Imposto sobre Férias Vendidas

Ano após ano os contribuintes procuram postergar, até a última hora, o seu encontro com o Leão. Esse ano não está sendo em nada diferente: milhões de declarações ainda serão enviadas até o dia 30 de abril, prazo final para envio. Para os retardatários, nunca é demais lembrar que, quanto maior a antecedência do envio da declaração, mais rapidamente será liberada a sempre bem vinda restituição do imposto de renda.

E, por falar em restituição, no início deste ano, enfim, uma boa notícia para aqueles que cumprem com suas obrigações fiscais: a Secretaria da Receita Federal do Brasil deu o braço a torcer e reconheceu a natureza indenizatória das chamadas “férias vendidas” – não por generosidade, mas em virtude das seguidas derrotas amargadas em processos judiciais. Em tempo: a derrota já havia sido reconhecida, em dezembro passado, pela Procuradoria da Fazenda Nacional (PGFN).

Dezembro, diga-se de passagem, foi repleto de boas notícias, no que se refere ao peso da tributação que recai sobre nós assalariados: a PGFN também informou que não irá mais discutir a incidência do IR sobre férias indenizadas (pagas na rescisão do contrato de trabalho, nos termos da CLT) e sobre o abono pecuniário (“abono de férias”).

Sem o apoio de seus próprios advogados, não restaram mesmo alternativas ao Fisco senão aliviar, ainda que em pequena medida, os nossos bolsos.

Agora, basta informar os rendimentos correspondentes às “férias vendidas” na ficha destinada aos rendimentos isentos ou não tributáveis para receber de volta o imposto retido pelos empregadores no último exercício (IRRF férias).

O raciocínio vale também para os anos anteriores (últimos cinco anos), contudo, para que se possa ver a cor desse dinheiro, o procedimento é bem mais burocrático, sendo aconselhável a procura de ajuda profissional.

Deixe um Comentário

5 Comentários.

  1. Vendi minhas férias em fev 2003.
    Tenho direito a restituição?
    Caso afirmativo, o processo tem que ser judicial ou pode ser administrativo?

  2. mariangela gudes souza

    queria saber se tenho direito a minhas ferias vendidas em 2004?

  3. olá gostari de um emprestimo urgente mande um e-meil ok

  4. links for 2009-04-19 - pingback on 19 de abril de 2009 em 10:00

Não fique de fora, dê sua opinião!

Trackbacks e Pingbacks:

%d blogueiros gostam disto: