Nova câmera

Depois que meu cunhado deixou minha câmera digital cair no chão, ela nunca foi mais a mesma, mesmo depois que ele mandou consertar. Agora a câmera só consegue foco até uns 2 metros de distância… fotos de paisagens, prédios e até pessoas mais afastadas ficam totalmente desfocadas.

Novela à parte, comprei uma câmera nova. Troquei a antiga Canon PowerShot S400 (lançada em abril de 2003 e que comprei em outubro de 2003) por uma Casio Exilim EX-Z750 (lançada em junho de 2005 e que comprei em abril de 2006).

O site dpreview já fez tanto review da Canon S400 (assim como sua irmã S410 e a SD450, que usa cartão SD no lugar do Compact Flash) quanto review da Casio Z750.

Nos reviews, a S400 foi "altamente recomendada". Também… na época em que foi lançada (03/2003) foi uma revolução! Primeira câmera pequena com muitos recursos e qualidade. Hoje existem muitas câmeras pequenas, com muitos recursos, megapixels e qualidades, tanto que a SD450 (02/2006) foi apenas "recomendada". A Casio Z750, no entanto, foi também apenas "recomendada". Resolvi arriscar, me impressionou a velocidade em tirar fotos e o tamanho. Isso sem contar o preço: R$ 870,00 contra R$ 1.200,00 da SD450…

Como não vem manual impresso, tive de imprimir o PDF que vem no CD e lí no metrô. Ainda não me acostumei com tudo, mas já tenho algumas considerações a fazer:

  • Os filmes da Z750 são muito melhores que os da S400. Maior, melhor resolução, sem limite de tempo… só faltava o zoom ótico durante a filmagem
  • A Z750 usa o codec M4S2 (Microsoft ISO MPEG-4 version 1.1), que é uma pena. É um codec proprietário e que não compacta tanto assim. A S400 usa o M-JPEG, que é pior mas pelo menos é aberto.
  • Z750 não tem sensor de orientação (aka.: as fotos em modo "retrato" ficam na tela como se fosse tirada em modo "paisagem").
  • É facílimo rotacionar todas as imagens de uma vez pela câmera.
  • Durante a visualização das imagens, a passagem de uma foto para a outra é muito mais rápida que na S400, é quase instantâneo
  • Durante a visualização das imagens, quando são exibidas 9 imagens na tela, só é possível ir para a tela anterior ou posterior se clicar para a esquerda ou direita, se clicar para cima ou para baixo não funciona
  • Na visualização, o zoom é de até 8x, enquanto que na S400 é de até 10x, sendo que o zoom in e zoom out da S400 é mais rápido
  • O "focus lock" (travar o foco) da Z750 é simplesmente "pressionar pela metade o botão de disparo"… não tem um botão para fazer isso. O problema é que isso não é tão prático e além de travar o foco, também trava o metering (da iluminação). Travar foco/metering/flash através de um botão individual, era algo que eu usava muito na S400 para controlar a falta de controles manuais para shutter (obturador) e apperture (abertura)
  • Com a S400 vem um carregador de bateria (coloca a bateria no carregador e coloca o conjunto na tomada – carrega em uma hora e meia), do tamanho da câmera. Com a Z750 só vem um "cradle" (base) onde deixa a câmera para carregar. O cradle é grande, desajeitado, com um monte de fios, demora 3 horas para carregar e a câmera tem de ficar lá, parada.
  • Também só é possível baixar as fotos ou assistir as fotos/vídeos na TV através do cradle, enquanto que na S400 tudo é feito pela própria câmera.
  • A bateria da Z750 dura muuuuuuuuuuuito tempo. É um absurdo a duração da bateria. Enxi um cartão com 1Gb de fotos e vídeos, quase todas com flash, revi as fotos, assisti os vídeos, baixei as fotos, tirei mais fotos e nada do indicador de bateria cair um ponto sequer!
  • Aliás, a S400 não tem indicador de bateria… quando a bateria vai acabar (aka.: dá pra tirar mais umas 5 fotos) começa a piscar um alerta na tela.
  • Na Z750 tem como alterar o white balance (ajuste de branco) depois que a foto já foi tirada
  • Não tem como saber quantas fotos/filmes estão no cartão da Z750… a não ser contando. Na S400 tinha como ver isso no modo de visualização.
  • A Z750 demora muito para carregar o flash pela primeira vez. Quando liga a câmera demora uns 5 segundos pra poder bater a primeira foto, se o flash estiver ligado. Se pressionar o botão antes disso, até dá a impressão de que uma foto foi tirada, mas não foi.
  • Falta na Z750 um botão de fácil acesso para regular metering mode e contador (aqueles segundos antes de bater a foto). Tem de navegar pelo menu para ativar esses controles.
  • A Z750 tem um modo de vídeo que deixa em buffer os últimos 5 segundos "filmados" e quando clica no botão para efetivamente iniciar a gravação, acrescenta os 5 segundos anteriores ao pressionamento do botão. É excelente para ficar de tocaia, esperando alguma ação, pois pode-se ter certeza que não vai perder a ação e nem enxer o cartão com o vídeo de "espera".
  • A Z750 tem diversos modos pré-defnidos de cenas (os Best Shoots), mas o white balance não fica muito bom nos noturnos, tende ao amarelo.
  • O redutor de olhos vermelhos da Z750 é melhor que o da S400.
Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: