Realidade de Cuba

Em 1960 a mortalidade infantil em Cuba era de 37,3 por 1.000 nascidos vivos. Hoje é de apenas 5,3 por 1.000 nascidos vivos, a melhor marca histórica da América Latina e segunda melhor das Américas, atrás apenas do Canadá. Fonte: Folha de São Paulo

Em 1958 23,6% da população cubana era analfabeta (entre a população rural, os analfabetos eram 41,7%), mas após uma campanha nacional iniciada em 1961, Cuba foi o primeiro país do mundo a erradicar o analfabetismo.

Os 85% da população que têm moradia não pagam imposto por isso e o restante que moram em moradia alugada pagam aluguel irrisório e após um tempo têm a posse do imóvel.

Eu acho uma tremenda sacanagem o que os EUA fazem com Cuba. Um embargo econômico global a um pequeno país pelo simples fato de sua forma de governo ser diferente. Fidel Cadastro tirou o ditador Fulgêncio Batista do poder, fazendo assim a independência da República de Cuba. Hoje os EUA tiram o ditador Saddam Husseim do poder, “libertando” seu povo… mas um é injustificável e outro é um dever. Esses ” dois pesos, duas moedas” adotado pelos EUA que me irritam assim.

São 11 milhões de cubanos que sofrem com uma vida economicamente miserável, mas socioculturalmente rica…

Deixe um Comentário

7 Comentários.

  1. POR GUE SILOS GOBERNATES GUEAN PASADO, POR LA CASA BLACA DURANTE ESTOS 50 ANOS ,NO AN PENSO MEJOR SOBRE LA POLITICA CON CUBA .SEAN DEDICADO TODOS ESTO ESTOS ANOS HACERLES ELJUEGO AL REJIMEN CASTRISTA ,POR GUE NOAN LE VANTADO EL BLOGUE ,ASI EL REJIMEN CASTRISTA NO TENDRA DE GUE HABLAR ,O ES GUELOS GOBERNATES AMERICANOS SACAN PROBECHO DETODO ESTO,BUSCANDO PARA SUS CADIDATURAS APOLLO DE LOS POSADAS CARRILES,LOS MAS CANOSAS LOS HERMANOS BASULTOS ,LOS DIAS BALAR Y OTROS COMEMMIERDAS MAS GUE SEAN PASADO DURANTE 50 ANOS BIVIENDO ACOSTA DE ESTA POLITICA Y NINGUNO A ECHO NADA POR EL PUEBLO CUBANO.SI LOS AMERICANOS SON TAN TRASPARENTE COMO SEDISE, POR GUE LENIEGAN A TANTOS CUBANOS LA BISA DE SALIDA PARA SU PAIS Y PERMITEN GUE TANTOS MUERAN EN EL MAR ,A,PERO SI UN CUBANO MATA ALGUN DIRIJENTE DEESE PAIS COMETE ACTOS TERRORISTA CONTRA LA POBLACION LO TRATAN COM0 HEROE . CUANDO HABLEN DE CUBA TRATEN DE CONOSERLA MEJOR.

  2. Amigo estudei medicina em cuba e posso dizer com propriedade sobre o regime tiranos dos Castros. O bloqueio dos Estados Unidos é apenas uma desculpa para o regime cubano! Quer uma idéia: A prostituição, as drogas e a corrupção é enorme em cuba. Na universidade de medicina onde estudei tudo era obsoleto! Cuba vive até hj de esmola e propaganda! Depois da falida União soviética, quem está sustentando cuba é a venezuela. Só a esquerda ortodoxa e reacionária é que não enxerga isso! Quando os Castros morrerem e deixarem a liderança de cuba, a mesma história da alemanha oriental e da URSS será repetida, ou seja, propaganda enganosa para o mundo e opressão para o povo cubano.

    • Qual o motivo de todo um povo viver em situação de miséria por conta do alinhamento político da liderança do país?

      Eu não sou a favor de ditaduras ou totalitarismo, pelo contrário. Meu comentário não foi sobre o regime, mas sobre o embargo econômico.

      É uma grande pena países de cunho capitalista serem tão contra e tão críticos com países socilistas.

      Eu acho que é por medo. O medo do socialismo dar certo e se tornar melhor que o capitalismo foi tão grande que fizeram de tudo para sabotá-lo.

      Será que se EUA tivesse se unido com a URSS, lutando para o bem comum, um capitalista e outro socialista, hoje a história mundial não seria outra?

      Tem a desculpa dos ditadores no governo, claro… E a China? Cadê o embargo econômico à China, são um regime socialista/capitalista! Talvez a China seja o medo que países capitalistas tinham do socialismo há 50 anos…

      Uma pena para os cubanos.

  3. caramba não achei nada que eu presizava que merda de site e esse .to muito aguniado

  4. Propaganda?? Os EUA são retratados como o demônio por lá!! Toda a informação é controlada e se vc pensar diferente do regime, já era! Prisão e paredón!

    Quem audita os números de Cuba??

    Lá é uma ditadura!! Tda informação que venha de lá não é confiável! Se aqui no Brasil no regime militar, que ainda assim era mais aberto que o cubano, os números foram muito maquiados, imagine lá!!!

  5. Comparar a Alemanha com Cuba é bem forçado, são dois países com culturas totalmente diferentes e que passaram por histórias também totalmente diferentes. Não é porquê tanto Alemanha Oriental quanto Cuba eram suportados pela ex-URSS que os dois países são comparáveis.

    Quanto à transparência das ditaduras, concordo plenamente, é praticamente nula e perseguições/prisões/assassinatos políticos são comuns, mas isso não invalida um índice que mundialmente é calculado da mesma forma.

    Quanto a Cubanos se jogando ao mar para chegar aos EUA, é possível fazer uma comparação muito semelhante com moradores do campo indo para a grande metrópole de nosso país. Não é pelo fato da vida do campo ser ruim, mas por causa do “marketing” da metrópole ser muito melhor!

  6. Será?? Conheço um médico que foi pra Cuba procurar tratamento para o filha que sofre de vitiligo… Diziam que lá era o lugar!! Ele não achou nada de especial…
    Depois que a URSS caiu viu-se que seus habitantes não tinham aquela educação que diziam… A parte comunista da Alemanha, mesmo depois de 20 anos e pesados investimentos, é a parte mais pobre do país…
    Centenas de cubanos se atiram ao mar para chegar aos EUA todos os anos…

    Então eu duvido um pouco destes números… Transparência não é um dos fortes das ditaduras!!

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: