Cirurgia do coração

Acabei de conversar com meu pai por telefone, que já está no quarto do hospital, onde deve ficar por mais 4 dias. Ele está bem, com uma voz boa e tudo mais. Sinto-me aliviado de poder falar com ele!

Ele passou por uma cirurgia de reconstituição da válvula mitral, onde foi realizada uma valvoplastia.

A válvula mitral é uma válvula dentro do coração que assegura a fluidez correta do sangue no sentido do átrio esquerdo para o ventrículo direito. Meu pai tinha um prolápso da valva mitral ou Síndrome de Barlow, o conhecido sopro do coração, que progrediu para uma insuficiência da válvula mitral, quando ocorre o refluxo do sangue do ventrículo direito para o átrio esquerdo. Estima-se que o prolapso da válvula mitral atinja entre 5 a 10% das pessoas.

Meu pai não tinha nenhum sintoma de prolapso de válvula mitral e só ficou sabendo que tinha isso quando, durante um exame de rotina, o médico auscutou o coração e ouviu o chamado sopro sistólico. Durante 5 anos ele fez ecocardiograma bidimensional com Doppler para o acompanhamento do sopro e entre o que ele fez em setembro deste ano e o que fez em fevereiro, houve um aumento de 5mm do átrio esquerdo e aumento de uma pressão por lá, indicando que estava próximo da necessidade de uma cirurgia.

A cirurgia em sí foi uma cirurgia reparadora, uma “plástica” na válvula, sem necessidade de transplantar por outra válvula biológica ou mecânica.

O procedimento operatório deve ter sido como descrito no site da Clínica Cardíaca Mulinari:

Uma cirurgia de plastia ou de troca da válvula mitral leva de duas a três horas para se realizar. A substituição pode ser por válvula biológica, de tecido animal, ou por válvulas mecânicas construídas com materiais compatíveis com o organismo. Embora funcionem de maneira similar, sua durabilidade e indicação clínica são diferentes.

A operação de troca valvar requer anestesia geral. O cirurgião abre o tórax do paciente através do osso esterno, e os tubos e cânulas para a circulação extra-corpórea são inseridos no coração e nos grandes vasos. Os batimentos cardíacos são suprimidos para que o cirurgião possa abrir e operar o coração com segurança. Através do átrio esquerdo a válvula mitral é exposta, e o cirurgião verifica se pode ser reparada ou se deve ser substituída.

Usam-se suturas não-absorvíveis para fixar uma nova válvula em substituição à removida. O cirurgião testa os movimentos de abertura e fechamento da válvula e em seguida fecha-se a incisão no átrio esquerdo. A aorta é liberada e todo o ar é evacuado do interior do coração. Logo que o coração retoma seu vigor, a máquina de circulação extra-corpórea é retirada e o paciente assume suas funções cardiorrespiratórias normais.

Catéteres de drenagem são colocados em torno do coração, e em 24 horas serão removidos. Fios de marca-passo temporários são instalados na superfície do coração para regular o ritmo cardíaco, as cânulas são removidas, o esterno e a pele fechados.

Em seguida o paciente é transportado para a Unidade Cardio-Intensiva Cirúrgica, e irá despertar em quatro a seis horas. Na manhã do dia seguinte todos os catéteres de drenagem e monitorização são removidos, o paciente é transferido da UTCIC para a enfermaria e, entre cinco e sete dias pode ter alta.

Deixe um Comentário

1.072 Comentários.

  1. Oiiii Jaqueline !!!!! fico super feliz por saber q vc está bem :) o Roberto Quirino sempre me deixava a parte de como estava sua recuperação , fico muito contente por saber q vc está bem e com saúde …realmente quem passa por uma cirurgia como essa sabe o quanto é difícil , imagine duas como vc ….que Deus te Abençoe cada dia mais e mais flor ….um grande beijo .

  2. Bom dia amigos, andei sumida né? rsrs estava de férias depois da minha 2º cirurgia kkk Completou 2 meses no dia 18 de outubro 2014 que reoperei. Foi uma cirurgia muito tranquila. Peito aberto, coloquei novamente a biológica, e precisou fazer uma plástica rsrs na tricúspide. Mas… a recuperação está sendo ótima graças à Deus. Quero agradecer a todos que me deram força e rezaram por mim. Obrigada! Não é fácil.

    Roberto, me liga! Um abraço Iury

    Um forte abraço

    Jaqueline Maia

    • Jaqueline!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
      Que ótima notícia!!!!!!!!
      Muito bom saber que está bem, que já fez a cirurgia e já está se recuperando bem, 2 meses, daqui pra frente tudo só melhora!!!!!!!!!!
      Eu já estou com um ano e 2 meses.
      Um forte abraço e continue se recuperando bem!!!!!
      ILSE.

  3. Oi vanice …me chamo Aline e operei a 1 ano e 6meses troquei a mitral por biológica …gostaria de saber se vc conhece alguém q tenha engravidado após a troca ….tenho 37 anos e estou grávida de 5 meses ….se tiver face e quiser conversar o meu é ….Aline Odair ….bjs

  4. Oi pessoal, meu nome é Vanice, vou fz minha terceira cirurgia, tive febre reumatica, tenho 35 anos, a minha primeira foi em 2002 uma valvoplastia, a segunda cirurgia foi em 2004, troca de valvula mitral por biologica, com abertura em baixo do seio direito, mas agora minha válvula aorta piorou, e vou operar as duas, pra troca por metalica de ambas, com peito aberto, to super ansiosa, sinto muitas dores, no corpo, nas pernas, cansaço´pra subir ladeira, moro no Chapeu Mangueira – no Leme, e to aqui pensando como vou fz pra subir. Tenho tb uma filha de 6 anos que ta sofrendo muito em me ver assim, eu trabalho, queria saber se alguem sabe qto tempo ficamos em casa. Beijo e prazer em conhece-los

    • Oi Vanice, tudo bem?
      Eu também fiz a cirurgia de plastia da válvula mitral, já faz um ano.
      Essa cirurgia, o primeiro mês é mais delicado, não dá pra abrir muito os braços, nem fazer força com os braços, no segundo mês, melhora um pouco, eu voltei a dirigir com 2 meses, no terceiro mês, melhora tudo, já dá pra voltar a trabalhar, nessa cirurgia geralmente dão atestado de 3 meses, ok? Que Deus te abençoe e te proteja em sua cirurgia, vai dar tudo certo!!!

      • Muitoooobrigada, a tensão ainda é grande, rs, mas vc trocou as duas valvulas/?

        • Oi Vanice, não troquei as duas, só fiz plastia (conserto) da válvula mitral. No meu caso não foi preciso trocar.

        • Oi ileso, tudo bem! Tenho que fazer essa plastia de valvula mitral. Estou com muito medo….

          • Olá Roberto!
            Seu médico falou que dá pra fazer a plastia?
            Que bom, sei que não é fácil, é uma cirurgia cardíaca, mas a medicina está tão avançada e com fé em Deus, tudo podemos suportar. Você sempre deu força pra todos aqui no site, vai superar essa também, se precisar de dicas ou telefones de médicos, pode me pedir, ok? Um abraço e fica com Deus!!!

  5. Uma pessoa que usa válvula mitral metálica realmente ouve seu tic tac constantemente?

  6. boa tarde me chamo Carlos minha esposa fez a operação do coração e trocou a valvula mitral hoje tem uma de metal ja faz um ano e dez meses ate agora venha tudo bem mais hoje foi trabalhar e começou a sentir uma dormencia no braço e perna esquerda alguem que tem a de metal ja passou por isso pra poder ma ajudar entender o que esta acontecedo grato.

    • Oi Carlos, nunca senti nada disso… O melhor é procurar o cardiologista pra ele explicar o que esta acontecendo… Deve-se ir ao medico pelo menos 2 vezes ao ano para acompanhar o estado da válvula. Mande notícias quando souber o que houve…
      Rafaella

  7. Olá pessoal! Olha minha mãe vai fazer a cirurgia terça agora, estou muito preocupada! Gostaria de saber se tem chances de não trocar a válvula e sim reparar? o cirurgião disse que vai trocar, mas será que vendo mesmo o coração não existe essa possibilidade?

    • Oi Geane, tudo bem? Existe essa possibilidade sim, mas depende da avaliação do médico. A Mãe da Fabiana operou há alguns meses e na hora da cirurgia perceberam que não era necessária a troca da válvula e a plastia da mesma foi suficiente.
      Que tudo corra bem na cirurgia da sua mãe! O momento é delicado mas depois que a turbulência passar ela terá uma qualidade de vida melhor.
      Estou a disposição ok?
      bjs rafaella

      • oi Geane!
        Tudo bem?
        A troca ou o reparo (plastia) depende do médico.
        Eu consultei com 3 médicos antes de operar, 2 deles, falaram em troca da válvula mitral, um deles me deu 95% de chance de consertar a minha, e foi com ele que me operei e realmente ele conseguiu fazer a plastia da válvula, converse com o médico antes da cirurgia, pra ver se tem essa possibilidade, depende da experiência do médico também!!!! Mas que Deus abençoe a cirurgia da sua mãe e que o médico tome a melhor decisão para o caso dela.

      • Rafaella, Boa noite! Olha a minha mãe ainda esta no hospital, já tem 23 dias, ela esta super bem, mais os médicos disseram que o RNI ainda não subiu, não esta no valor que eles querem;demora tanto assim? RNI : 1.33

  8. Alguma noticia da Jaque gente?…..Minha mãe fará 4 meses de operada e ja voltou a trabalhar, uma coisa que aconteceu depois da cirurgia é que ela as vezes tem tontura, mas fomos no neuro ele disse que pode ser labirintite e que pode ocorrer depois da cirurgia, uma vez que o sangue estava circulando em uma máquina e depois tem que adaptar novamente…..mas o resto ela ta muito bem graças a Deus!!!

    • Oi minha linda. Fiz um ano de operadadia 16 de agosto. Ainda tenho tonturas tb e a neuro passou um remedio pra labirintite q eu preferi nao tomar…espero q passe um dia…rs

  9. Oi amigos!
    Apos 10 meses de cirurgia tive minga 1° crise de amigdalite. Costumo ir no Tijucor, uma emergencia aki no Rj, bairro da tijuca. Porem eles nao aplicam a benzetacil.
    Por isso fui pela 1° vez ao UPA e fui mega bem atendida em menos de 30 minutos.
    Tomei 2 injeções pela manhã e agora estou beeeemmm melhor.
    E o medo das bacterias foi menor que a dor das iinjeções. Mes que vem completo 1 ano de operada e graças a Deus , esta td ok.
    Bjuxxxx e saude para tds.

  10. roberto quirino

    oi jak passa seu fac para mim que deus vai tidar muito forsa e deus vai esta com o cirugiao beij do amigo roberto

  11. roberto quirino

    oi jak fico muito felix de ter noticia de voc fica traquila eu conheci uma mulher la no incor que ja fes 4 cirugia da valvula mitral e esta levando uma vida normal voc vai tirar de letra esta nov cirugia voc tem o meu emause quiser laguar mensag la pode eu olho todo dia se voc tiver algum amigo que tem facc o meu facc e roberto quirino eu e minha mulher estamos junto vai ser um grand praser em conhecer voc e sua familha amiga fe fe fe fe

    • Marina Silva Brito

      Boa tarde Roberto meu amigo, como tens passado, bem? Espero que vc esteja bem. Roberto vc tem notícias da Jaqueline? Sabe se ela já operou e como ela está? Se vc tiver notícias, por favor, me dê um toque. Abraço meu amigo e fica na paz do Senhor. E á todos aqui do site, um forte abraço e que Deus esteja em seus corações.

      • Oi Marina, e todos os amigos eu dia 16 já saberei o dia que vou operar. Graças à Deus irei fazer minha cirurgia em Macaé mesmo. Estou mais tranquila pois vou está mais perto de casa rsrs dos meus pais e do meu noivo. O cirurgião é ótimo, e senti muita segurança nele. Deus estará presente!
        Fiquem todos com Deus

        Um forte abraço

        Jaqueline Maia

        • Oi Jaque.vc esta no face?
          força Jaque.estou com vc.minha reza e forte

          • Marina Silva Brito

            Oi Iuri, td bem, meu amigo, como tens passado? Iuri, nunca mais conversamos pelo face, mas vc está bem, né? Um abração meu amigo e fica com Deus.

        • Marina Silva Brito

          Oi Jaque, que bom que vc vai operar logo minha amiga, nós ficamos numa agonia danada antes da cirurgia, mas esse sentimento é comum. Estarei aqui Jaque em orações e nosso Senhor guiará as mãos dos seus médicos e fará a cirurgia ser um sucesso. Confie, e vá sem receios, que Deus preparará tudo e breve vc estará aqui conosco contando e dando o seu testemunho. Fica com Deus minha amiga. Estamos todos juntos nesta hora. Beijos!

  12. Oiii Jaqueline !!!!! como vc tá flor? me disseram q vc não tem face ….vc tem email? o meu é ….[email protected]. ..podemos conversar ….e se alguém tbem quiser conversar ou se eu puder ajudar pode adicionar pessoal…fiz a cirurgia a 1ano e 2 meses ..coloquei a mitral biologica ..cirurgia de peito aberto …..tenho 37 anos ….beijos ….boa noite….

  13. Boa tarde, amigos! Hoje nem fui fazer o exame por que acordei com muito cansaço. Hoje está sendo péssimo. Mas… com fé em Deus vai ficar melhor. O cansaço é muito ruim, e estou com um pouco de falta de ar. Só Jesus! Um abraço a todos e que Deus os proteja.

    Jack

    • Jaque …boa noite me adiciona no face p gente conversar …Aline odair…bjs

    • Bom Dia! Jaqueline fiquei sabendo que vc é de Csemiro de Abreu? Eu moro em Rio das Ostras somos praticamentes vizinhas. Eu fiz a minha cirurgia em Campos com o Drº Ronald Peixoto é um senhor de idade muito famoso e bem conceituado pois é presidente no Estado do Rio de Janeiro dos cirurgiões cardiovasculares a eqquipe dele também é muito boa, se precisar de algo pode pedir pois estamos perto. Fique com Deus beijos sandra

    • Marina Silva Brito

      Oi Jack, boa tarde! A paz do Senhor esteja convosco. Sei minha querida que a dor é realmente terrível, mas precisa ter fé, já deu certo e dará novamente. Sabe,… conheci pessoas que já operaram 2 vezes e que estão ótimas. Com Deus tudo é possível. Quando eu soube que você iria operar novamente e tão recente, confesso que fiquei com um pouco de medo, completei dois anos de cirurgia ontem (08/05/14), e depois que passamos pela cirurgia, temos receio de praticamente tudo. Ela dói bastante, mas quando você acordar, verá que é tudo novo, vida nova e que o pior já passou. E do mesmo jeito que você suportou a dor, a cirurgia e todo o procedimento da primeira vez, será forte e suportará novamente. Porque você não está sozinha e nem está desamparada, você tem Deus no controle de tudo. Então, tenha fé minha querida, pensamento positivo e muita força para recuperar novamente a saúde. Estarei por perto em orações por você e por todos aqui, que vocês são minha nova família, e são amigos maravilhosos. Fica na paz minha querida! Um grande abraço!

  14. Meus amores.
    Graças a Deus esta td ok. Meus exames estão otimo e a valvula esta perfeita. Amém senhor. O Dr disse q por conta do problema o atrio na voltara ao tamanho normal e ficara variando esse tamanho.
    Parece q a valvula da Jaque não esta fechando direito e mais algum outro probleminha q com a fé em Deus vai ser resolvido, pois estaremos todos na torcida com vibe positiva.
    Bjuxxx em tds.

    • Oi Dany, fico feliz por você! Que Deus te abençoe e a todos aqui. Peço a Deus e de coração que não permita que nenhum de vocês passem pelo o que estou passando. Peço à Deus por todos. Não vamos perder o contato pois realmente somos uma família. Já comecei fazer os exames, e assim que souber a data falo para vocês. Tenho uma notícia maravilhosa pessoal hoje conheci a Marcela que fez a cirurgia logo depois da minha. Gente ela está tendo cansaço mais está bem. Ela é muito simpática, nos conhecemos aqui no site, e descobrimos que morávamos perto. Nos tornamos amigas! Dany vamos nos conhecer, o Rio é perto rsrs da minha cidade que é Casimiro de Abreu. Bjus
      Seria bom se pudéssemos conhecer a todos pessoalmente!

      • Jaque estou so aguardando a sua cirurgia. Se fizer aki no Rio não deixa de me avisar, por favoooooorrrrrr
        Quero poder te dar aquela força. Conta comigo!!
        Bjuxx

      • Passei por Casemiro de Abreu mês passado. Fui a Campos desfilar como convidada com a Unidos da Tijuca. Foi no Campos Folia.rsrs

  15. Olá, tbem operei a válvula mitral a 1ano coloquei a prótese biológica , se alguem quiser conversar meu face é ALINE ODAIR…gostaria de saber o porque a jaque vai operar denovo e como ela está ? se alguém souber …obrigada….

    • Oi Aline, boa noite! Agora estou melhor.
      A minha prótese diminuiu o diâmetro e o sangue não está conseguindo passar. Uma estenose. E minha válvula tricúspide está lesionada por este motivo está regurgitando. Comecei a ter falta de ar e cansaço. Mas… não fique preocupada, isso não é comum de acontecer. Vamos manter contato pessoal.
      Obrigada e que Deus te proteja e a todos os nossos amigos aqui.

      • Oi Jaque querida ….q bom saber de vc …nunca nos falamos mas fiquei preocupada flor com vc…quero q saiba q torço por vc …e ficará tudo bem …o médico te explicou porq isso aconteceu? quanto tempo faz q vc operou ? Fique em paz amada um bj enorme ….gostaria de ter vc em meu face se assim vc quiser ….AlineOdair ….bjs…

  16. jak voc vai operar onde la no rio mesmo vai dar tudo certo tenha fe deus esta do seu lado e vai te anparar feeeeee tudo vai corer bem

  17. jak a daniele e a aline odair tambem fes esta cirugia abrido o peitoe coreu tudo bem fique tranquila que vai dar tudo ceto deus vai tar guiando as mao dos medico na hora da cirugia tenho uma amiga que trocou a valvula e aorta e esta muito bem este probrema que voce ta tendo no pulmao e que o atro esquedo esta precionado o pulmao a minha medica de campinas espricou tudo isto fica traquila que vai corer tudo bem no dia que voc for emternar avisa agent para agent mandar vibraçao boa pra voc um abraço do amigo roberto

  18. Oi amigos!!!!
    Fiz um Eco semana passada. Ontem completei 8 meses de operada. Td ok com a válvula.
    Deu um aumento no átrio esquerdo. A medida dada é 4.0 e a minha esta em 5.1
    Comparei a outros exames e no exame de 2007 estava em 5.9 e após isso variou abaixo dos 4.0 mas vou levar ao medico dia 28.
    Dpx de ver isso comecei a sentir umas palpitações q duram uns 3 segundos…e as vezes fivo tonta.Estou apreensiva e mto nervosa. Medo dominando e psicológico trabalhando mau.
    Estou pedindo a Deus que td se resolva da melhor maneira.
    Estou indo hj a noite passar o feriado em Santos, casa de um casal de amigos.
    Aqui no Rj temos feriado de São Jorge na quarta feira, 23. Será um mega feriado mas mesmo assim estou de férias.
    Desejo a todos vcs uma páscoa iluminada pelo espírito santo. Que o amor de Deus invada nossas casas e corações. Um gnde beijo e abraço a todos.

    • As outras medidas do exame estão tds de acordo com os padrões.
      Fui parar na emergencia umas 3 ou 4 vezes com dor no peito e costas. Apos varios exames conclusão: dor muscular.
      As vezes sinto cansaço mas consigo respirar bem e logo me recupero. Acjo ser o cansaço normal pois antes não passava.
      Essa semana ao buscar minha filha na creche , pegamos chuva.
      Ela completou 4 anos dia 6 e tem 1, 06 cm de altura, magrela e alta. Tive q pegar ela no colo e abrir guarda chuva…e td q senti ao invés de cansar, foi dor no braço pq osso pesa neh?! Rs

      • Oi Danielle, fé em Deus que não há de ser nada!!! Eu também vou fazer 8 meses de cirurgia, também estou bem, com a graça de Deus!!! As vezes qualquer dorzinha, já associamos ao coração. Minha médica falou que quase todas as pessoas tem um pouco dessas palpitações (arritmias), de uns 3 segundos, mas logo passa, quando logo passa, não há o que se preocupar!!! Mas pessoas que não tiveram problemas no coração, as vezes nem percebem, nós que ficamos muito alertas a qualquer sintoma. Mas sempre tire suas dúvidas com o médico. Eu ainda não fiz a eco, Fiz a 6 meses, estava tudo bem. Fiz o Holter 24h, vou ver na próxima semana o resultado, mas me sinto bem, acho que está tudo normal. Danielle, mas fique tranquila, as vezes um pouco de cansaço, todo mundo sente, mas voce correu com sua filha nos braços e na chuva, então deve estar tudo bem, né? Um abraço e fiquem com Deus!!!!!!

      • Oi Dani! Sandra sabe o que é vc deve ter sambado muito rsrsrs estou brincando não deve ser nada é porque a gente também fica analisando coisas que antes da cirurgia não prestavamos atenção depois da cirurgia ficamos tomando conta de tudo cada dorzinha cada suspiro e gato escaldado tem medo de água fria. Fique tranquila, beijos

        • Obrigada minhas amigas. Esta td bem agora. Graçasxa Deus.
          Sandra como esta a netinha????

          • Oi Dany! A netinha está ótima já estar com 6 meses, tem uma cara de levada rsrsr…. Fiquei feliz em saber que está tudo ok com vc, agora vamos pedir para que Deus dê força a Jak mais tudo vai dar certo vamos ter fé bjs

  19. fabiana as veses e do medicamento que fas ficar esta toc seca ma isto passa logo um abraço do amigo roberto quirino entra no meu facc para agent trocar ideias deus va dar muita lux

  20. Olá pessoal, eu postei no final do ano passado que minha mãe também teria que operar, então, ela operou dia 04/04 e já está em casa, se recuperando muito bem, fazendo fisioterapia, mas a única coisa que está ruim é dor nas costas e uma tosse seca, queria saber se alguém deu tosse após a cirurgia……o médico disse que os pulmões estão limpos e que essa tosse é proveniente do tubo que vai na boca quando ainda está na uti, mas se alguém teve me diga como foi e como passou, ok?! beijo a todos e estou muito feliz por Deus ter cuidado da minha mãe,ahhhh outra coisa ela fez uma plastia na válvula graças a DEUS não foi preciso a troca….beijo a todos

    • Pessoal tenho que fazer um tratamento dentário, nós podemos tomar anestecia

      • oi Joelson, não há problemas com a anestesia, porém antes de qualquer tratamento dentário é necessário fazer a profilaxia, fale com o seu cardiologista pra saber qual a dosagem certa de antibióticos que você precisará tomar uma hora antes do procedimento.

    • Fabiana, boa noite! Tive este problema de tosse qdo fiz a minha cirurgia. Os nedicos receitaram um xarope chanado SEKI. Este medicamento nao interfere nos outros renedios como Marevan, atlansil e etc. No meu caso o Seki foi bem efetivo. Qq duvida, estou a disposição. Att Marcelinho.

  21. jairson sou amigo da jaqueline e de muito outros estou preulcupado com a jaqueline ela falou que nao estava bem se voce tiver comtato com ela fala para ela emtrar no meu facc que e robertoquirino no facc esta eu e minha mulher

    • Oi Roberto, infelizmente não tenho boas notícias. Em setembro do ano passado comecei a ter falta de ar novamente, fui a pneumologista, mas o diagnóstico não era de uma pessoa asmática. Bom… dia 30 de janeiro fiz o transesófagico mas só pude pegar o resultado no dia 08 de abril e neste mesmo dia fui a cardiologista e levei o exame. Veio a triste notícia! Vou ter que ser reoperada, pois minha válvula (prótese mitral) está com problemas, não está abrindo e a tricúspide tbm está com problemas e o médico falou que terá que fazer algo mas não falou o que. Fiquei louca, desesperada! Ainda estou. Não fazem nem 2 anos que passei por aquele sofrimento. Estava com casamento marcado para setembro. Imagina? Não vou operar com a mesma equipe. Roberto, a minha outra cirurgia foi feita por toracotomia, mas agora vou ter que cortar o esterno, e isso está mexendo comigo. Estou triste! Meus pais, meu noivo e amigos estão me apoiando. Minha mãe está sofrendo muito. Meu noivo está SEMPRE comigo. Mas… acho que não vou saber lidar com isso. Sei que minha saúde é mais importante, mas…. O médico disse que terá que ser assim, pois meu pulmão está comprometido. Roberto, ainda não tenho face, mas vou fazer um. Não tenho entrado por que estou sem internet em casa.
      Vamos manter contato. Um abraço e obrigada pela preocupação. Bom saber que está bem. Um forte abraço a todos. Que Deus os abençoe.

      Jaqueline .

      • Jaqueline tenha fé em Deus que vai dar tudo certo.

      • Jaqueline, conte
        Conosco! Estamos todos juntos no mesmo barco… Sei que é chato ter que operar novamente, mas tente ficar tranquila… Sua família é maravilhosa e estará perto de vc nesse
        Momento tão delicado! Ore bastante, peca a Deus para te dar força para passar por essa nova provação! Sua saúde em primeiro lugar com certeza! Vc ainda terá muito tempo para realizar
        Muitas coisas… Procure pensar em uma coisa de cada vez ok? Seu noivo te apoia e estará ao seu lado sempre! É uma benção! Tudo vai dar certo! Confie! Estou a disposição ok? Um grande beijo, Rafaella

      • Jaqueline, tudo bem?
        Em qual cidade consulta com seu médico que irá fazer a cirurgia?
        Posso te indicar que consulte com meu médico? DR. ROBERTO DE CARVALHO, de CURITIBA-PR.
        Eu estava com problemas na válvula Mitral, tinha arrebentado uma cordinha, a única solução era cirurgia. Tinha a possibilidade de troca da válvula, consultei com 3 médicos, e este Dr. Roberto me deu chances de conserto, e realmente foi isso que ele conseguiu fazer, fiz só plastia da válvula mitral, mas também foi cirurgia de peito aberto, foi muito difícil tomar essa decisão, pesquisei sobre outros métodos, mas para os médicos esta é a melhor, eles conseguem ter acesso melhor. Eu te entendo e tenho o mesmo dilema, para nós mulheres, não poder usar roupas decotadas, usar blusinhas mais altas, mas pelo menos no primeiro ano, depois dizem que a cicatriz fica só um risquinho branco, melhor cuidar pra não tomar sol no primeiro ano. Só quem passa por isso, entende do que estou falando. Mas o MAIS IMPORTANTE é a sua SAÚDE, que consiga resolver este problema e fique bem boa. Os primeiros 3 meses são mais delicados, mas depois de 6 meses eu me sentia MUITO bem, graças a DEUS, entreguei minha vida nas mãos de DEUS e ELE me deu nova chance!!!!!!!!! Acredite e tenha fé que tudo vai se resolver da melhor forma possível.
        Seria bom ter uma segunda opinião, se quiser, te passo telefone do meu médico, aqui ele é muito bem conceituado, pesquise sobre ele na Internet. Acho que vale a pena tentar todas as possibilidades antes de decidir.
        Jaqueline, não te conheço, mas todos aqui no site, somos como uma família, que passamos pelas mesmas situações e nos ajudamos um ao outro. Com carinho, te envio vibrações positivas, e confie que DEUS irá te abençoar sempre!!!!!!!!!!
        Um abraço!!!!!!

        • Eu também tenho que fazer outra cirurgia de prótese do quadril, que nada a ver com o coração, mas ele tem que estar bem pra poder fazer a cirurgia, em maio vou consultar e tenho fé que DEUS estará comigo também!!!!

        • Oi Ilse, boa noite.
          Vou operar no RJ, sou de Casimiro de Abreu. Estou longe de Curitiba. Se eu pudesse, nossa seria bom. Mas… fica difícil. Mas… muito obrigada. Para nós é complicado, e eu não queria cortar o peito. Dá primeira vez, foi por toracotomia lateral. Mas deus sabe de todas as coisas. Obrigada pela força e podem acreditar que depois que comecei a conversar com todos aqui e ler essas mensagens fiquei melhor e mais confiante.

          Um beijo Ilse e um beijo para todos.

          Fique com Deus

          Jack

        • oi gente eu tenho um ano eoito meses de operada tenho uma valvula mitral biologicae fiz a cirurgia de peito aberto ate hoje sinto dor no osso mas fico preocupada com os sintomasde que vai ser nescessario uma segunda troca se alguem tiver passado por isso me fala embora a medica ter dito que os medicos nao falam em sintomas para nao influenciarem no nosso psicologico

          • Oi Angela!
            Eu também fiz a cirurgia de peito aberto, já faz um ano, não sinto mais nada de dores no local da cirurgia, apenas sinto um pouco de incômodo quando deito de lado e me viro de um lado pra outro, mas no mais, não me incomoda. A válvula biológia, depende muito do tipo, se for importada ou não, eu me informei que existem algumas que podem durar até mais de 25 a 30 anos. Mas isso tudo depende de cada paciente também. Cada caso é um caso!!!!

      • Boa noite Jaqueline! É a Sandra já nos falamos antes, acredite o bicho papaõ não é tão feio assim vai dar tudo certo sou bem mais velha do que vc quando fiz a cirurgia em 2012 vou ainda fazer 2 anos estava com 49 anos e foi tranquilo sei que é dificil pois o emocional fica desequilibrado. Talvez vc ache que por abrir o peito vai ser pior mais não é assim segundo o meu médico ainda é o melhor método de cirurgia pois o médico diz que o campo de trabalho para eles é melhor tenha fé tudo vai dar certo. Espero que o seu médico tenha o mesmo pensamento que o meu em não deixar o paciente sentir dor pois não senti dor, fiquei apenas 24horas na U.T.I. depois fui para o quarto, sei que é dificil mas tente pois o emocional é muito importante nestas horas e não precisei nem de bolsas de sangue . Pensava muito no meu dilho mais novo na época com 12anos, se vc tem uma religião se agarre nela nestas horas faz muito bem e é muito importante Pense Deus está no comando nenhuma folha cai sem a permissão do nosso criador tenha fé ele existe e vai estar com vc chame por ele com fé e ele irá ao teu encontro irá enxugar as vossas lágrimas, irá te trazer uma paz que só nele existe esta paz vai te encher de esperanças vai te dar conforto e coragem nesta prova do qual vai passar vc não está sozinha beijos de quem sabe o que vc está passando Tudo vai dar certo!

        • Bom dia Sandra, obrigada. Realmente, o emocional está abalado. Tinha planos para este ano, iria casar em setembro. Tudo certo, e então… essa notícia. Não tem nem 2 anos. Uma válvula que era para durar uns 8 anos, 10. É triste demais, o sofrimento é grande. Ainda não tenho filhos, e quero ter. Estou triste e muito desanimada por passar por isto tão rápido. Estou pedindo a Deus para me dar forças.

          Um forte abraço
          Fique com deus

          Jaqueline Maia

          • Oi! Jaqueline não sei qual a sua religião, mas acredito que Deus tem os seus Designios que para nós ainda é dificil compreender costumamos blasfemar reclamar e depois que tudo passa com o tempo vemos que foi necessário passar por tal situação. Sei o quanto é dificil mas tente pensar assim tem algo mais importante para vc que ainda não consegue ver mas depois vai entender porque passou por esta situação. com certeza vai ter seus filhos mas derrepente agora não era a hora costumamos pensar que os nossos planos tem que ser na nossa hora e as vezes é para outro momento não desista deles é apenas um adiamento para que tudo aconteça no momento certo pra darmos mais valor. Pense desta maneira e tenha fé beijos

          • Oi Sandra, que bom! É de Rio das Ostras rsrs Puxa, vou ter que ir lá essa semana na Medicina Nuclear vamos marcar para nos conhecer. Já conheci a Marcela, ela é de Macaé. Muito obrigada pela força. Realmente, estou muito triste. Mas… também conheci a Rafaela e está me ajudando muito. Tem o Roberto enfim todos aqui nos dão força. Mas… é muito difícil. Pensei que seria mais fácil MORRER. Sério! Mas… existem pessoas meus pais, meu noivo. E outras pessoas amigas que sofreriam muito. Então, vi que a vida é tudo. Mas… perdi a fé por alguns instantes quando recebi a notícia. Pedi muito perdão a Deus.
            Sandra meu exame ficará pronto na quarta. Te falo certo, e se puder, será um prazer conhecê-la.

            Um forte abraço

            Jack

          • a morte Jaqueline não é só sofrimento para seus pais mas vai ser principalmente para vc desta maneira do qual está pensando deixando de reagir ao sofrimento terrestre.Não sei qual a sua religião… Mas não encarar o sofrimento que Deus nos coloca nesta vida é pensar que o seu fardo está mais pesado do que os dos outros e Deus não é ruim, ele nos dá o que podemos suportar. Erga a sua cabeça damos graças porque existe cura para o que temos e quantas doenças ainda não existe curas? E nem por isso as pessoas desistem. Só iremos partir quando o nosso criador quizer mas desanimar nunca!!!! De vier na quarta me avise beijos

      • Marina Silva Brito

        Jaqueline boa tarde! Li aqui o seu relato e passei para lhe enviar pensamentos positivos e muita fé e muita força, minha querida. Sei que não é fácil, mas temos que tentar com muita fé e muita garra. Todos nós que passamos pela cirurgia, sabemos o quanto é difícil. Mas colocaremos Deus no comando de sua cirurgia e breve estará tudo bem, vc verá, e quando vc voltar para casa, será somente alegrias. Vamos orar por você e pela sua saúde. Fica na paz e lembre-se: Existe Deus para aliviar os nossos corações e tomar a frente de todas as situações. Ele te iluminará, não se desespere. Um forte abraço e fique com Deus.

        • Oi Marina. Nossa, muito obrigada pela força e pode acreditar: recebi seus pensamentos positivos. Estou aceitando. Mas, penso no sofrimento que terei pela frente. Isso dói demais. Passar por tudo novamente, e não tem nem 2 ANOS. A dor! é muito sofrimento.

          Um abraço forte
          E fique com Deus

          Jack

  22. Boa noite amigos vencedores que as bençãos de Deus sejam derramadas sobre cada um de vocês.
    Força e fé tudo já deu certo !!! faz dois anos em junho que operei e mim sinto muito bem graças a Deus essa rede de amigos me ajudam muito só tenho que agradecer a todos Jamile,Marina,Jaqueline,e outras pessoas lindas que conheci aqui Deus abençoe a todos.

  23. oi danielle voce tem noticia da jaqueline ela falou que estava com uns pobrema de saude mas nao consigo falar mas com ela se voce tiver o fac dela passa para mim im abraço do amigo roberto

  24. Olameus amigos!!!
    Estava morrendo de saudade de vocês.
    Espero q todos estejam bem!!!
    Bjoka

  25. jaqueline eu ja tentei tilocalisar no fac mas nao consigui passa seu fac para mimo meu e robertoquirino esta eu e minha esposa junto vou pedir adeus que voce melhore logo voc e fot e vai dar volt por cima de tudo isto

  26. Jaqueline Moreira, quanto tempo minha amiga. Espero que vc esteja bem!? Como vc resolveu o problema da sua queda de cabelos? Estava relacionada a algum medicamento ?

    Um forte abraço e manda noticias.

    @Galera, não assusta com a pergunta. Em alguns casos pode ocorrer uma leve queda de cabelos, por uso de determinado medicamento, nada que uma substituição de medicamento não resolva.

    Att
    Marcelinho ( Marcelo Carvalho )

  27. Pessoal, Boa noite! Depois de um longo período fora, voltei para atualizar /compartilhar a minha situação atual com vcs. Aproveito para parabenizá-los pelas constantes atualizações. Este site/sessão na net, ajuda muitas pessoas que quando recebem a noticia que vão operar, entram EM DESESPERO. Foi assim comigo tb. Aqui, encontrei um pouco de tranquilidade, sabendo que já tinha muitas experiencias bem sucedidas. Chego aos 3 anos e meio de operado ( Válvula mecânica Mitral/Aórtica, Já relatei neste site alguns pequenas intercorrências pós cirurgia, que segundo os médicos são naturais no primeiro ano. 1. aceleração seguido de arritmia ( é horrível, mas passa ). Observei que ao longo do tempo, se vc tiver uma vida muito acelerada ( Naqueles dias de nervosismo, ansiedade, correria e etc ), pode acontecer alguns eventos de forte aceleração seguida de uma arritmia. Ao passar do tempo, pode acontecer os eventos mais de forma mais leve. 2. Ja fiz tratamento odontológico ( limpeza com especialista em gengiva, tomei o antibiótico antes e em seguida, graças a Deus ocorreu tudo bem. Dica: procurem fazer os tratamentos com especialistas. Existem dentistas certificados para atuar em pacientes com nosso histórico cardíaco. 3. Cloridrato de amiodarona ( Atlansil / Ocoron ( acho que é assim ), Estes medicamentos depois de muito tempo de utilização geram uma efeito que dá a sensação de falta de ar. Ele como se vc estive com o pulmão um pouco presso. No meu caso, com pouco mais de 3 meses de utilização, comecei a sentir em alguns momentos dificuldades p/ respirar. Conversei com o médico e foi explicado e trocado o medicamento. Como utiliza este medicamento (Cloridrato de amiodarona )? quando sinto qq sinal de arritmia, o remédio é excelente, utilizo por dois dias e depois volto a tomar o Concor de 5 mg. 4. Observei que nestes últimos 3 anos e 6 meses, quando estive envolvido em problemas emocionais ( stress trabalho / stress família / ansiedade extrema e etc ), o coração respondia rápido, com Arritmias, sentido pressão no peito e etc. Ficava nervoso achando que a coisa ia complicar, quando os problemas eram resolvidos e/ou quando afastava dos problemas, o coração normalizava. Vamos agora as coisas boas: Fico feliz em encontrar atualização das pessoas como a Jaqueline Moreira, que mesmo depois de muito tempo operada, passa aqui e deixa sinal de que está bem e auxiliar o próximo.

    Coisas maravilhosas que aconteceram:

    Depois de um ano de operado, a minha esposa ficou grávida, foi um presente. Há uma ano atras ( 2010) estava numa maca p/ fazer cirurgia e um ano depois ( 2011 ) esposa grávida da minha filha que nasceu bem e chama-se Maitê ( É uma princesa cheia de energia ). Quando a Maitê nasceu, optamos por fazer Laqueadura na minha esposa, pq era nosso segunda filha, e ter filhos hj, é maravilhoso, porém custoso ( Educação / saúde e etc ), Pois bem, sempre sonhei em ter um menino, com a Laqueadura e nosso projeto de vida, essa sonho teve de ir para caixinha ( Este não é mais possível ), estão veio a grande surpresa, mesmo com Laqueadura, a esposa ficou grávida de novo, e desta vez foi um garotão ( apelidei o filho cariosamente de MacGyver, Lembram dele ? – Quem tiver curiosidade de saber quem foi o MacGyver, pode ver no Youtube ), enfim, agora estou feliz da vida, com 3 filhos, agora com um brother para assistir futebol/F1/levar carro para lavar, jogo de botão, fazer coisas de meninos. :-)

    Essas válvulas parecem que ficaram boas mesmo. Fazer filho é uma coisa, fazer filho em uma mulher laqueada é outra coisa. Será que o pós cirurgia nos homens, deixa os espermatozoides Wireless ( Sem precisa de trompas para engravidar ) :-)

    Coisas boas para a cabeça / Coração:

    Estava de ferias e comecei devagar, andando 4,6 km por dia, depois de uma semana e meia, passei a andar 2,3 km e correr ( trotar ) 2,3 km por dia. Nossa !!!faz uma diferença danada no dia a dia.

    Mensagem que deixo:
    Quem está na fila: Sejam forte e saibam que o pós cirúrgico é duro, mas vale muito a pena.

    Quem acabou de fazer a cirurgia: tenham fé e acreditem, a qualidade de vida melhora, mas depende exclusivamente de cada um de nós.

    Para todos: apesar da cicatriz no peito, a parte mas afetada e a cabeça, por isso tem de ser forte e sabe que não existem limitações, só precisa ter cuidados como tudo na vida.

    Estou rindo a toda e curtindo meu tão sonhado filho ( menino ) que chegou no último dia 06/03/2014.

    Tenho pedido a Deus para abrir os meus olhos de modo que enxergue o quanto a minha vida é boa. Apesar dos problemas, estamos vivos e temos como ser produtivos em todos os sentidos.

    Até + passageiros deste trem chamado de VIDA.

    Felicidades à todos.
    Att
    Marcelinho ( Marcelo Carvalho )

    • Marcelo, boa noite
      Tbm uso valvula metalica a dez anos e nunca tive problema algum, só percebi que de uma semana prá cá nao escuto o tic tac, isso é normal, acontece com vc tbm de ouvir ou nao o tic tac, ou to paranoica?

      • Elza, desculpa pela demora. No inicio ouvimos muito, porque estamos muito atentos a tudo e com muito receio. Depois de um tempo só ouvimos quando estamos muitos stressados, No geral, não ouço muito as minhas válvulas. Muitas vezes até esqueço que as tenho. Tem de relaxar um pouco, senão ficamos paranoicos e não conseguimos visualizar com a vida é fantástica. Em outros tempos, e até mesmo em outras países, não teríamos a oportunidade de ter uma vida quase normal com nossos tic tac. Forte abraço e tenta relaxar um pouco. Evite Stress, bebida, muito café e chocolate e tenta caminhar um pouco em algum lugar que goste. Um forte abraço. Se precisar só é escrever. Demoro mais respondo. :-)

  28. Boa noite meus amigos,

    Estou entrando hoje depois de muito tempo. Como estão todos? Roberto obrigada por perguntar e desculpa. É pessoal voltei a ter alguns problemas e ontem precisei ir para o hospital fora da minha cidade. Pessoal comecei sentir muita falta de ar, cansaço e precisei fazer um transesófagico no final de janeiro deste ano, e minha válvula tricúspide está com problema (regurgitando). Ainda não levei o resultado ao médico. Estou com medo! Amigos, estão aparecendo no meu corpo manchas roxas. Alguém sabe porquê isso acontece?

    Um forte abraço à todos,

    Roberto espero que esteja bem. E fiquem todos com Deus!

    Jaqueline

    • Oi Jaque minha linda q saudade.
      Tb estou sumida daqui. Fiquei doida com a correria do carnaval mas voltei.
      Poxa q noticia chata…mas estaremos tds aki na torcida.
      Medo de q mulher?? Vc nao sabe q Deus nao dorme e esta sempre do seu lado?!?!
      Por favor nos mantenha informados. Qlqr coisa me passa um e- mail q eu repasso pra galera.
      Boa sorte e fica calma q ja deu td certo.
      Suuuuuper beijo

    • Jaqueline, boa noite! Se vc utiliza Varfina(marevan), esta pode ser uma das causas. Nao se preoculpe. Vou dizer como costuno fazer nestas situaçoes, mas antes de tentar repetir o que faço, procure seu medico. Normslmente, qdo percebo quausquer sinais de problemas, paro de tomar o Msrevan por uns 4 dias, depois volto a tomar o marevan normalmente, seu aumentar a dose. Sobre a falta de ar, se vc utiluza amiodarona (substancia do remedio atlansil) continuamente, este pode ser o motivo. Converse com seu medico. Qq duvida, estou a disposição. Att Marcelinho

      • Oi Marcelo, boa noite? Como vai? Não tomo Marevan. Minha válvula é biológica. Vou ter que ser reoperada. Já estou com todos os pedidos médicos. Obrigada

        Um forte abraço

        Jaqueline

    • Amigos, A Jaqueline está aguardando a autorização do plano para operar… na semana passada ela sentiu muita falta de ar e parece que essa demora toda é porque o médico pediu uma válvula importada. é um grande absurdo a maneira como os planos de saúde lidam com a vida das pessoas, até porque sabemos que não falta dinheiro para eles.
      Gostaria de pedir a vocês uma corrente de oração por ela, para que essa cirurgia seja logo autorizada e a nossa amiga possa ser operada.
      Vamos todos enviar boas energias e visualizar toda essa situação resolvida. Se alguém conhece alguém da Unimed por favor se manifeste.
      um beijo a todos e fiquem com Deus.

  29. a jaqueline nao deu mais noticia se alguem tiver noticia dela passa gent ficaremos agrdecido um abraço do amigo roberto

  30. GOSTARIA DE TER MAIS CONTATOS COM PESSOAS NO FACE:TENHO A JOSENES, AliNE ODAIR,JOELSON,ILSE,IURE E O ROBERTO.
    SIDNÉIA FRETTA É O MEU FACE,TENHO PROTESE METÁLICA

    • Sidneia fretta sempre ouvi muito bem o tic tac de minha valvula metalica, e nos ultimos 03 dias nao consigo ouvir, já aconteceu com vc?

      • Gente, meu marido teve endocardite infecciosa e operou há 4 dias..ainda estamos no hospital, a infecção normalizou hj. Ele fez a plastia da válvula tricuspide, vcs sabem dizer quanto tempo ele pode ir à praia, mesmo que só a passeio, sem banho e exposições.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: