O que é mais perigoso, viajar de avião ou carro?

Spyker F1 vs F16Hoje chegando no trabalho ouvi diversos comentários do tipo “nunca mais viajo de avião“, “ainda bem que não preciso ficar viajando de avião” e semelhantes.

No entanto eu tenho a tese de que é mais perigoso viajar de carro que de avião, pois imagino que o número de acidentes fatais com carros é proporcionalmente muito superior ao com aviões.

A mídia noticia como “uma terrível tragédia” acidentes aéreos pois morrem muitas pessoas, têm explosões, pânico em aeroportos e quase não acontecem, enquanto que acidentes rodoviários já se tornaram rotina.

A minha tese só seria refutada se o número de acidentes fatais com carros fosse proporcionalmente inferior ao número de acidentes fatais com aeronaves.

Como achismos não levam a lugar algum, vou basear esta minha tese em estatísticas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) e estatísticas do RENAEST (Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito).

Como não existe estatística de quantas horas cada veículo é utilizado e nem com quantos passageiros, minha conclusão será em cima da frota, ou seja, em determinado período de tempo será mais provável ocorrer um acidente fatal com um determinado carro que com um determinado avião. Essa probabilidade não será em cima de uma viagem, mas de um período.

Deixe um Comentário

15 Comentários.

  1. quantos carros circulam por ano e quantos avioes circulam por ano? é obvio que o numero de acidentes de avião é menor que os de carro. Acho que o argumento de quantos acidentes ocorrem nao é valido por que nao é proporcional.

  2. Haaaaaaaaa ,achei uma solução vamos então colocar uma aeronave dentro da outra quando der pane é só descartar a com problema, Tenho outra opção porque não constroi uma aeronave plataforma aerea então pousa em cima e depois aterriza tudo, da certo

  3. Luiz augusto
    È o seguinte a verdade é uma só, existe ferro velho de aviões para vender peças?não porque?porque não sobra nada ,principalmente,principalmente coisas frageis assim como pessoas
    Então,se de um carro ainda consegue vender alguma peça prova que pelo menos tem alguma resistencia aumentando as chances de sobreviventes,
    E com airbag aumenta mais as chances na queda de um avião reze para encontrar com DEUS se não o tar te espera
    Quem sabe um dia todos os assentos serão ejetavel com motores eletricos e gps para serem teleguiados a melhor lugar para pouso ai sim podera ficar mais seguro que um carro

  4. eu acho que e mais fassio viajar de aviao do que um asidente de carro mais eu vou descobrir quando eu viajar mas eu acho que viajar de aviao e bem mais facil

  5. Acho que é mais fácil se acidentar com carro sim e eu que já passei por seis acidentes posso dizer. E em quase todos eu não estava errado (apenas no primeiro em que entrei numa preferencial ainda inexperiente, sorte que foi um pequeno amassado só). De carro você pode fazer tudo correto mas está sujeito a outro motorista bêbado te bater na traseira, a um louco passar com o sinal vermelho, a ser assaltado na estrada, ao intenso trânsito em que os carros se aglomeram um perto do outro e qualquer descuido já sabe. O avião não tem nada disso. Colisões de dois aviões como aquele Legacy e o jato da Gol são muito mais raras. Sei que vão me dizer que é por ter mais carros do que aviões: um pouco pode ser mas é aí que o avião ainda é mais seguro neste aspecto. Se eu viajar de carro com certeza tenho muito mais chance de colidir com outro por serem em maior número e com avião não. Se der pane o avião cai? Meu pai viu uma reportagem em que um jato grande pode planar até uns 80 km se acabar o combustível e as turbinas pararem. E mesmo que uma delas pare tem mais de uma. O avião tem mecanismos de segurança para corrigir falhas, a aviação progrediu bastante neste aspecto se comparada com antigamente. Pensem: quantos aviões vocês viram na vida que cairam em cima de casas? Se fosse tão fácil de cair a gente saberia pois a mídia com certeza mostraria. Quanto ao outro usuário que disse que carro você pode parar e desviar eu vejo que nem sempre é assim: tem uma pista não duplicada na linha do ônibus que vai de Curitiba a Sorocaba. Cheia de curvas, subidas, descidas. De um dos lados tem morros e barrancos altos e do outro grandes descidas em alguns trechos como se fosse um pequeno abismo. Se você está indo e em alguma daquelas curvas de repente vem um caminhão para cima de você com o motorista dormindo no volante, para onde você tira o carro? Se freiar ele te pega de frente. É verdade que em geral é mais fácil sobreviver em um acidente de carro por estar no chão, porém teve recentemente um caso em que uma garotinha sobreviveu a um acidente aéreo na Ásia. E se for para viver paraplégico para o resto da vida prefiro morrer bem rápido e sem sofrimento. Na verdade a vida é um risco e segurança absoluta acho que nem existe.

  6. Idiota é vc Marcos que acha que viajar de ônibus é perigoso, só deve ser um mané mesmo.

  7. Na minha opinião o avião se torna mais perigoso em comparação ao carro, porque o avião quando da problema ele cai e você não tem para onde ir…o carro você respeita as leis de trânsito, pode freiar, desviar andar devagar.. oque me assegura um pouco, porém não é da gente que devemos nos preocupar e sim dos outros.
    Eu não viajo de avião, como eu sempre digo “só viajo de avião se me derem um para-quedas porque se der problema e pulo”

    É isso ai

    abraço

  8. Muito Intereçante, Acho que avião concerteza é mais seguro, Aviões cain no Maximo 10 por ano, Qualquer tipo de Avião, mas carro Bilhoes em todo o brasil Por ano!!! Fora o que não é noticiado!!!

    Mas é muito intereçante!!!

    Entra no meu blog tem tudo a ver isso!!!

    http://www.arthurcomentarios.blogspot.com

    Valeu….

  9. geovanna de castro bizarria

    acidentes de aviao sao perigsos de carro e diferente pois me confio mais em carros saos seguros podem ate sobreviver aviaos nao

  10. Apenas um idiota pode achar o transporte aéreo perigoso.
    No transporte aéreo voce depende de apenas uma coisa
    para ter uma viagem segura: uma aeronave em perfeita condições.
    Já no transporte rodoviario uma viagem pode virar uma tragédia por
    problemas no veiculo, buracos na pista, barbeiragem de alguem
    que vem na contra-mão, chuva forte, oleo na pista, etc …
    Compreendem ???

  11. Seria melhor comparar avião com ônibus… comparar com carro é sacanagem!

  12. Na china morrem muito mais gente por dia que no Brasil. Mais pessoas= mais mortes. Mais carros= mais acidentes. Imagine se houvesse aviões na mesma proporção que os carros…. Eu não confio em avião!!!

  13. Um o quê senhoro Rodrigo?

  14. nao tem um ai nao? ve se mamda um com muitos acidentes

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: