DNS Stuff

Esses dias eu estive pensando em uma maneira de cada computador conectado na Internet ter um IP fixo, mesmo que seja um IP virtual. Quem se conecta na Net usando conexão discada ou até mesmo conexões ADSL recentes obtêm um novo IP a cada conexão.

Eu tive a idéia de um serviço de redirecionamento de pedidos de DNS de uma determinada hierarquia para IPs dinâmicos. Cada vez que uma pessoa conectasse na Net, validaria seu IP obtido naquela conexão com esse serviço, que passaria a redirecionar todos os pedidos para um determinado endereço daquela hierarquia para esse IP. Quando o usuário desconectasse, o redirecionamento deixaria de ser feito. Quando ele conectasse novamente, com um novo IP e o validasse neste serviço, aquele mesmo determinado endereço daquela hierarquia voltaria a ser redirecionado, mas agora para esse novo endereço IP do usuário.

Com esse mecanismo, um usuário poderia dizer que o endereço: www.holococos.servico_redirecionador.com sempre será o seu endeço, quando ele estiver online. Como o serviço redirecionaria os pedidos, o usuário poderia deixar em sua máquina serviços de HTTP, FTP, ping, SMTP, finger e o que mais achar interessante.

Ainda não sei qual é a viabilidade prática dessa idéia, mas se a idéia for boa, viável e pegar vai começar uma revolução no mundo P2P.

O primeiro artigo que li sobre DNS e afins para saber se isso é viável é o How ip4r (DNSBL-style) DNS Lookups Work, falando como servidores de BlackList de SPAM fazem consulta a um IP e retornam se aquele IP é de spammer ou não.

Deixe um Comentário

2 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: