Cirurgia do coração

Acabei de conversar com meu pai por telefone, que já está no quarto do hospital, onde deve ficar por mais 4 dias. Ele está bem, com uma voz boa e tudo mais. Sinto-me aliviado de poder falar com ele!

Ele passou por uma cirurgia de reconstituição da válvula mitral, onde foi realizada uma valvoplastia.

A válvula mitral é uma válvula dentro do coração que assegura a fluidez correta do sangue no sentido do átrio esquerdo para o ventrículo direito. Meu pai tinha um prolápso da valva mitral ou Síndrome de Barlow, o conhecido sopro do coração, que progrediu para uma insuficiência da válvula mitral, quando ocorre o refluxo do sangue do ventrículo direito para o átrio esquerdo. Estima-se que o prolapso da válvula mitral atinja entre 5 a 10% das pessoas.

Meu pai não tinha nenhum sintoma de prolapso de válvula mitral e só ficou sabendo que tinha isso quando, durante um exame de rotina, o médico auscutou o coração e ouviu o chamado sopro sistólico. Durante 5 anos ele fez ecocardiograma bidimensional com Doppler para o acompanhamento do sopro e entre o que ele fez em setembro deste ano e o que fez em fevereiro, houve um aumento de 5mm do átrio esquerdo e aumento de uma pressão por lá, indicando que estava próximo da necessidade de uma cirurgia.

A cirurgia em sí foi uma cirurgia reparadora, uma “plástica” na válvula, sem necessidade de transplantar por outra válvula biológica ou mecânica.

O procedimento operatório deve ter sido como descrito no site da Clínica Cardíaca Mulinari:

Uma cirurgia de plastia ou de troca da válvula mitral leva de duas a três horas para se realizar. A substituição pode ser por válvula biológica, de tecido animal, ou por válvulas mecânicas construídas com materiais compatíveis com o organismo. Embora funcionem de maneira similar, sua durabilidade e indicação clínica são diferentes.

A operação de troca valvar requer anestesia geral. O cirurgião abre o tórax do paciente através do osso esterno, e os tubos e cânulas para a circulação extra-corpórea são inseridos no coração e nos grandes vasos. Os batimentos cardíacos são suprimidos para que o cirurgião possa abrir e operar o coração com segurança. Através do átrio esquerdo a válvula mitral é exposta, e o cirurgião verifica se pode ser reparada ou se deve ser substituída.

Usam-se suturas não-absorvíveis para fixar uma nova válvula em substituição à removida. O cirurgião testa os movimentos de abertura e fechamento da válvula e em seguida fecha-se a incisão no átrio esquerdo. A aorta é liberada e todo o ar é evacuado do interior do coração. Logo que o coração retoma seu vigor, a máquina de circulação extra-corpórea é retirada e o paciente assume suas funções cardiorrespiratórias normais.

Catéteres de drenagem são colocados em torno do coração, e em 24 horas serão removidos. Fios de marca-passo temporários são instalados na superfície do coração para regular o ritmo cardíaco, as cânulas são removidas, o esterno e a pele fechados.

Em seguida o paciente é transportado para a Unidade Cardio-Intensiva Cirúrgica, e irá despertar em quatro a seis horas. Na manhã do dia seguinte todos os catéteres de drenagem e monitorização são removidos, o paciente é transferido da UTCIC para a enfermaria e, entre cinco e sete dias pode ter alta.

Deixe um Comentário

998 Comentários.

  1. Oi amigos!!!!
    Fiz um Eco semana passada. Ontem completei 8 meses de operada. Td ok com a válvula.
    Deu um aumento no átrio esquerdo. A medida dada é 4.0 e a minha esta em 5.1
    Comparei a outros exames e no exame de 2007 estava em 5.9 e após isso variou abaixo dos 4.0 mas vou levar ao medico dia 28.
    Dpx de ver isso comecei a sentir umas palpitações q duram uns 3 segundos…e as vezes fivo tonta.Estou apreensiva e mto nervosa. Medo dominando e psicológico trabalhando mau.
    Estou pedindo a Deus que td se resolva da melhor maneira.
    Estou indo hj a noite passar o feriado em Santos, casa de um casal de amigos.
    Aqui no Rj temos feriado de São Jorge na quarta feira, 23. Será um mega feriado mas mesmo assim estou de férias.
    Desejo a todos vcs uma páscoa iluminada pelo espírito santo. Que o amor de Deus invada nossas casas e corações. Um gnde beijo e abraço a todos.

    • As outras medidas do exame estão tds de acordo com os padrões.
      Fui parar na emergencia umas 3 ou 4 vezes com dor no peito e costas. Apos varios exames conclusão: dor muscular.
      As vezes sinto cansaço mas consigo respirar bem e logo me recupero. Acjo ser o cansaço normal pois antes não passava.
      Essa semana ao buscar minha filha na creche , pegamos chuva.
      Ela completou 4 anos dia 6 e tem 1, 06 cm de altura, magrela e alta. Tive q pegar ela no colo e abrir guarda chuva…e td q senti ao invés de cansar, foi dor no braço pq osso pesa neh?! Rs

      • Oi Danielle, fé em Deus que não há de ser nada!!! Eu também vou fazer 8 meses de cirurgia, também estou bem, com a graça de Deus!!! As vezes qualquer dorzinha, já associamos ao coração. Minha médica falou que quase todas as pessoas tem um pouco dessas palpitações (arritmias), de uns 3 segundos, mas logo passa, quando logo passa, não há o que se preocupar!!! Mas pessoas que não tiveram problemas no coração, as vezes nem percebem, nós que ficamos muito alertas a qualquer sintoma. Mas sempre tire suas dúvidas com o médico. Eu ainda não fiz a eco, Fiz a 6 meses, estava tudo bem. Fiz o Holter 24h, vou ver na próxima semana o resultado, mas me sinto bem, acho que está tudo normal. Danielle, mas fique tranquila, as vezes um pouco de cansaço, todo mundo sente, mas voce correu com sua filha nos braços e na chuva, então deve estar tudo bem, né? Um abraço e fiquem com Deus!!!!!!

  2. fabiana as veses e do medicamento que fas ficar esta toc seca ma isto passa logo um abraço do amigo roberto quirino entra no meu facc para agent trocar ideias deus va dar muita lux

  3. Olá pessoal, eu postei no final do ano passado que minha mãe também teria que operar, então, ela operou dia 04/04 e já está em casa, se recuperando muito bem, fazendo fisioterapia, mas a única coisa que está ruim é dor nas costas e uma tosse seca, queria saber se alguém deu tosse após a cirurgia……o médico disse que os pulmões estão limpos e que essa tosse é proveniente do tubo que vai na boca quando ainda está na uti, mas se alguém teve me diga como foi e como passou, ok?! beijo a todos e estou muito feliz por Deus ter cuidado da minha mãe,ahhhh outra coisa ela fez uma plastia na válvula graças a DEUS não foi preciso a troca….beijo a todos

    • Pessoal tenho que fazer um tratamento dentário, nós podemos tomar anestecia

      • oi Joelson, não há problemas com a anestesia, porém antes de qualquer tratamento dentário é necessário fazer a profilaxia, fale com o seu cardiologista pra saber qual a dosagem certa de antibióticos que você precisará tomar uma hora antes do procedimento.

    • Fabiana, boa noite! Tive este problema de tosse qdo fiz a minha cirurgia. Os nedicos receitaram um xarope chanado SEKI. Este medicamento nao interfere nos outros renedios como Marevan, atlansil e etc. No meu caso o Seki foi bem efetivo. Qq duvida, estou a disposição. Att Marcelinho.

  4. jairson sou amigo da jaqueline e de muito outros estou preulcupado com a jaqueline ela falou que nao estava bem se voce tiver comtato com ela fala para ela emtrar no meu facc que e robertoquirino no facc esta eu e minha mulher

  5. Boa noite amigos vencedores que as bençãos de Deus sejam derramadas sobre cada um de vocês.
    Força e fé tudo já deu certo !!! faz dois anos em junho que operei e mim sinto muito bem graças a Deus essa rede de amigos me ajudam muito só tenho que agradecer a todos Jamile,Marina,Jaqueline,e outras pessoas lindas que conheci aqui Deus abençoe a todos.

  6. oi danielle voce tem noticia da jaqueline ela falou que estava com uns pobrema de saude mas nao consigo falar mas com ela se voce tiver o fac dela passa para mim im abraço do amigo roberto

  7. Olameus amigos!!!
    Estava morrendo de saudade de vocês.
    Espero q todos estejam bem!!!
    Bjoka

  8. jaqueline eu ja tentei tilocalisar no fac mas nao consigui passa seu fac para mimo meu e robertoquirino esta eu e minha esposa junto vou pedir adeus que voce melhore logo voc e fot e vai dar volt por cima de tudo isto

  9. Jaqueline Moreira, quanto tempo minha amiga. Espero que vc esteja bem!? Como vc resolveu o problema da sua queda de cabelos? Estava relacionada a algum medicamento ?

    Um forte abraço e manda noticias.

    @Galera, não assusta com a pergunta. Em alguns casos pode ocorrer uma leve queda de cabelos, por uso de determinado medicamento, nada que uma substituição de medicamento não resolva.

    Att
    Marcelinho ( Marcelo Carvalho )

  10. Pessoal, Boa noite! Depois de um longo período fora, voltei para atualizar /compartilhar a minha situação atual com vcs. Aproveito para parabenizá-los pelas constantes atualizações. Este site/sessão na net, ajuda muitas pessoas que quando recebem a noticia que vão operar, entram EM DESESPERO. Foi assim comigo tb. Aqui, encontrei um pouco de tranquilidade, sabendo que já tinha muitas experiencias bem sucedidas. Chego aos 3 anos e meio de operado ( Válvula mecânica Mitral/Aórtica, Já relatei neste site alguns pequenas intercorrências pós cirurgia, que segundo os médicos são naturais no primeiro ano. 1. aceleração seguido de arritmia ( é horrível, mas passa ). Observei que ao longo do tempo, se vc tiver uma vida muito acelerada ( Naqueles dias de nervosismo, ansiedade, correria e etc ), pode acontecer alguns eventos de forte aceleração seguida de uma arritmia. Ao passar do tempo, pode acontecer os eventos mais de forma mais leve. 2. Ja fiz tratamento odontológico ( limpeza com especialista em gengiva, tomei o antibiótico antes e em seguida, graças a Deus ocorreu tudo bem. Dica: procurem fazer os tratamentos com especialistas. Existem dentistas certificados para atuar em pacientes com nosso histórico cardíaco. 3. Cloridrato de amiodarona ( Atlansil / Ocoron ( acho que é assim ), Estes medicamentos depois de muito tempo de utilização geram uma efeito que dá a sensação de falta de ar. Ele como se vc estive com o pulmão um pouco presso. No meu caso, com pouco mais de 3 meses de utilização, comecei a sentir em alguns momentos dificuldades p/ respirar. Conversei com o médico e foi explicado e trocado o medicamento. Como utiliza este medicamento (Cloridrato de amiodarona )? quando sinto qq sinal de arritmia, o remédio é excelente, utilizo por dois dias e depois volto a tomar o Concor de 5 mg. 4. Observei que nestes últimos 3 anos e 6 meses, quando estive envolvido em problemas emocionais ( stress trabalho / stress família / ansiedade extrema e etc ), o coração respondia rápido, com Arritmias, sentido pressão no peito e etc. Ficava nervoso achando que a coisa ia complicar, quando os problemas eram resolvidos e/ou quando afastava dos problemas, o coração normalizava. Vamos agora as coisas boas: Fico feliz em encontrar atualização das pessoas como a Jaqueline Moreira, que mesmo depois de muito tempo operada, passa aqui e deixa sinal de que está bem e auxiliar o próximo.

    Coisas maravilhosas que aconteceram:

    Depois de um ano de operado, a minha esposa ficou grávida, foi um presente. Há uma ano atras ( 2010) estava numa maca p/ fazer cirurgia e um ano depois ( 2011 ) esposa grávida da minha filha que nasceu bem e chama-se Maitê ( É uma princesa cheia de energia ). Quando a Maitê nasceu, optamos por fazer Laqueadura na minha esposa, pq era nosso segunda filha, e ter filhos hj, é maravilhoso, porém custoso ( Educação / saúde e etc ), Pois bem, sempre sonhei em ter um menino, com a Laqueadura e nosso projeto de vida, essa sonho teve de ir para caixinha ( Este não é mais possível ), estão veio a grande surpresa, mesmo com Laqueadura, a esposa ficou grávida de novo, e desta vez foi um garotão ( apelidei o filho cariosamente de MacGyver, Lembram dele ? – Quem tiver curiosidade de saber quem foi o MacGyver, pode ver no Youtube ), enfim, agora estou feliz da vida, com 3 filhos, agora com um brother para assistir futebol/F1/levar carro para lavar, jogo de botão, fazer coisas de meninos. :-)

    Essas válvulas parecem que ficaram boas mesmo. Fazer filho é uma coisa, fazer filho em uma mulher laqueada é outra coisa. Será que o pós cirurgia nos homens, deixa os espermatozoides Wireless ( Sem precisa de trompas para engravidar ) :-)

    Coisas boas para a cabeça / Coração:

    Estava de ferias e comecei devagar, andando 4,6 km por dia, depois de uma semana e meia, passei a andar 2,3 km e correr ( trotar ) 2,3 km por dia. Nossa !!!faz uma diferença danada no dia a dia.

    Mensagem que deixo:
    Quem está na fila: Sejam forte e saibam que o pós cirúrgico é duro, mas vale muito a pena.

    Quem acabou de fazer a cirurgia: tenham fé e acreditem, a qualidade de vida melhora, mas depende exclusivamente de cada um de nós.

    Para todos: apesar da cicatriz no peito, a parte mas afetada e a cabeça, por isso tem de ser forte e sabe que não existem limitações, só precisa ter cuidados como tudo na vida.

    Estou rindo a toda e curtindo meu tão sonhado filho ( menino ) que chegou no último dia 06/03/2014.

    Tenho pedido a Deus para abrir os meus olhos de modo que enxergue o quanto a minha vida é boa. Apesar dos problemas, estamos vivos e temos como ser produtivos em todos os sentidos.

    Até + passageiros deste trem chamado de VIDA.

    Felicidades à todos.
    Att
    Marcelinho ( Marcelo Carvalho )

  11. Boa noite meus amigos,

    Estou entrando hoje depois de muito tempo. Como estão todos? Roberto obrigada por perguntar e desculpa. É pessoal voltei a ter alguns problemas e ontem precisei ir para o hospital fora da minha cidade. Pessoal comecei sentir muita falta de ar, cansaço e precisei fazer um transesófagico no final de janeiro deste ano, e minha válvula tricúspide está com problema (regurgitando). Ainda não levei o resultado ao médico. Estou com medo! Amigos, estão aparecendo no meu corpo manchas roxas. Alguém sabe porquê isso acontece?

    Um forte abraço à todos,

    Roberto espero que esteja bem. E fiquem todos com Deus!

    Jaqueline

    • Oi Jaque minha linda q saudade.
      Tb estou sumida daqui. Fiquei doida com a correria do carnaval mas voltei.
      Poxa q noticia chata…mas estaremos tds aki na torcida.
      Medo de q mulher?? Vc nao sabe q Deus nao dorme e esta sempre do seu lado?!?!
      Por favor nos mantenha informados. Qlqr coisa me passa um e- mail q eu repasso pra galera.
      Boa sorte e fica calma q ja deu td certo.
      Suuuuuper beijo

    • Jaqueline, boa noite! Se vc utiliza Varfina(marevan), esta pode ser uma das causas. Nao se preoculpe. Vou dizer como costuno fazer nestas situaçoes, mas antes de tentar repetir o que faço, procure seu medico. Normslmente, qdo percebo quausquer sinais de problemas, paro de tomar o Msrevan por uns 4 dias, depois volto a tomar o marevan normalmente, seu aumentar a dose. Sobre a falta de ar, se vc utiluza amiodarona (substancia do remedio atlansil) continuamente, este pode ser o motivo. Converse com seu medico. Qq duvida, estou a disposição. Att Marcelinho

  12. a jaqueline nao deu mais noticia se alguem tiver noticia dela passa gent ficaremos agrdecido um abraço do amigo roberto

  13. GOSTARIA DE TER MAIS CONTATOS COM PESSOAS NO FACE:TENHO A JOSENES, AliNE ODAIR,JOELSON,ILSE,IURE E O ROBERTO.
    SIDNÉIA FRETTA É O MEU FACE,TENHO PROTESE METÁLICA

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros curtiram isso: