Sebrae – Feriado navegando na Internet de frente p…

SebraeFeriado navegando na Internet de frente para a praia

Nada de badalação ou uma badalação diferente. No feriado do dia 12 de outubro, jovens mineiros e paulistas desembarcarão no Rio de Janeiro não para curtir a praia ou os agitos da Cidade Maravilhosa. Esta rapaziada estará de 13 a 15 (sábado a segunda-feira), no Rio Atlântica Hotel, ligada na frente da tela de um computador na disputa da final regional do “Desafio Sebrae – Jogo de Empresas” – uma gincana on line entre universitários de todo o país em que os participantes têm que administrar uma empresa de médio porte, por meio de um CD Rom e da Internet.

É tudo simulação, mas a adrenalina é real. O objetivo é oferecer aos estudantes a oportunidade de uma experiência como gestor de uma fábrica de velas decorativas.

Baseado nos modelos de business game, as tarefas incluem desde a compra de mercadorias e controle de estoque até a escolha dos melhores investimentos em marketing e pesquisa. Cada tomada de decisão vale pontos e quanto mais acertada for essa tomada de decisão, mais chances a equipe tem de ganhar a competição. Trinta equipes estão nas finais regionais do Desafio Sebrae, que acontecem em Cuiabá, Florianópolis, Manaus, Natal e Rio de Janeiro.

A estrutura montada pela organização é a de um verdadeira final, como se fosse uma disputa empresarial. As equipes ficarão hospedadas no hotel e cada uma terá sala exclusiva, sendo recomendado pela organização que não troquem informações umas com as outras, para evitar “espionagem”. De São Paulo participarão a TNT – UFSCAR de São Carlos; MB Consulting – São Paulo – SP; a Drumm de São Carlos; a Camorra de São Carlos; e a Czares de Campinas. De Minas Gerais estará a Equipe UAI – de Belo Horizonte.

A segunda edição do Desafio começou em junho com a participação de 3198 alunos de todas as universidades credenciadas pelo MEC no país. Na segunda etapa, realizada em agosto, 673 universitários foram classificados. Das trinta equipes que participam das finais regionais seis equipes serão classificadas para se enfrentarem na final nacional, que acontece de 9 a 12 de novembro, em Brasília.

Premiações – cada componente das seis melhores equipes do país vai receber um notebook e certificado de participação. A escolha da equipe vencedora será feita por computador, que compila os dados e aponta qual a de melhor desempenho. Como na edição anterior, os vencedores ganharão uma viagem para conhecer o Vale do Silício, na Califórnia.

“Todos sabemos que o ensino brasileiro forma somente empregados. Este jogo é uma forma de desenvolver o empreendedorismo nos estudantes”, afirma o coordenador do Desafio Sebrae, Durval Rodrigues.

Segunda edição tem mais participantes – A primeira edição do Desafio Sebrae, realizada no ano passado, contou com a participação de 200 equipes e mil estudantes. Devido ao sucesso do jogo, a segunda edição teve o número de vagas ampliado.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: