasta referência para Photoshop Scripting.

Após ler o “Adobe Photoshop CS4 Scripting Guide” e consultando “Adobe Photoshop CS4 JavaScript Reference” fiz os dois scripts abaixo:

Os dois lêm todas as fotos de uma pasta, os comentários em um arquivo descript.ion e para cada foto verificam se a orientação é paisagem ou retrato, acrescentam uma borda branca em volta da foto, sendo maior na parte de baixo e incluem descrição, local e data nesta parte de baixo. Os scripts também deixam escolher o que será cortado, para seguir a proporção da revelação.

O segundo script calcula a idade e/ou tempo de gestação a partir da data de nascimento e data de concepção, escrevendo esta informação na parte de baixo. Utilizei esse segundo script para revelar fotos de minha filha quando ainda bebê.

Foto com o script que também calcula a idade

Foto com o script que também calcula a idade

Baixe para o computador os dois ou apenas o que irá utilizar. Pode ser para a mesma pasta onde estão as fotos que serão reveladas.

Esse script usa a fonte VT Portable Remington, que simula a tipografia de uma máquina de escrever. É necessário baixá-la e instalá-la antes do próximo passo.

6 – Executar o script no Photoshop

Finalmente a parte fácil.

No Photoshop é só ir em “File” -> “Scripts” -> “Browse”, abrir um dos dois scripts acima, selecionar a pasta com as fotos para revelar, o arquivo de descript.ion com os comentários e para cada foto acertar a região de crop (precisa clicar no “V” ou dar dois cliques pra aceitar o crop).

As fotos finais estarão dentro de uma pasta chamada “Fotos com Legenda”, dentro da pasta com as fotos para serem convertidas.

Eu não sei absolutamente nada de Photoshop e fiz o script utilizando apenas os documentos de referência de programação do Photoshop, então podem existir bugs ou formas mais eficientes de se fazer o que os scripts fazem. Sinta-se a vontade para comentar!

Deixe um Comentário

6 Comentários.

  1. Olá, gostei muito do seu site. Gostaria de saber quem é esse que aparece do seu lado direito na foto onde estão todos de terno. O que está entre você e uma moça.
    É porque tive um professor de química que é a cara desse da foto e o nome dele é Herlys.

  2. Olá, gostei muito do seu post e vai me ajudar bastante, no entando, tenho um aquivo psd, com 300dpi de resolução e 10,16 x 15,24, onde coloco as minhas imagens para fazer 10×15, no entanto com seu exemplo, usando essas medidas, abri este meu arquivo e importei nele a imagem gerada no seu script, mas ela não preenche toda a imagem como deveria, pode me ajudar?

  3. Henrique, que susto!!! hahaha Tava procurando umas imagens de fazendinha para fazer o convite do aniversario da minha filha e me aparece na busca do google a foto da ananda!!! Ai entrei e vi que er o seu blog, que alias é muito interessante! Parabéns!!!
    beijos
    Jéssicka
    (irmã do Thalles)

    • Olá Jéssicka!
      Depois de um monte de amigos terem me pedido pra explicar como fazer funcionar esse script de colocar legendas em fotos, resolvi postar no blog. Assim explico uma única vez. 🙂
      Tem uma outra foto da Ananda que coloquei no meu blog há vários anos, mas essa é mais difícil de achar.
      Obrigado, tento fazer o blog interessante, informativo.
      Beijos!

  4. Oi H!
    Muito legal a dica, tb tenho esse problema, nem nas minhas fotos do Picasa eu costumo colocar comentários, rs
    Preciso ser mais disciplinada, e imprimir fotos tb para mostrar para as pessoas não conectadas, e tb ter impressa, mais difícil de perder.
    beijos,
    Carina.

    • Eu estou tão relaxado ultimamente que também não estou colocando os comentários, mas quando é algo importante eu acabo separando um tempinho pra organizar as fotos e colocar a descrição de cada uma.

      Invariavelmente irei esquecer detalhes importantes da foto, então é melhor comentar o quanto antes.

      No caso da viagem pra Europa eu fui colocando “estrelinha” nas que achei mais legais e só coloquei comentários nas com estrela…

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: