Cirurgia do coração

Acabei de conversar com meu pai por telefone, que já está no quarto do hospital, onde deve ficar por mais 4 dias. Ele está bem, com uma voz boa e tudo mais. Sinto-me aliviado de poder falar com ele!

Ele passou por uma cirurgia de reconstituição da válvula mitral, onde foi realizada uma valvoplastia.

A válvula mitral é uma válvula dentro do coração que assegura a fluidez correta do sangue no sentido do átrio esquerdo para o ventrículo direito. Meu pai tinha um prolápso da valva mitral ou Síndrome de Barlow, o conhecido sopro do coração, que progrediu para uma insuficiência da válvula mitral, quando ocorre o refluxo do sangue do ventrículo direito para o átrio esquerdo. Estima-se que o prolapso da válvula mitral atinja entre 5 a 10% das pessoas.

Meu pai não tinha nenhum sintoma de prolapso de válvula mitral e só ficou sabendo que tinha isso quando, durante um exame de rotina, o médico auscutou o coração e ouviu o chamado sopro sistólico. Durante 5 anos ele fez ecocardiograma bidimensional com Doppler para o acompanhamento do sopro e entre o que ele fez em setembro deste ano e o que fez em fevereiro, houve um aumento de 5mm do átrio esquerdo e aumento de uma pressão por lá, indicando que estava próximo da necessidade de uma cirurgia.

A cirurgia em sí foi uma cirurgia reparadora, uma “plástica” na válvula, sem necessidade de transplantar por outra válvula biológica ou mecânica.

O procedimento operatório deve ter sido como descrito no site da Clínica Cardíaca Mulinari:

Uma cirurgia de plastia ou de troca da válvula mitral leva de duas a três horas para se realizar. A substituição pode ser por válvula biológica, de tecido animal, ou por válvulas mecânicas construídas com materiais compatíveis com o organismo. Embora funcionem de maneira similar, sua durabilidade e indicação clínica são diferentes.

A operação de troca valvar requer anestesia geral. O cirurgião abre o tórax do paciente através do osso esterno, e os tubos e cânulas para a circulação extra-corpórea são inseridos no coração e nos grandes vasos. Os batimentos cardíacos são suprimidos para que o cirurgião possa abrir e operar o coração com segurança. Através do átrio esquerdo a válvula mitral é exposta, e o cirurgião verifica se pode ser reparada ou se deve ser substituída.

Usam-se suturas não-absorvíveis para fixar uma nova válvula em substituição à removida. O cirurgião testa os movimentos de abertura e fechamento da válvula e em seguida fecha-se a incisão no átrio esquerdo. A aorta é liberada e todo o ar é evacuado do interior do coração. Logo que o coração retoma seu vigor, a máquina de circulação extra-corpórea é retirada e o paciente assume suas funções cardiorrespiratórias normais.

Catéteres de drenagem são colocados em torno do coração, e em 24 horas serão removidos. Fios de marca-passo temporários são instalados na superfície do coração para regular o ritmo cardíaco, as cânulas são removidas, o esterno e a pele fechados.

Em seguida o paciente é transportado para a Unidade Cardio-Intensiva Cirúrgica, e irá despertar em quatro a seis horas. Na manhã do dia seguinte todos os catéteres de drenagem e monitorização são removidos, o paciente é transferido da UTCIC para a enfermaria e, entre cinco e sete dias pode ter alta.

Deixe um Comentário

1.153 Comentários.

  1. Priscila catardo

    Alguém ai ja fez valvuloplastia como se sentiu depois ?

  2. Olá amigos do coração!!!!!!!!! Queria informar que minha cirurgia foi marcada para a próxima quarta feira, dia 24 de Junho. Estou confiante, fé em Deus que tudo vai dar certo, após a cirurgia, devo ficar 48h na UTI, assim que puder, eu mando notícias, ok? Fiquem com DEUS!!!!!!!!!

  3. Janice Carvalho

    Oi, pessoal! Fiz a minha cirurgia no dia 16 de dezembro de 2014. Como todos vocês, também passei por momentos difíceis de muita angústia e medo. Normal… Sinto-me melhor que antes, mas voltei a tossir de um mês para cá e o pulmão parece estar retendo líquido de novo. Com isso, tenho sentido um pouco de cansaço. Nos exames que fiz pós-cirurgia, tudo está perfeitamente bem. O anel em seu devido lugar e sem nenhuma regurgitação. Tenho medo de ter que operar novamente. Meu face é Janice Carvalho R. Lima. Quem quiser, me adicione para trocarmos ideias.Abraço

  4. Nossa porque não encontrei Vocês antes,estou com um ano e dois de operada (plastia de válvula mitral) mais ainda sofro um pouco,porque tenho um filho de 3 anos e penso muito se estarei Viva para vê minha herança.

  5. Oi, alguém tem notícias da Maria do Carmo, que ia fazer a cirurgia dia 24/04 e da Eliana, que faria dia 29/04????
    Deem notícias de como foi a cirurgia e como está a recuperação????
    Um abraço a todos, não marquei a minha, estou no aguardo da liberação do plano de saúde!!!

  6. https://www.facebook.com/ILSE2013
    Tenho o face do Roberto Quirino, Dany Andrade, Sidnéia, Aline, Yuri, …

  7. Meu face : ILSE2013, só manda mensagem que me conheceu neste site, as vezes não adiciono se não conheço, rs….

  8. Obrigada Rafaella, quando fez sua cirurgia? Sabe o nome ou marca dessa válvula? E hoje se sente bem? Leva uma vida normal? Toma muitos remédios??? Um abraço.

    • Ilse, fiz a cirurgia em outubro de 2011, coloquei a válvula biólogica importada(vou procurar o nome, foi uma francesa). Vivo muito bem… faço esportes, vida normal. Não tomo remédios. Onde vc mora?

      • oi Rafaella, moro em Guarapuava-PR, vou fazer a cirurgia em Curitiba-PR. Você mora onde? Já ouviu falar das válvulas HANCOCK? Dizem que essas duram mais, mas é difícil escolher a válvula certa, e depois a gente nunca sabe se foi essa que implantaram mesmo!

  9. jak eu marquei seu numero num caderno aqui em casa a empregada jogou fora por favor passa seu numero de novo
    um abraço do amigo roberto

  10. Pessoal, primeiro entrei no site para trocar ideias de como nos sentimos no pós operatório. Recebi muito apoio e positividade das pessoas. Depois eu entrava para dar força as pessoas que estavam para passar pelas mesmas coisas que eu tinha passado.
    Vou contar minha história, fiz a cirurgia de plastia de válvula mitral em Agosto de 2013, após a recuperação me sentia bem, fazia caminhadas e exercícios, anos passado passei por 2 cirurgias de prótese de quadril e o coração se comportou muito bem.
    Dai agora no mês passado, tive umas dores fortes no pescoço e ombro e fui no médico, me deram uma injeção de Betatrinta (corticóide) e Meloxican (anti-inflamatório), após 3 dias comecei a passar muito mal, e pensei em fazer uma caminhada para ver se melhorava, nessa caminhada, quase perdi o fôlego, e depois meu coração disparou e entrou em arritmia. Até agora não voltou ao normal, fui internada 3 vezes em 3 hospitais diferentes e após muita injeção na veia de Ancoron, mesmo assim, não reverteu, estouraram minhas veias, fiquei com os braços inchados e não resolveu meu problema. Pensaram em fazer uma cardioversão, mas depois me falaram que não ia adiantar. Após um exame, a eco-transesofágica, mostrou que minha válvula está com problemas de novo, aumentou bastante o refluxo, se tornando severo, me sinto muito cansada mesmo, não consigo caminhar muito, nem fazer as coisas normalmente, tenho calafrios e ânsia todos os dias e as noites também, fica difícil até pra dormir.
    Dai veio a notícia, que eu teria que fazer nova cirurgia, desta vez pra trocar a válvula mitral. Depois de muito desespero e choro, pois eu já sabia o que teria que passar, agora que tive coragem para relatar tudo isso para vocês. Ainda não marquei cirurgia, ainda vou consultar com médicos pra ver a melhor opção. Gostaria de saber de vocês, que tipo de válvula colocaram, metálica ou biológica e que tipo, marca é a biológica, e quanto tempo dura????
    Estou tentando reunir forças novamente, pois estava totalmente esgotada…
    Agradeço desde já.!!!! #muitotriste :-(((

    • ILSE, tenha fé em Deus e muita força. Não desista de lutar. Vale muita a pena acordar de uma anestesia geral e ver as pessoas que amamos. fiz plastia da válvula mitral válvulas metálicas em Abril/1994, e em Outubro/2014 tive de trocar a mitral e Aórtica por válvulas metálicas. Segundo os especialistas, a válvula metálica dura mais e é aconselhável para pessoas com atividade física frequente ( não recomendada para idosos ). A unica desvantagem que achei das válvulas metálicas, é que vc tem de tomar marevan sempre. Os primeiros dias ficamos preocupados, mas com um tempo vira rotina e a vida volta ao normal. Força, fé em Deus e lute, viver vale muito a pena. Fortíssimo abraço. Que Deus possa abençoar neste momento difícil.

      • Obrigada Marcelinho, obrigada pelo apoio. Mas a sua primeira válvula durou de 94 a 2014, durou mais de 20 anos, e essas metálicas são pra vida toda? Como vc se adapta ao anti-coagulante? Eu to tomando agora, não me sinto muito bem não, qualquer feridinha demora cicatrizar, tomo o Pradaxa, é uma cápsula grande, fica um amargo na boca e além se ser bem caro, uma caixa, custa 85,00 com desconto e dá pra 15 dias. Como é o marevan? Queria ter as vantagens das 2 válvulas, que a biológica dure muito mais e que não precisasse tomar anti-coagulante, mas não dá pra ter tudo né? Ainda vou consultar dia 30 e ver qual a melhor no meu caso. Um abraço e obrigada!!!!

    • Ilse, confie em Deus querida, vai dar tudo certo! A vida é muito valiosa e devemos reunir todas as forças mesmo para lutar por ela. Eu coloquei a biológica, a duração depende muito da pessoa. Mas realmente os médicos dizem que a metálica dura mais!
      estou a disposição…
      Um grande beijo e fique com Deus

  11. Maria do Carmo Pinto Neves

    Boa tarde, dia 22 de abril de 2015 interno para fazer cirurgia dia 24 de abril com Dr. Kalil em Porto Alegre, estou apavorada, troca valvar mitral. Ano passado fevereiro fiz implantes dentários com autorização do cardiologista, fiz profilaxia tudo certo, correu tudo bem. 10 dias pôs cirurgia fui acometida de uma trombose cubital, no braço, passei por uma cirurgia para retirada do trombo foi horrível tenho arritmia cardíaca faço uso de marevan meio comprimido de 5 mg. Dia 7 de abril fiz um cateterismo cardíaco em Porto Alegre,, correu tudo bem coronárias bem, o interessante que domingo fui dançar e não sinto falta de ar nada, danço música de gaúcho, pagode, sertaneja e não canso. Será que depois da cirurgia posso dançar. Meu face é Maria do Carmo Pinto Neves. Gostaria de trocar ideias, porque estou em pânico, meu cirurgião me disse que posso postergar , fazer mais adiante a cirurgia mas estou sempre em pânico. A pergunta é a seguinte vou ter uma vida normal? Hoje vivo bem porque aprendi a lidar com as minhas limitações, como com pouco sal, parei de fumar a 13 anos, não bebo. Gostaria que me adicionassem no face para trocar ideias. Obrigada Maria

    • Ola maria do carmo no proximo dia 29 estarei passando pela cirurgia da plastia da valvula mitral estou com medo insegura nao sei qual vai ser minha reação hora q eu me enternar estava otmista cheia de coragem mas com a esppera fui entrando em depressão acho eu como e dificil.

      • Eliana, como disse a Maria do Carmo, todos sentimos medo quando vão mexer no nosso coração, órgão vital, mas tenha confiança seja otimista, que tudo dará certo, ok?

    • Maria do Carmo, todos sentimos medo quando vão mexer no nosso coração, órgão vital, mas fique tranquila e coloca nas mãos de Deus que tudo dará certo!!!! Depois da recuperação, poderá ter uma vida normal sim, com os devidos cuidados de cada válvula e cada caso.

      • Eliana, como disse a Maria do Carmo, todos sentimos medo quando vão mexer no nosso coração, órgão vital, mas tenha confiança seja otimista, que tudo dará certo, ok?

  12. BOM DIA AMADOS!

    Vim aqui falar um pouco da minha Cirurgia e VIDA pós-cirúrgica.
    Bem, se alguns não me conhecem me chamo CIDA e já fiz alguns posts aqui na época da minha pré-Cirurgia.
    Quero dizer que todos passamos pelas mesmas angústias e medos, mas temos que sempre confiar que o melhor vai acontecer, porque fugir da realidade não vai adiantar, não eh mesmo/!!?
    Fiz a minha Cirurgia no dia 11/03/2013 e Hoje, estou super bem e FELIZ pq tudo deu Certo e foi muito melhor do que toda a expectativa que eu tinha antes.
    Fiz pelo método menos invasivo e minha cicatriz nem aparece mais e hoje nem lembro mais que tenho uma válvula biológica substituta, pq nao tomo mais nenhum tipo de medicamento e levo uma vida perfeitamente normal.
    Sei que hoje éh fácil falar assim, pq quando estamos passando pelos momentos antes da cirurgia temos a tendencia de pensarmos nos pontos negativos, mas acredito que o importante é nos concentrarmos nos pontos positivos que eh poder ter a sua vida de volta, sem restrições podendo fazer exercícios físicos e outras coisas corriqueiras que não conseguimos antes da cirurgia.
    E o mais importante, se entregar nas mão dos médicos dos médicos que é JESUS pq ele sabe de todas as coisas e o que eh melhor pra cada um de nós.

    Beijos e fiquem com Deus!

  13. Jaqueline, Que excelente noticia. Que Deus continue lhe abençoando. E obrigado por voltar aqui e reportar o quanto é importante não desistir. Além da familiaé da fé em Deus, este portal ajuda muito as pessoas que estão na vespera de uma cirurgia. Um forte abraço a todos. Estamos sempre por perto. ah! Jaqueline, que Deus abençoe seu casamento. Existe vida após cirurgia e casamento, e a vida é excelente. Forte abraço.

    Att
    Marcelinho

  14. Olá meus queridos amigos, ando sumida, mas estou bem. Vou fazer 8 meses de cirurgia no dia 18 deste mês. Estou ótima! Graças à Deus. E foi minha 2º em menos de dois anos. Mas… depois do desespero, vem a tranquilidade. Estou VIVA, e feliz. Me caso o mês que vem! rsrs Roberto, me liga. Um abraço Yuri. Espero que estejam bem. Ah… Pessoal, para quem está passando por esse problema força, e muita fé. Obrigada a todos que mesmo de longe, estavam tão perto. No coração e na oração. Um abraço forte, e que Deus possa está tocando cada um de vocês neste momento.

    Jaqueline Maia

    • Jaqueline, que notícias maravilhosas! Que Deus abençoe seu casamento e sua vida! Depois que a tempestade passa vemos que somos pessoas de sorte pois nossos casos têm solução! Um grande beijo

    • Jaqueline, que ótima notícia saber que está tudo bem agora, sabe estou passando por situação parecida com a sua, fiz minha primeira cirurgia de plastia da válvula mitral em Agosto de 2013. Agora este mês tive problemas de novo e pelo visto agora vou ter que trocar a válvula, menos de 2 anos também, passado os dias de desespero, agora que consigo falar sobre isso. Eu queria te perguntar, que válvula colocou, metálica ou biológica? E falaram quanto tempo dura essa válvula biológica? Escutei falar que tem umas importadas que duram mais. Me passe mais informações por favor!!!

  15. oi aline gostaria muito de ter vc como amiga no face..temos a mesma idade e o mesmo probleminha de valvula rsrs procurei vc mais vi tantas alineodair que não sei qual. bj bj

    • Ola meu nome e ciley fiz uma cirurgia vavoplastia ta com 10 dias so estou com mt desconforto pra dormir de barriga pra cima e uma sensação de cansaco no braço direito alguém sabe dizer se e normal se alguém quiser me adiciona no zap 69 81520299 to em sp mas moro em Rondônia bj

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: