Em novembro de 2000 Charles Recknagel escreveu uma…

Em novembro de 2000 Charles Recknagel escreveu uma notícia entitulada Iraq: Baghdad Moves To Euro, no site de notícias Radio Free Europe.

Quem não confia nesses jornais pequenos, dia 30 de outubro de 2000 a CNN publicou uma notícia, da Reuters, entitulada U.N. to let Iraq sell oil for euros, not dollars.

Esses dias o assunto voltou à tona com um artigo de W. Clark no jornal Indy Times (não consegui achar nada sobre ele). O site Clip Pirata tem uma versão em português do artigo.

Essas duas fontes dizem que em Novembro de 2000 o Iraque deixou de negociar os barris de petróleo em dolar e passou a negociar em euro.

Faisal Islam, correspondente econômico do jornal inglês The Observer publicou na sexta feira passada uma notícia sobre isso. Quando o Iraque fez a troca, o euro estava a $0,82 e na sexta feira passada estava a $1,08, valorização de 30%. Estima-se que o Iraque ganhou uma boa grana com a valorização do euro.

Se outros países da OPEP também migrarem para o euro, o dolar pode ter uma desvalorização tão forte que os EUA passariam por uma crise como a da Argentina e possivelmente levariam outros países desenvolvidos juntos. França e Alemanha, países defensores com unhas e dentes do euro são contra a guerra e Inglaterra, que não adotou o euro, é a favor. Coincidência?

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: