Medição de tempo de carga de páginas na Intranet

Quando se tem 5 servidores de produção rodando um mesmo site corportativo, tanto para Internet quanto para Intranet, é interessante medir o tempo de carregar cada página (page load time) desde sua requisição, para cada servidor, direto da estação do cliente na Intranet.

Na die.net tem um ótimo artigo onde ele compara tempos de carga de páginas Ajax com referência a vários objetos, em diferentes browsers e com diferentes configurações. Nele ele sugere um script que vai gravar no log do servidor (IIS ou Apache) o tempo de carga (no cliente) de cada página:

[code lang=”HTML”]








[/code]

O log seria mais ou menos assim:

10.1.2.3 – – [22/Aug/2007:12:42:45 -0300] “GET /timer.gif?u=http://exemplo.com.br/pagina.html&t=0.971 HTTP/1.1” 200 49 …

Ou seja, a página http://exemplo.com.br/pagina.html demorou 0.971 segundos para ser carregada.

No entanto, essa solução não leva em consideração o tempo gasto desde a requisição e processamento pelo servidor até que o browser do cliente receba a resposta para renderizar a página. Mesmo assim, utilizar essa solução em ambiente de produção é complicado por inúmeros motivos.

Achei então o IBM Page Detailer, que segundo o próprio site é uma “ferramenta gráfica que permite fornecedores de conteúdo web medirem rapidamente e confiavelmente a performance de páginas web no lado do cliente”.

Perfeito! Então é só baixar, instalar na máquina de um cliente, acessar os 5 servidores alternadamente e analisar o resultado! Infelizmente não tem como exportar/salvar o resultado da análise…

Update: também tem o Wireshark!
Update 2: o Internet Explorer Developer Toolbar mostra bastante coisa, mas não o tempo de carga…
Update 3: ainda da Microsoft, eles recomendam 3 ferramentas de debug de script. Com calma vou ver se alguma é tão boa quanto o Venkman.

Deixe um Comentário

1 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: