Reciclagem de Pilhas

Posto de Coleta de Pilhas e Baterias

Drogaria São Paulo

Desde setembro de 2004, a Drogaria São Paulo recolhe pilhas e baterias usadas em todas as 184 unidades e envia para a Suzaquim reciclá-las, arcando com estes custos.

Não consegui confirmar se a data de início do serviço é esse e nem se é mesmo enviado para a Suzaquim, pois o link no site da Drogaria São Paulo simplesmente não funciona!

CONAMA - Conselho Nacional de Meio AmbienteAs resoluções 257 de 30 de junho de 1999 e 263 de 12 de novembro de 1999 da CONAMA – disciplinam o descarte e o gerenciamento ambientalmente adequado de pilhas e baterias usadas, no que tange à coleta, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final. Também determina níveis máximos de alguns elementos químicos que as pilhas e baterias podem ter.

Ainda segundo a ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, no Brasil as pilhas comuns, alcalinas, níquel-metal-hidreto, íons de lítio, lítio, lítio-ar, botão e miniatura estão desde 2001 adequadas às resoluções do CONAMA e podem ser jogadas no lixo doméstico. As pilhas e baterias que precisam de tratamento especial são as de chumbo ácido, níquel cádmio e óxido de mercúrio.

A própria ABINEE admite que pilhas e baterias falsificadas ou importadas ilegalmente existem e podem conter mais material tóxico que o permitido.

Portanto, a iniciativa da Drogaria São Paulo é louvável e por si só já conquista minha admiração.

Deixe um Comentário

28 Comentários.

  1. Boa Tarde,sou Professora Mediador Comunitária,da EScola Estadual de Mauá e gostaria verificara as possibilidades de poder implantar este projeto em nossa unidade escolar,já confiando em um retorno acradeço a informação.

    ATT
    PMC Olinda Stoppa De Souza
    e-mail [email protected]

  2. Olá pessoal!! eu gostaria de saber se tem algum lugar em SP-Capital na região sul se tem algum posto de coleta que retira e que pague pelo recolhimento das pilhas.

  3. Estou fazendo uma campanha de arrecadação de pilhas e baterias usadas, perg; tem alguma empresa que retira estas pilhas e baterias usadas.

  4. Valdinei da Silva

    Onde encontro um local para reciclagens de pilhas e oleo lubrificante, em Vianopolis e Goiania-GO?

  5. Cassio Evandro Lino

    Boa tarde, é um prazer compartilhar deste espaço, sou de Limeira graduado em desenho industrial, e desenvolvo na atualmente um trabalho na area de pos-graduação de engenharia de produção, se possivel gostaria de estar recebendo informações sobre o que é feito com os metais pesados das pilhas usadas, se ha alguma utilidade destes rejeitos e em quais materias são aplicados e quais industrias usam esses rejeitos.
    obrigado e bom final de semana a todos.

  6. gostaria de saber a SILMARA …

  7. Gostaria de saber se há alguem que mediante a pagamento possa retirar pilhas acumuladas e quanto isto custa?
    Grato

  8. Domingos C Santos

    È de nossa responsabilidade cuidar do nosso todo ambiente e não meio,a cada dia está mais dificil cuidar do meio ambiente.por tanta irresponsabilidade do ser humano,Mas eu creio que tem muitas pessoas envolvida em defesa dessa palavras que transmite vida para as nossas vidas,das presentes e das gerações futuras que é o meio ambiente.um abraço a todos que tem um coração VERDE…

  9. Na minha cidade temos algumas caixas coletoras….mas nem sei se isso funciona com louvor.
    Será que alguém pode me ajudar a ter uma idéia sobre o que fazer pra descartar essas pilhas de uma forma segura a nós e ao Meio Ambiente.Gostaria, também, de saber de alguns projetos para recolher pilhas já em vigor que está dando certo!

    Alguém pode me ajudar?!

  10. boa noite,

    gostaria de saber se tem algum lugar em SC que possa recolher as pilhas e baterias? Nós estamos implantando a gestão ambiental e não estamos tento sucesso com as pilhas e baterias

  11. Sanio Rodrigues Guimarães

    Faço coleta de pilhas usadas em meu estabelecimento e já recolhi 25kg. Para icentivar as pessoas troco balas por pilhas. O que faço para descartá-las devidamente.

  12. Gostaria que alguém, com conhecimento de reciclagem de pilhas ou outros materiais como:plastico, papeis, papelões, etc…me enviassem uma definição como eu faço e como desenvolvo uma reciclagem após a coleta dos mesmo, em termos de abertura de uma empresa, mais ou menos o custo de abertura e retorno dos mesmos, ou seja uma definição geral. Esta definição poderá ser sobre principalmente das pilhas e papéis e papelões. Pois gostaria de fazer um projeto sobre esta reciclagens.
    Sem mais, obrigado

  13. Gostaria de receber informações para colaborar com projeto de reciclagem de pilhas saturadas, somos educadores da rede publica do estado de São Paulo Capital. Informamos que já desenvolvemos projetos com a comunidade no recolhimento de oleo de saturado de cozinha e orientação de prezervação do meio ambiental.
    No aguardo de sua resposta, agradecemos.
    Professor : Lima ( Geografia ) – EE.Prof/Luiz Rosanova – Leste 3 SP.
    Fone – 65559016

  14. Olá! bom dia !
    Eu gostaria de saber se existe aqui em São Bernardo do Campo algum posto de coleta para reciclagem de pilha e se possivel me informar os endereços.
    Desde de já agradeço…
    Grato

  15. Leonardo, infelizmente eu não sei onde tem…

  16. oi vc pode me informar aonde tem um local de reciclagem de pilhas aqui no Pará?

  17. Fabricio, obrigado pela dica!

  18. Fabricio Soares de Almeida

    Clara adamo, vá ao site da naturalimp, lá eles vendem N tipo de caixas coleto-
    ras de pilhas e o cão de 4 valeu !!!!!! Sorte !

  19. ola eu sugiro que mostrem ao mundo que também é importante reciclar as pilhas porque o mundo ´não tem muita informação sobres a reciclagem das pilhas e façam mais campanhas e ponham mais pilhões em portugal

  20. Olá Clara, sugiro você entrar em contato com o Conama, Suzaquim ou ABINEE para obter tal informação.

  21. Pessoal, bom dia !!! Gostaria de trazer um posto de coleta de pilhas e baterias aqui para a instituição onde trabalho, a LARAMARA, que lida com a deficiência visual. Não sei com quem tenho que fazer contato, para providenciar o recipiente de coleta e para que sejam feitas as retiradas periodicamente. Podem me ajudar?
    Grata, um abraço, no aguardo,

    Clara Adamo
    Nutricionista – 3ª Região – 2113

  22. eu acho que isto ta muito mal feito nunca vais ser alguem na vida! puta

  23. eu cho que as pessos devem cuidar o ambiente, porque a atmusfera vai se acabar com buraquinhos e nos morremos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    obrigado

    beijos
    Maria Narciso

  24. Fabrício, sugiro você entrar em contato com o Conama, Suzaquim ou ABINEE para obter tal informação.

  25. Tô interessado em trabalhar com armazenamento ou depósito de pilhas usadas, p/ repassá-las às autoridades competentes, portanto, gostaria de sa –
    ber o q/ devo fazer p/ me capacitar p/ tal tarefa. Se pudessem me enviar as
    informações sobre o assunto eu agradeceria, pois, aqui em Montes Claros não
    se sabe de nenhum depósito de pilhas usadas, só de reciclagem normal só! !

    Já confiando em um retorno, agradeço-os!

    • Bom dia Fabricio somos da ONG CESAC e da Empresa Marques Planejamento Ltda, especializada em mobilização de comunidades para o desenvolvimento do Projeto de coleta de pilhas e baterias usadas.
      Poderemos lhe informar…
      [email protected]

      • Ola boa tarde. Estou interessado em trabalhar com armazenamento ou depósito de pilhas usadas, p/ repassá-las às autoridades competentes, portanto, gostaria de sa –
        ber o q/ devo fazer p/ me capacitar p/ tal tarefa. Se pudessem me enviar as
        informações sobre o assunto eu agradeceria, pois, aqui em Colatina E.S não
        se sabe de nenhum depósito de pilhas usadas, só de reciclagem normal só! !

        Já confiando em um retorno, agradeço desde já

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: