A importância da imagem na sociedade

1999, 3º ano do 2º Grau, 17 anos

Nos dias atuais a imagem está tão ligada à vida das pessoas que é impossível imaginarmo-nos sem ela. O que seria uma revista sem fotos, uma telejornal sem as reportagens? A imagem está sendo supervalorizada.

As fotos são os diferenciais em jornais e revistas, primeiro olhamos a foto, se for interessante, lemos a matéria. É possível fazer uma endoscopia ou uma operação médica arriscadíssima analisando e confiando em minuciosas imagens produzidas por uma microcâmera. Na Internet um site só com texto não chama atenção, mas um site cheio de fotos, cores, animações, torna-se muito atraente. Nossa memória nada mais é do que um álbum de fotografias. Muitas fases de nossa vida nós só lembramos após ver fotos dessa época, lembramo-nos de várias situações que ocorreram no passado pelo simples fato de olhar uma foto. A televisão provavelmente é o maior meio de informação e entretenimento da atualidade e é baseada na imagem.

A imagem é algo que fica marcado na memória, por causa disso, é o melhor meio de manipulação popular. Um programa de televisão, por exemplo, pode mudar a rotina, o ponto de vista e o modo de pensar de toda uma família. Atualmente julgamos uma pessoa ou objeto por sua imagem: uma pessoa bem vestida é uma pessoa decente, trabalhadora, educada, já uma pessoa mal vestida é um maltrapilho, de classe inferior. Valorizamos muito mais um carro polido, limpo, brilhante do que um sujo, arranhado, mas sem analisar o seu interior, o motor.

Atuamente a imagem está supercultivada, a medicina moderna não pode existir sem ela. Os estudos, informações e entretenimentos são muito melhores e mais agradáveis se providos de imagens. As fotos e filmes nos trazem lembranças agradáveis, mas mesmo assim, a imagem nunca substituirá o homem, pois o homem tem algo que nem a mais bela das imagens pode criar: o sentimento.

Comentário da professora:

Somente parte do tema está na Introdução!

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: