Identificação Biométrica Única

Nos últimos dias eu falei sobre minha idéia de um controle de acesso biométrico a políticos, para que os cidadãos pudessem acompanhar como nossos representantes estavam trabalhando. Isso é apenas um pequeno pedaço de uma idéia que tenho sobre identificação… o restante preciso de tempo para colocar no "papel" e poder escrever aqui.

Hoje li uma notícia que me alegra um bocado:

The Dutch government will begin tracking every citizen from cradle to grave in a single database, opening a personal electronic dossier for every child at birth with health and family data, and eventually adding school and police records.

traduzindo:

O governo alemão vai começar a rastrear todo cidadão do berço ao túmulo em um único banco de dados, abrindo um dossiê eletrônico pessoal para cada criança que nasce com dados de saúde e familiares e eventualmente, adicionando registros escolares e policiais.

Una um banco de dados central com informações de todos os cidadãos juntamente com uma maneira de identificação biométrica e teremos o fim do RG e CPF. Diminuirão consideravelmente os crimes de falsidade ideológica e estelionato.

Existirá, sempre, a preocupação com a segurança dessas informações, seria então necessário implementar uma forma de criptografia que fosse extremamente confiável. Os atuais padrões de criptografia não são suficientemente fortes para impedir que um governo construa um computador com recursos de bilhões de dólares para poder quebrá-los. Existe ainda o perigo de um computador quântico, que ainda existe apenas na teoria, mas que se for construído tornará a atual criptografia tão fácil de quebrar quanto cortar manteiga com faca quente. Um padrão criptográfico público que utilize como chave privada/pública informações biométricas com mínima margem de erro juntamente com senhas tradicionais faz-se necessário para a segurança desse banco de dados.

Quanto mais tipos distintos de informações forem armazenadas nesse banco de dados, mais a forma de governo será alterada. Prioridades de acesso a grupos de dados teriam de ser definidos: Receita Federal acessa dados financeiros incondicionalmente; empresas acessam endereço e telefone, mediante autorização do cidadão, etc.

O próximo passo fica com relação ao dinheiro, mas isso é assunto para o próximo post…

Deixe um Comentário

1 Comentários.

  1. O problema é que por melhor que seja a criptografia, nenhum sistema é imune a falhas. E governos totalitários se aproveitariam dessa base de dados…

    Danilo.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: