Home Banking mais seguro

Sou super receoso com relação à segurança na Internet, virus, trojans e tal. Não uso o Outlook ou o Internet Explorer, não abro mão de firewall e o anti-virus fica rodando 100% do tempo. Também não abro anexos com extensão .exe, .com, .bat, .scr ou .ppt (é, não abro apresentações do Power Point, nem as que minha mãe manda só pra mim e pede pra eu abrir) e não clico em links obscuros que recebo nos e-mails.

Não por conta disso deixo de fazer compras pela Internet, tanto no Brasil quanto no exterior, usar o cartão de crédito ou acessar o home banking, sempre pelo Firefox, claro.

Recebi da minha mãe as 3 dicas abaixo, que repasso pois acredito serem realmente eficazes para MINIMIZAR o risco na utilização de serviços bancários pela internet.

  • Minimize a página e mova-a de lugar. Se o teclado virtual continuar onde estava ou surgir um segundo teclado virtual, é pirata! Não tecle nada.

Teclado Virtual do Banco do Brasil

  • Sempre que entrar no site do banco, digite a senha ERRADA da primeira vez. Se aparecer uma mensagem de erro diferente do que costuma aparecer ou nada acontecer, tem boi na linha! Se digitar a senha certa e também der mensagem de erro, desconfie e troque sua senha.

Mensagem de senha inválida no Banco do Brasil

  • Sempre que entrar no site do banco, verifique se no rodapé da página ou ao lado da barra de endereço aparece o ícone de um cadeado. Além disso, clique 2 vezes sobre esse ícone e veja as informações que estão lá. Tente se lembrar do “Common Name”, “Empresa” ou “Issued to” que aparecem. Se clicar 2 vezes e não abrir nada ou abrir uma tela diferente do normal, desconfie.

Firefox 2: Cadeado de Segurança do Banco do Brasil no Firefox

Cadeado de Segurança do Banco do Brasil no Firefox

IE7: Cadeado de Segurança do Banco do Brasil no IE7

Vale ressaltar que essas 3 dicas NÃO SÃO PARA ASSEGURAR QUE O ACESSO AO SITE ESTÁ SEGURO, mas para identificar alguns dos artifícios utilizados pelos crackers.

Deixe um Comentário

2 Comentários.

  1. Marcos Aurélio Lessa

    Oi, espero que me ajude, pois sou leigo em informática. Não estou mais conseguindo acessar o orkut, pois o cadeado que aparece no lado não impede de prosseguir. Por favor, o que devo fazer. Sem mais, agradeço muito. Um abraço & Feliz natal e um ano novo repleto de saúde e prosperidade.

  2. Uma outra dica que aprendi depois que o cartão da minha namorada foi clonado é nunca utilizar caixa eletrônico que não seja no banco!!!

    O caixa do Banco do Brasil dentro de um supermercado estava clonando todos os cartões, senha e letras de quem passava por lá! quem não teve seu $$$ sacado teve sua conta sendo utilizado como laranja para saques…

    mas o pior veio por parte do Banco, que começou a fazer terrorismo, dizendo que era impossivel clonar as letras, etc e tal…

    Depois de um tempo descobriram a fraude e ficaram com o rabo entre as pernas!! Mas não devolveram a CPMF! HUMPF!

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: