O papel do Google no combate à Gripe Suína

Hoje o governo brasileiro divulgou uma nota informando que o país está preparado pra enfrentar uma possível epidemia de influenza (gripe) suína. Possui 12,5mil doses de remédio para uso imediato e pode produzir milhões nos laboratórios das Forças Armadas, se for necessário.

Seria uma nota como qualquer outra, não fosse um item da lista de providências tomadas pelo Ministério da Saúde:

  • Disque Saúde (0800 61 1997), com profissionais orientados para esclarecimentos sobre a doença;
  • comunicados na televisão, jornal e rádio em todo o Brasil;
  • criação de página específica sobre a doença na internet, com link no portal www.saúde.gov.br;
  • confecção de 300 mil panfletos trilíngues (português, inglês e espanhol) com distribuição nos aeroportos de todo o País;
  • veiculação, nos sistemas de som e TV dos aeroportos sobre os sintomas da doença e os procedimentos que devem ser adotados pelos passageiros;
  • orientação às tripulações das aeronaves de voos internacionais para que informem os passageiros sobre sinais e sintomas da influenza suína;
  • colocação de link no site de pesquisa Google para que as buscas sobre o tema tenham a página do Ministério no topo da lista de resultados.

É a primeira vez que eu vejo o governo utilizar o Google como canal de publicidade e isso abre portas para que os portais do governo fiquem mais conhecidos, dando maior transparência e proximidade ao que é feito além dos escândalos políticos.

Com relação à gripe suína, o Google tem um papel extremamente importante na divulgação da informação.

Eu acredito que a maioria da população que quer saber mais sobre gripe suína vai no Google e digita “gripe suína” ou “gripe do porco”. A relevância dos resultados tem um papel decisivo na informação da sociedade como um todo, podendo criar um surto de histeria, boicote à carne suína, exceço de confiança, crescimento de automedicação ou qualquer outra reação exagerada, dependendo de quais páginas aparecem mais nos resultados.

Estamos passando por um período na história em que temos acesso a tanta informação que não temos capacidade de processá-las. Estamos vivendo o apogeu da cultura inútil.

Todos que leram um pouco sabem que a gripe suína é do subtipo H1N1, que é o mesmo virus influenza da gripe comum, que ocorreu uma mutação no virus do porco… em meia hora na Wikipedia e a pessoa já se acha uma especialista, mas só tem informação, sem conhecimento.

Uma pessoa que aprendeu através de informação e não de conhecimento não sabe responder questionamentos simples que saberia se tivesse passado por um processo de aprendizado através de experiência e descobrimentos:

  • por que esse vírus é classificado como subtipo H1N1 e não H3N1 e qual a diferença entre um e outro?
  • o vírus se reproduz de forma sexuada ou asexuada? (essa deve deixar muitos pensando  por um longo tempo)
  • o que o virus da gripe tem de diferente do virus da AIDS pra ser transmitido pelo espirro?
  • essa gripe suína é causada por um virus influenza que material genético da gripe suína, gripe avícula e gripe humana. Sós homens, porcos e aves têm gripe?
Deixe um Comentário

3 Comentários.

  1. A gripe suina é um assunto serio e não podemos brincar com ela.
    E tomar muito cuidado

  2. ei eu trokei de senhar do meu orkut e a minha senhar ta dizendo que ta errada pow mais eu so quero troca de senhar ai fica dizendo que minha senhar ta errada

  3. Galinha espirra? Então como ela fica gripada?
    Sabia que H3N2 foi transmitido dos humanos para os porcos? Malditos humanos!

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: