População, Guerra, Suicidas e Terrorismo

Segundo o CIA World Factbook, o Brasil tem a 5ª maior população do mundo (188.078.227), atrás apenas da China (1.313.973.713), Índia (1.095.351.995 ), Estados Unidos da América (298.444.215) e Indonésia (245.452.739) – estimativas de Julho.

Para quem teve aulas efetivas de geografia do colégio, isso não é novidade. Eu estava procurando estimativa populacional do Iraque antes e depois da guerra para ver se houve redução significativa da população. Infelizmente não achei dados da população em anos anteriores, apenas a estimativa de Julho de 2006.

Eu queria verificar a hipótese de que quanto mais arriscado for viver em uma região, mais comumente pessoas se suicidariam em ataques terroristas. Isso para a religião muçulmana, onde o suícidio “religioso” não é condenado, sendo até recomendado pelos radicais.

Seria semelhante à sensação que tenho de que pequenos marginais vivendo em favelas violentas têm menos apego à vida e praticam ações mais arriscadas, como assalto a mão armada e crimes violentos, que aqueles que vivem em favelas não violentas.

Não sou economista, sociologista, antropologista ou cientista político, então definitivamente esse nunca será o tema de uma possível tese de mestrado ou doutorado, apesar de achar que existe um pingo de verdade nessas duas hipóteses.

Livros sobre o Iraque no Submarino.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: