Meio século de modificações

1999, 3º ano do 2º grau, 17 anos

“Brasil 500 anos”  é o que mais se ouve no momento. Quinhentos anos de que? Descoberta, apenas? Será que não podemos dizer: quinhentos anos de exploração? Em meio século, o Brasil e não só o Brasil, mudou muito, é necessário fazer uma análise do que aconteceu nestes quinhentos anos para entender o real significado de “Brasil 500 anos”.

Tudo relativo à história pode algum dia mudar, se um novo documento for descoberto e contradizer com a versão oficial, é necessário reavaliar os fatos e, na maioria das vezes, modificar o que se considerava certo. É o caso da data de descobrimento do Brasil ou como era a aparência de Tiradentes.

Trinta anos depois de descoberto, o Brasil começou a ser explorado, os portugueses retiravam o pau-brasil e o vendiam, principalmente à manufaturas inglesas. Estimativas apontam que mais de 70 milhões de árvores foram derrubadas. Foi um verdadeiro atentado ao equilíbrio natural do ecossistema brasileiro. Não só o pau-brasil foi dizimado, mas também os índios. Existem hoje seis vezes menos índios do que existiram no ano da descoberta.

Em 1881, mais de trezentos anos após o início da exploração, o Brasil era considerado um país pobre, nas mãos de estrangeiros. Poucos anos mais tarde alguns diziam que o Brasil era um país pacífico, sem violência nem corrupção, ainda assim pobre, resultado da exploração.

Socialmente falando, não somos um povo original, mas sim uma grade miscigenação de várias culturas diferentes: negros, portugueses, indígenas, europeus, que se encontram unidos, convivendo em perfeita harmonia, o que nos torna um povo calmo, educado, trabalhador.

Atualmente os negros não são escravos, os índios não são dizimados, continuamos a ser o mesmo povo calmo e trabalhador de outrora, mas adaptado à vida moderna. Continuamos a ser um país pobre, mas não tanto como duzentos anos atrás, produzindo e exportando vários produtos. Nossa legislação é, atualmente, mais democrática do que na época do descobrimento. É verdade que os índices de crimes, violência e corrupção aumentaram, mas no mundo todo.

Nestes quinhentos anos, o Brasil se modificou e para melhor, ele evoluiu!

Comentário da professora:

Atenção para a sua letra!

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: