Rio de Janeiro faz Mutirão da Catarata

A Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil (Sesdec) realizará durante os meses de julho e agosto de 2011 o Mutirão de Catarata. As cirurgias serão realizadas em 20 unidades de saúde. Está prevista uma média de mil cirurgias por semana. As inscrições poderão ser feitas entre 1º e 15 de julho de 2011, podendo ser prorrogadas. Já as cirurgias terão início dia 12 de julho de 2011, com duração de seis semanas.

As inscrições só poderão ser feitas pela Secretaria Municipal de Saúde do município de residência do paciente, por meio de uma ficha eletrônica que estará no site (www.saude.rj.gov.br). Na ficha deverão ser informados dados como idade, se o paciente já operou catarata antes, se tem outras doenças como hipertensão, diabetes, glaucoma, etc. As informações permitirão uma avaliação de prioridade dos casos, que serão ordenadas em fila única. Os pacientes serão encaminhados para os serviços mais próximos às residências.

Para ser inscrito na fila, o paciente precisará ter os exames pré-operatórios e o risco cirúrgico atualizado (realizados há menos de três meses). Os exames necessários são: hemograma, coagulograma, glicemia, EAS, eletrocardiograma, Rx de tórax, risco cirúrgico atestado pelo clínico ou cardiologista.

A Sesdec informará às secretarias municipais de Saúde para onde o paciente será encaminhado. É o gestor municipal que ficará responsável por avisar o local ao paciente. O paciente deverá comparecer ao hospital com o encaminhamento e os exames pré-operatórios. O paciente ainda será submetido a exames oftalmológicos, receberá orientações e terá a cirurgia agendada.

Mais informações pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone 0800 025 55 25 a partir de 5 de julho de 2011.

fonte: O São Gonçalo Online

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: