Compra de Imóvel

Cheguei à fatídica conclusão de que o valor que eu pago de aluguel é o valor que eu pagaria em um financiamento imobiliário pelo SFH (Sistema Financeiro da Habitação) com juros anual de 8,16% mais TR (Taxa Referencial) mensal, na tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), por 20 anos… se desse uma entrada de uns 45% no valor do imóvel!

O grande problema são os 45% de entrada, já que não consigo poupar mensalmente nem 5% do meu salário líquido… então meu pai propôs um paitrocínio. Perfeito, agora é só procurar o apartamento!

Não é tão simples assim…

Comecei procurando lançamentos no Guia Qual . Uma excelente revista com quase 300 páginas de ofertas. No feriado/fim de semana liguei para aproximadamente 70 plantões de venda/imobiliárias/corretoras/incorporadoras e selecionei os 27 empreendimentos que estavam dentro da faixa de preço que eu pretendia pagar.

Foi então que descobri que no site do Guia Qual tinha como enviar e-mail para os responsáveis pelo empreendimento, automaticamente. Fiz isso pedindo formas de pagamento para os 27 empreendimentos que havia selecionado e em quatro dias recebi resposta de apenas 7 deles, sendo que metade pediu para eu ligar para o corretor ou ir no plantão de vendas…

Eu sou um computeiro nerd, com uma planilha do Excel formatadinha comparando todos os empreendimentos, com nome dos corretores, telefones, e-mails, área útil, endereço, data de entrega e várias outras informações! Também tenho outra planilha que faz inúmeras simulações financeiras para ver se nos 240 meses eu terei como pagar o financiamento e qual forma de pagamento da entrada/intermediárias é mais interessante, uma vez que dinheiro parado em um CDB (Certificado de Depósito Bancário) sempre rende mais que a TR (que é aproximadamente 65% da valorização do CDB).

Se eu for em um plantão de vendas não terei como utilizar essa planilha… a não ser que compre um Palm! E os corretores têm a desagradável mania de passar as parcelas sem informar como ficaria com juros – geralmente utilizam INCC (Índice Nacional de Custo da Construção) durante a obra e TR nos meses subseqüentes – e nem tocam no assunto da escritura, que fica por volta de 5% do valor do imóvel…

Deixe um Comentário

3 Comentários.

  1. Regis, valeu pela dica, vou ouvir com calma depois.

    Fabrício, a idéia é muito interessante mesmo, ainda mais com as denúncias de censura na imprensa local. Os blogueiros precisam se unir para tornar a voz mais forte.

  2. lancei a ideia de criarmos uma associação de blogueiros amapaenses. o que vc acha dessa ideia?
    http://jeitotucuju.zip.net

  3. Escuta a entrevista do professor Rafael Paschoarelli, especialista em finanças(Domingo, 3 de setembro de 2006)… A partir do minuto 14, ele fala sobre financiamentos de imóvel. Ele chega a conclusão que é mais vantagem morar de aluguel do que financiar…

    http://radioclick.globo.com/cbn/editorias/mundocorporativo.asp

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: