Sherlock Holmes, Londres e Infância

Baker Street 221bQuando ainda estava na escola, por volta da 6ª ou 7ª série eu lia muito. Gostava pra caramba de Agatha Christie e Sidney Sheldon. Foi pouco depois que o Armando me indicou o livro “Um Estudo em Vermelho”, do escritor Sir Arthur Conan Doyle. É o primeiro livro onde aparece o célebre detetive Sherlock Holmes e foi após ler este livro que apaixonei ainda mais pelas histórias de detetive.

Quando minha irmã estava montando o roteiro de Londres, o único lugar que eu não abria mão de visitar era o pequeno museu do Sherlock Holmes, na Baker Street número 221b.

Na verdade esse número nem existia na rua, mas por conta da popularidade que a casa teve, foi mais tarde criado e transformado no Sherlock Holmes Museum. Até a estão de metrô da redondeza (chamada Baker Street, obviamente) tem em sua decoração a silhueta de Sherlock Holmes.

Comprei lá o livro de bolso “The Adventures of Sherlock Holmes” por 7 libras, que tem acabamento impecável, incluindo borda dourada, como naquelas bíblias chiques. Leio no metrô, no caminho de casa-trabalho-casa e já estou quase terminando. Daria para ter comprado a coleção completa de Sherlock Holmes por 20 libras, mas este é um livro de quase 3 quilos, que deixa o volume único do Senhor dos Anéis parecendo uma agendinha…

Acabei de assistir o filme Sherlock Holmes e achei simplesmente fantástico! A amizade do detetive e seu fiel companheiro Dr. Watson foi muito bem caracterizada. No entanto achei o personagem do Dr. Watson no filme brasileiro “O Xangô de Baker Street” muito mais próximo do que eu imaginava ao ler o livro.

Estação de metrô Baker Street

Estação de metrô Baker Street

No filme tem uma hora que Sherlock Holmes descreve o trajeto que ele fez pelas ruas de Londres dentro de uma carruagem. Muito legal poder identificar os lugares, inclusive Holborn, que foi onde ficamos.

Também foi legal ver no filme a Tower Bridge sendo construída. Fomos lá, vimos as fotos e a história da construção, andamos pela sala de máquinas e subimos na passarela. Só não vimos ela abrindo.

Que saudade de Londres!

Deixe um Comentário

1 Comentários.

  1. Nossa que legal !!
    Sou muito fa do Holmes e meu sonho e conhecer Londres e visitar a Baker Street!(invejinha de vc rsrsrs)
    Adorei o post!
    valeu!!

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: