Moedas britânicas

Voltei pro Brasil com um monte de moedas britânicas. Um site legal pra consultar quais são as moedas em circulação é na página Coins Today do Royal Mint.

Na “cara” da moeda britânica sempre tem o busto da rainha Elizabete II. Existem 4 versões diferentes (a rainha vai envelhecendo né?):

  • 1953 a 1968 – design de Mary Gillick (moedas pré-decimais)
  • 1969 a 1984 – design de Arnold Machin
  • 1985 a 1997 – design de Raphael Maklouf
  • 1998 em diante – design de Ian Rank-Broadley

Tenho uma série completa de moedas emitidas entre 1998 e 2008, com o busto atual da rainha Elizabete II: 1 peny, 2 pence, 5 pence, 10 pence, 20 pence, 50 pence, 1 pound e 2 pounds.

Moedas Britânicas

Moedas Britânicas

Eles têm a tradição de mudar o design da moeda a cada 40 anos, mais ou menos. Em 2008 fizeram um design muito interessante: a moeda de 1 pound tem o brasão real da Grã Bretanha e as outras moedas têm um pedaço desse brasão. Quando dispostas uma ao lado da outra, formam o brasão:

Moedas Britânica

Moedas Britânicas (novas)

Com esse novo design eu só tenho duas: 1 penny e 20 pence.

Tenho algumas com os bustos antigos da rainha: 1 penny, new penny, 2 pence, new pence, 10 pence, 20 pence e 1 pound.

Comemorativa só tenho uma: de 50 pence comemorativa do “150th Anniversary of the Public Libraries Act”.

As moedas de 1 pound têm vários desenhos, específicos de cada país da Grã Bretanha, eu tenho 5 diferentes, de diferentes temas – brasões e ferrovias:

  • Royal Arms representando o Reino Unido, desenhado por Eric Sewell
  • Thistle e diadema real representando a Escócia, desenhado por Leslie Durbin
  • Dragão passant representando País de Gales, desenhado por Norman Sillman
  • Representação da Forth Railway Bridge dentro de uma borda de trilhos de trem, desenhado por Edwina Ellis
  • Representação da Egyptian Arch Railway Bridge dentro de uma borda de canopis de estação de trem, desenhado por Edwina Ellis
Deixe um Comentário

6 Comentários.

  1. Como limpar moedas » HoloCoCos @ TNT - pingback on 12 de setembro de 2010 em 15:55
  2. Notificação Extrajudicial Online

    Prezado Sr. Henrique Cintra:

    Em pesquisa recente na internet, através do Google, fui surpreendido ao buscar meu nome e encontrar como primeira referência o título: “Maus Serviços”, seguida de texto que reclamava a demora na entrega de um livro comprado pelo Mercado Livre, do Sebo Trem das Sete.

    (Segue o link para facilitar a sua pesquisa: http://holococos.sjdr.com.br/sem-categoria/maus-servios/).

    Considerando que na época mencionada eu tão-somente prestava serviços ao Sebo Trem das Sete, e que o usuário Teowoolf no Mercado Livre também pertence (ou pertencia) ao referido comércio, cabe esclarecer que a reclamação deveria ter sido direcionada à empresa, e não à minha pessoa física de funcionário, com a exposição negativa de meu nome em sites de busca.

    Até mesmo porque é de conhecimento geral, e não somente de quem atua na área jurídica, que a responsabilidade civil (se houvesse, nesse caso, já que V. Sa. afirma que o problema foi resolvido) pelos atos praticados pela empresa é da própria empresa, e não de funcionários ou terceiros, como V. Sa. reclama equivocadamente no texto.

    Sendo assim, solicito a retirada de qualquer referência ao meu nome completo na mencionada postagem do dia 20 de maio de 2006, no prazo de 48 (quarenta e oito) horas, a contar do envio deste comentário e confirmação de recebimento (devidamente registradas), sob pena de V. Sa. responder perante o Poder Judiciário, civil (Danos Morais) e criminalmente (Difamação e Injúria) pela leviana e irresponsável publicação neste meio de comunicação.

    A notificação está sendo enviada AMIGAVELMENTE através de sua caixa de comentários, uma vez que V. Sa. não informa o email para contato no site.

    Atenciosamente,

    Marcelo Catelan
    (13 de maio de 2010)

  3. Boa tarde,

    Vi seu post sobre televisores LCD, LED; tipos de conexões e afins.

    Estou com um problema, comprei o televisor Sony Bravia (KLV-32BX300), anunciado na loja como fullhd, porém na caixa não mencionava nada, e o vendedor falou que citava no manual. Realmente, falam em fullhd, mas não dizem que realmente é fullhd.

    Também, andei procurando esse televisor em outras lojas e na internet, só vejo em site gringo, tipo da India, Africa do sul e paises asiáticos, dando a entender que é de segunda linha.

    Cara, queria saber se tu tem algum conhecimento sobre esse televisor. Tais como imagem, contrastes, resoluções, tipos de conexões e afins. Paguei 1.500 nele. Não sei se fiz bom negócio, to pensando em trocar por um LG, 400 reais mais caro, porém de marca mais confiável.

    Grato

    • Felipe, é certo que é Full HD, mas realmente não encontrei informações dela em páginas brasileiras… parece que é um modelo para o mercado oriental.

      Teria de pesquisar melhor pra ver se é melhor ou pior que as nossas. Sony é muito forte lá e Sony é, das marcas de televisores, uma das mais bem faladas.

  4. Dessa nova cunhagem consegui juntar da de 1 penny a de 1 pound , menos a de 50, quando fui em novembro do ano passado. Me falaram na época que ainda não estava circulando. vou ver se tenho alguma repetida e guardo pra vc. So nao mudaram nada quanto a de 2 pounds. Quanto a de 1 pound, acho muito doida a do dragão de Gales.

Não fique de fora, dê sua opinião!

Trackbacks e Pingbacks:

%d blogueiros gostam disto: