Como instalar o Windows XP em HD SATA sem disquete

Meu cunhado tem um computador Athlon XP 64 3200+ com HD SATA e 512MB de RAM. O melhor sistema operacional Microsoft nesta máquina é o Windows XP, pois o Windows 7 não roda com essa quantidade de memória.

Acontece que o Windows parou de funcionar e ele precisa formatar o HD pra instalar o Windows de novo, só que o CD de instalação do Windows, mesmo o do Windows XP Professional com Service Pack 3 (SP3), não detecta o HD dele, que é SATA. A seguinte mensagem de erro é apresentada:

O programa de instalação não encontrou uma unidade de disco rígido instalada no computador.

Certifique-se de que as unidades de disco rígido estão ligadas e conectadas corretamente ao computador e de que todas as configurações de hardware relacionadas ao disco estão corretas. Isto pode envolver a execução do programa de diagnóstico fornecido pelo fabricante ou do programa de configuração.

A instalação não pode prosseguir. Pressione F3 para sair.

A placa mãe é uma Asus A8V. Entrei no site da Asus e baixei o driver SATA (VIA VT6420 (VT8237) SATA RAID Driver Package Version 2.20D WHQL) que vem com um aplicativo chamado MakeDisk.exe que gera um disquete com os drivers SATA para usar na instalação do Windows XP, só que o computador de meu cunhado não tem drive de disquete…

Uma solução simples é criar um disco de instalação do Windows XP já com o driver SATA embutido, vou descrever abaixo como fazer isso.

  1. Baixe e instale o programa gratuito nLite
  2. Baixe os drivers SATA da sua placa mãe
  3. Abra o nLite
  4. Ele irá perguntar onde estão os arquivos de instalação do Windows. Coloque o CD original do Windows XP no drive de CD e escolha este local.
  5. Depois ele irá perguntar para onde vai copiar os arquivos de instalação. Crie uma nova pasta no HD e selecione-a. O nLite começará a copiar os arquivos para lá. Ocupa aproximadamente 600MB.
  6. Quando acabar ele vai mostrar algumas informações sobre o Windows copiado. Clique “Próximo” duas vezes até chegar em uma tela de “Seleção de Tarefas” (Integrar, Remover, Instalação e Criar).
  7. Na tarefa de Integração clique em “Integração de Drivers” e depois em “Próximo”. Na tela que vai aparecer clique em “Inserir” e “Somente um drive” ou “Pasta com vários drivers”. Selecione a pasta com os drivers. No meu caso estava em “VIARAID\DriverDisk\SATA\Winxp”.
  8. Se a pasta tiver mais de um driver, selecione o driver correspondente na tela seguinte.
  9. Clique “Próximo”, aceite a permissão para começar o processo de integração. Quando terminar clique “Próximo” e depois “Fechar”.
  10. Com a integração realizada, agora é só gravar a instalação em um CD. O próprio nLite faz isso. Abra de novo o nLite. Clique “Próximo”, a pasta onde os arquivos foram copiados estará selecionada, clique “Próximo” mais duas vezes até chegar na tela de “Modificações”. Marque a opção “Última sessão” e vá novamente em “Próximo”.
  11. Ele irá para a tela de “Seleção de Tarefas”, selecione “Criar imagem de iso auto executável” e clique em “Próximo”.
  12. Agora você pode escolher “Criar Imagem” para gerar um arquivo ISO e gravar com seu programa favorito de gravação de CDs (Nero, EasyCDBurner, CDBurnerXP, etc.) ou selecionar “Gravação direta” e gravar diretamente no CD. Eu escolhi a opção de “Criar Imagem”. Então é só clicar no botão “Criar iso” e escolher a pasta de gravação.
Deixe um Comentário

1 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: