Fanta Uva

Hoje recebi o seguinte e-mail de um amigo:

IMPORTANTE: Não consumam FANTA UVA!!!

A propaganda parou… Porque??? Reparem… a propaganda quase não se vê mais na mídia… Por que será???
Este e-mail está sendo repassado dentro do Hospital que trabalha uma pessoa amiga.
Fato já está confirmado: Vinte e três pessoas já passaram pelo Hospital das Clínicas com um mesmo sintoma: falta de atividade renal e o aparecimento de tumores no reto. Todos os internados relataram o começo das dores e a conseqüente internação após ingerirem altas doses de Fanta Uva.
Pesquisas realizadas pelo renomado Instituto Fleury, apontaram grande quantidade de Fenofinol, almeido e Voliteral, substâncias tóxicas e que causam, respectivamente, a má atividade dos rins e câncer. Segundo Dr.Paulo José Teixeira, formado pela USP e Especialista em Toxicologia, as pessoas não devem ingerir mais o citado refrigerante.
A Direção da Coca-Cola já assumiu sua culpa e prometeu indenizar os pacientes e todos aqueles que venham a se contaminar com o refrigerante.
Passem esta mensagem para frente.
Pelo sim e pelo não, vamos tentar remediar enquanto há tempo.

Lembre-se: Divulgar a todos de sua família, é a consciência de cada um que deve decidir, mas a nossa deve estar tranqüila.

Escrevi para a Coca-Cola perguntando se o fato era verídico e o SAC da Coca-Cola Brasil me respondeu que no site deles tem uma página sobre Boatos e Mitos, que esclarecia esse ponto.

Como o site é mal-feito e não funciona no Firefox, para os que não têm a paciência que eu tenho de abrir o IE para averiguar a resposta, segue o conteúdo da mesma:

Os boatos sobre prejuízos à saúde causados pela ingestão de Fanta Uva, divulgados na Internet, são mentirosos e irresponsáveis. Nunca houve qualquer relação entre o consumo de Fanta Uva, ou qualquer outro produto da Coca-Cola, com os problemas de saúde citados na mensagem que circula na Internet. Como já é do conhecimento de todos, os nossos produtos atendem aos mais rígidos controles de qualidade e às determinações legais das autoridades brasileiras.

É importante esclarecer ainda que as substâncias fenofinol ameido e voliteral, indicadas como as causadoras de suposta intoxicação, sequer existem e não são encontradas no mais completo livro técnico de referência para substâncias químicas, o Merck Index. Novamente, trata-se de uma atitude inconseqüente e criminosa de terceiros.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia, que aparece como responsável pela mensagem eletrônica, também vem repudiando com veemência o uso indevido de seu nome e prestígio.

No passado, mensagens semelhantes a esta sobre o Guaraná Kuat foram plantadas na Internet e a Coca-Cola deixou disponível neste site todos os laudos e pronunciamentos das autoridades, que confirmaram tratar-se de uma farsa.

Assim sendo, e em razão da dificuldades reais que existem em se debelar calúnias veiculadas na Internet, a Coca-Cola Brasil esclarece que vem adotando todas as medidas necessárias para punir os responsáveis.

Mais um hoax que as pessoas divulgam por não confirmar se é verdade…

Deixe um Comentário

4 Comentários.

  1. Nooooooooooooossssssssssaaaaaaaaaa !

  2. Anônimo, provavelmente o outdoor era da Dolly, que ataca publicamente a Coca Cola… mas não vou comentar isso.

    Nileide, concordo que é um absurdo um disseminador de informações tão popular e com tanto campo de ação, como uma rádio, divulgar informação recebida por e-mail, verdadeiras “lendas urbanas”…

  3. Houvi essa notícia sobre os prejuísos causados pela fanta uva no rádio por duas vezes, e fiquei curiosa pois sou professora de ciências e química, e agora leio a matéria completa mas a dúvida continua não entendendo como uma rádio local divulga tal mensagem, moro em Macapá -Amapá

  4. A coca-cola tb desmente o uso de droga no seu produto principal ??? Há pouco tempo uma propaganda em outdoor indicava um laudo dizendo q a empresa usava folhas de coca na produção do seu meis famoso produto.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: