Sebasti?o de Oliveira Cintra morre aos 84

Essa matéria saiu na Gazeta de São João del-Rei desse sábado:

Sebastião de Oliveira Cintra morre aos 84

São João del Rei perdeu, na última terça-feira, 19, um filho que dedicou a vida a registrar a história da cidade. O historiador e genealogista (pessoa que estuda a origem das famílias) Sebastião de Oliveira Cintra morreu aos 84 anos, em sua residência. Segundo familiares, ele já estava com a saúde debilitada há várias semanas. Ele deixa a viúva Lea, seis filhos, sete netos e uma bisneta.

O corpo do historiador foi sepultado no cemitério de São Francisco, na quarta-feira, 20. O velório e o enterro foram acompanhados por dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e autoridades da cidade. A banda de música Teodoro de Faria tocou durante o sepultamento.

Ex-aluno do Ginásio Santo Antônio, Sebastião Cintra se interessou desde cedo pela história. Publicou vários livros, entre eles, Efemérides de São João d’El Rei e Galeria de Personalidades Notáveis de São João del-Rei.

No JP Notícias saiu o seguinte:

Faleceu o jornalista e historiador Sebastião de Oliveira Cintra

Faleceu na tarde de terça-feira, 19/08, aos 84 anos, o jornalista, pesquisador e historiador Sebastião de Oliveira Cintra. Missa de corpo presente e sepultamento na quarta-feira, no Cemitério de São Francisco.

Cintra foi um dos fundadores do Instituto Histórico e Geográfico de São João del Rei, membro da Academia de Letras e, considerado pelos jornalistas locais, o presidente de honra da Associação de Imprensa de São João del Rei. Além de suas famosas publicações, Cintra deixa um acervo incalculável de documentos históricos cuidadosamente catalogados. Este acervo fica em um dos cômodos de sua residência.

No funeral, presenças de familiares e amigos, confrades do I.H.G. e outras autoridades. Fizeram uso da palavra o advogado Wainer Ávila e o major Murilo Cabral, abraçado a uma bandeira do Minas Futebol Clube, uma das paixões do jornalista Cintra, declamou palavras de amizade e agradecimento ao ilustre são-joanense.

Deixe um Comentário

1 Comentários.

  1. Onde encontrar o livro Galeria de personalidades…Sou grande admiradora dos trabalhos do Prof. Sebastião Cintra. Obrigada

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: