Linguagem de programação Erlang

Erlang é uma linguagem de programação declarativa, para programação paralela e distribuída. Seu “jeitão” é muito mais parecido com Prolog ou Lisp que com C ou Java… e não é orientada a objetos, é “orientado à concorrência”, como costuma-se dizer.

Tanto a AMD quanto a Intel estão criando processadores dual core e quad core para as massas. A Intel também tem o Hyper-Threading, que trata um núcleo como se fossem dois. Um processador Intel Xeon quad core com HT comporta-se como se fossem 8 processadores! Atualmente temos o Pentium Itanium, Pentium Xeon, Pentium 4 HT e AMD Opteron que podem ser utilizados de forma paralela (ambos os núcleos trabalhando ao mesmo tempo).

O bacana do Erlang é que ela tira o máximo proveito de paralelismo com processadores. Na teoria, um programa em Erlang é N vezes mais rápido que um programa em outras linguagens sem paralelismo, sendo N o número de processadores na máquina. Na teoria pois nem sempre o processador é o gargalo da performance, pode ser leitura/escrita em disco, acesso à memória, interface com outros dispositivos, sistema operacional, etc.

Quem está perdido, tem alguns links interessantes:

Artigos

ERLANG: Uma linguagem de programação distribuída

Links em inglês (via aidanf.net):

Sites

Tutoriais e Introdução

Artigos

Blogs

Livros

Apresentações e vídeos

Aplicações

Outros

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: