Visita a Toledo

Hoje logo cedo pegamos o trem e fomos pra Toledo.

Aquilo lá está para Madri assim como Tiradentes está para São João del-Rei. É uma cidade congelada no tempo, voltada para turistas. Suas muralhas, pontes, torres, igrejas, mesquitas, sinagogas, casas, museus, estátuas… está tudo muito bem conservado.

A Catedral de Toledo é um detalhe à parte. Por fora é apenas uma igreja gótica muito grande, mas por dentro é um verdadeiro museu. Dá pra entender porque existem tantas pinturas religiosas, era para decorar igrejas e capelas… além de casas de monarcas ou ricos, que eram muito religiosos. Lá tem pintura de Rafael, Ticiano, El Greco, Goya, Caravaggio, Van Dick.

A “sala” do coro é a mais linda que já vi, com todas as cadeiras de madeira entalhadas e em cima de cada cadeira, uma “abóboda” entalhada no mármore. Detalhe, o local é aberto, no meio da catedral, sem teto (a não ser o teto da catedral, a uns 40 metros de altura). No alto das “paredes” da sala tem dois órgãos que devem fazer um som incrível.

Tem vários reis e suas respectivas esposas enterrados lá. O mais fabuloso, no entanto, é a “catedral de ouro” que eles levam na procissão de Corpus Christi. São 16kg de ouro!!!! Fica em uma sala cheia de outros objetos de ouro, prata, cristal e até coral.

Não conseguimos ver tudo de Toledo, andamos pelos labirintos de ruas e só entramos na Catedral, no Monasterio de San Juan de los Reyes, na Sinagoga Santa María la Blanca, na Mezquita Cristo de la Luz e na Capela de San José.

Já arrumamos nossas malas, agora vamos dormir pra amanhã cedo irmos pra Paris.

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: