I Encontro da Rede Internacional de Municípios pela Cultura

Convite do 1º Encontro da Rede Internacional de Municípios pela CulturaO objetivo é promover o intercâmbio cultural entre cidades de diversos países

São João del-Rei se transformará no ponto de interseção mundial entre culturas de diversas cidades de diferentes países. A Capital Brasileira da Cultura 2007 será a sede do 1º Encontro da Rede Internacional de Municípios pela Cultura, que acontece entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro de 2007 . A promoção do evento é da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de São João del-Rei e do Comitê Executivo da CBC 2007.

Já estão confirmadas as presenças de políticos, agentes culturais e artistas de cidades como Serpa, Beja, Caminha, Vila Nova de Famalicão e Palmela, de Portugal; de Punta Umbría e Cortegana, da Espanha; de Patzún e San Bartolomé, da Guatemala; e de San Vicente, de Cabo Verde. Do Brasil, além da anfitriã São João del-Rei, estarão presentes as cidades de Itabira, Santa Bárbara, Congonhas, Itabirito, Outro Preto e Olinda. A Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais também marcará presença.

O objetivo do evento é focalizar questões como a diversidade cultural, através do intercâmbio entre cidades brasileiras e de outros países, o desenvolvimento e a preservação de manifestações culturais e artísticas e destacar a centralidade da cultura nas administrações das cidades envolvidas no projeto. Para isso, serão realizadas palestras, debates, espetáculos teatrais, de dança, de música, visitas técnicas, mercado cultural, exibição de filmes e mostra de fotografias. Cada cidade será representada por agentes culturais e artistas que trarão suas contribuições e demonstrarão parte de suas manifestações artísticas durante o encontro.

O perfil do 1º Encontro da Rede Internacional de Municípios pela Cultura será o de um amplo intercâmbio cultural que irá procurar valorizar as culturas locais de diferentes cidades e países. Ao mesmo tempo, buscará criar alternativas para o desenvolvimento cultural dos municípios pela discussão e interação com a população local de aspectos ligados às políticas para o setor.

O projeto da Rede Internacional de Municípios pela Cultura iniciou-se na gestão do prefeito da cidade portuguesa de Serpa, João Rocha, no Festival de Cultura em 2006. A intenção era criar um intercâmbio cultural entre cidades de diversos países. Através da troca de informações e experiências, o que se busca é promover a valorização do patrimônio cultural material e imaterial. No Brasil, o projeto é coordenado por Cléber Camargo Rodrigues, da empresa Excelência Ltda. As cidades que estarão presentes em São João del-Rei para esse primeiro encontro são as que iniciam um projeto que deverá crescer muito nos próximos anos.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: