Phishing Scan

Acabei de receber o e-mail abaixo. É o que chamamos de "Phishing Scan", um e-mail falso pedindo para fazer algum tipo de recadastramento de conta bancária, cartão de crédito ou outros dados pessoais.

Brasília, 20 de Setembro de 2005

Informamos que seu titulo eleitoral teve um Cancelamento provisório.

O motivo do cancelamento foi uma irregularidade em seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) a qual motivou o cancelamento do mesmo, e também de seu título eleitoral.

Para saber mais detalhes sobre esta irregularidade, e quais providências tomar, leia o regulamento clicando no link abaixo. 

Após clicar no link, será exibida uma janela, onde a opção "Abrir" deve ser clicada.

CLIQUE AQUI PARA ABRIR O REGULAMENTO 

Caso o link acima esteja quebrado Clique Aqui.

Todos os direitos reservados ao Tribunal Superior Eleitoral


Eu tirei o link por questões óbvias, mas ele apontava para um arquivo "regulamento.scr" que muito provavelmente é um keyloger, um programa que "espia" tudo que é digitado no teclado, incluindo senhas e envia para alguém.

Nunca, mas nunca mesmo, clique em links com extensão SCR, EXE, VBS ou COM. Certamente será algum keyloger. Eu já recebi e-mail falando que eram fotos de uma colega de colégio, que era um cartão de uma pessoa que me amava… sempre tentam algo novo!

Olha a mensagem acima, nem tem meu nome! O TSE nunca faria isso e aliás, eles mandam carta e não e-mail! Eu também nunca cadastrei meu e-mail no TSE… só isso já é indício de que o e-mail é falso.

Ter um antivirus atualizado ajuda, mas mesmo assim não se deve clicar nesses links. Ter um antivirus desatualizado é pior que não ter, pois dá uma falsa sensasão de segurança e você acaba abusando, acreditando que está protegido por ele.

E outra, use o browser Firefox no lugar do Internet Explorer para navegar na Internet, ele mostra o caminho correto na barra de status quando se passa o mouse por um link. O Firefox tem inclusive versão em português, isso não é disculpa. E aproveitando, use também o Thunderbird no lugar do Outlook, pelos mesmo motivos.

Lembre-se, mesmo com antivirus e precaução, mais de 57 milhões de pessoas [patos] já caíram no e-conto do vigário.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: