Moedas Canadenses

Hoje minha irmã chegou do Canadá e o Thalles, seu noivo, me trouxe 3 moedas de 1 dólar canadense (loonie), 17 moedas de 25 centavos de dólares (quarter), 2 moedas de 10 centavos (dime), 2 moedas de 5 centavos (nickel) e uma de um centavo (penny), todas diferentes uma das outras. Também me trouxe uma de 1 dólar antigo (voyageur).

Fiquei impressionado com a quantidade de moedas comemorativas no Canadá, a maioria de 25 centavos. A moeda de 50 centavos (fifty-cent piece ou half-dollar) quase não é utilizada e tem gente que não aceita por não conhecer. Eles também têm moeda de 2 dólares (toonie ou twoonie) e não têm nota de 1 e 2 dólares, para incentivar o uso de moedas. Todas as moedas são escritas em inglês e francês.

São tantas moedas comemoriativas que existem diversos clubes numismáticos, livros e catálogos. Tem um livro, chamado Charlton’s Standard Catalogue of Canadian Coins, que pelo 63º ano publica uma lista de moedas do Canadá.

Nessas procuras encontrei 3 livros que devem ser super interessantes:

Ahh, eles também me trouxeram uma moeda do “Maid of the Mist“, nas cataratas do Niágara (aquela que o Pica Pau desce de barril). É uma moeda de 1 centavo de dólares dos Estados Unidos prensada, muito interessante.

Também ganhei uma moeda/medalha comemorativa dos 100 anos do Royal Canadian Mint (seria a “Casa da Moeda” do Canadá).

Deixe um Comentário

4 Comentários.

  1. eu queria saber sobre as moedas canadenses por que eu tenho quer fazer um trabalho…

  2. Marcio, acho que as coisas não são tão fáceis assim não…

  3. quero moeads gratis eu so o jim68

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: