Paradoxo do tempo

Viagens no tempo sempre criam paradoxos, por exemplo: se o Hiro do futuro vier para o presente e matar o Hiro.

O paradoxo está no fato de que se matar o Hiro do presente, ele nunca vai se transformar no Hiro do futuro para voltar no passado e matar o Hiro do presente. Mas se se ele não tem como matar o Hiro do presente, então ele pode voltar no passado e matar o Hiro!

Tá, eu sei que é confuso, mas paradoxos são confusos. Eu tive esse pensamento ontem, assistindo Heroes e cheguei a uma idéia (no mínimo tão louca quanto o paradoxo):

O tempo linear e espaço 3D não são um amálgama indissociável. Em cada milésimo de segundo de nossas vidas, pessoas ao redor do mundo têm infinitas possibilidades de escolha, que podem mudar consideravelmente nosso futuro. A casa nano segundo, infinitos “universos paralelos” são criados, com todas as possibilidades de escolha de cada átomo do universo.

O Hirop passa pelo tempo P e segue a vida até o tempo F, quando o Hirof, seguindo seu tempo cronológico, vai para o espaço 3D onde está o Hiro p, que é um deslocamento no espaço-tempo, pois o Hirof estava nesse local há F-P tempo. No momento em que Hiro f chega no local onde está Hirop, o tempo não é P, mas sim F+x , ou seja, Hiro f não foi para o passado, ele continua no presente, mas em um espaço diferente, que é o mesmo espaço que existia no tempo T.

Neste modelo, independentemente do que Hiro f fizer, inclusive matar Hirop, seu passado não será alterado, pois ele não está no passado, está no presente. Um presente em um universo paralelo ao que ele viveu no tempo T.

Deixe um Comentário

40 Comentários.

  1. Viajar no tempo é impossível, pois todas as coisas naturais são eventos. Os eventos não podem ser revertidos, apenas os estados que eles suportam. Sugiro ler ebook grátis “A Incrível Essência Universal”. Site para Download:

    https://sites.google.com/site/jairobigbrain/downloads/download-portugues

  2. estou lendo operação cavalo de troia, estou no livro 6, mas existem citações que se referem a Operação Salomão, em que o autor deixa uma lacuna proposital de dois meses em que os dois navegantes do tempo saem juntos numa “exploração”, antes do terceiro salto… gostaria de saber se alguém sabe se Benitz escreveu algum livro já sobre esta “operação” e também ficou uma dúvida: eu pensava que Cavalo de Troia terminava no livro 8, mas vi um comentário aqui dizendo que estão doidos aguardando o 9; é verdade isso? vai ser a saga infinita da minha vida?? rsrs…

  3. essa é a teoria das supercordas n?

  4. Edclê Amaral Nobre

    Marcos… foi muito bom ver seus comentários em relação a Operação Cavalo de Tróia, foi a história mais bela que já li. Rica em detalhes e sem nenhuma contradição nos 08 volumes, o que torna defícil de acreditar que trata-se de pura ficção. É enorme a ansiedade quanto ao lançamento do volume 9. Acredito que o mesmo acontece contigo.

  5. Imagine uma linha de trem de São Paulo (passado) até o Japão (futuro), a linha de trem é o espaço-tempo, o trem é o presente em ação ou movimento, para que eu possa chegar até ao Japão (futuro) sem passar pela linha de trem (espaço-tempo) praticamente eu preciso me desmaterializar aqui no presente para se materializar no futuro (impossível) lembre-se o futuro não existe porque quando chegamos no “futuro” ele já é “presente” e o que chamamos de passado é “memória” ou seja o passado só existe na nossa cabeça! conclusão : vamos manter os pés no chão e TRABALHAR!!!!!!!!!!!!!

  6. holococos,…meu caro,… vc disse muito bem, que pretende ler um dia em sua vida, pelo que analizei em todos os comentários acima, todos inteligentíssimos por sinal,porém particularmente é uma pena não poder discutir sobre tão nobre assunto com vc.Com certeza mudaria quase que por completo, seu ponto de vista. Não deixe que paradigmas ortodoxos interfiram no seu modo de analizar
    um livro, cujo conteúdo, inédito para vc contem, a nata da temática tão sériamente discutida nos comentários acima. Com certeza com todo o respeito ao filme, não há parametros de comparação no referido livro por se tratar de um relato em forma de Diário de uma testemunha ocular, sobre um acontecimento ímpar na comunidade científica que outrora, assim como nos casos de ufologia,; desta vez, não conseguiu ser “maquiado”. Pois o próprio protagonista transformado, pelo experimento, “transcedental”,sabia em seu íntimo, o quão importante esse acontecimento traria de útil á humanidade.
    Porem eu não posso esquecer que o tema em questão é sobre o paradoxo do tempo, onde o protagonista,e seu “irmão de viagem” navegador resolvem por conta própria voltar 5 anos dentro da própria viagem, e rever os personagens 5 anos mais jovens. tomando o cuidado de não por um impulso qualquer se revelarem a amigos daquele tempo que ainda não o conheciam por causa a diferença de 5 anos, por exemplo Jasão , o protagonista e seu irmão Eliseu quando voltam 5 anos antes se deparam com um amigo em comum, no caso um cobrador de imposto na guarita de pedágio Jasão se não tivesse sido interrompido por Eliseu, teria corrido ao seu encontro, esquecendo-se de que no agora em que se encontravam, o cobrador de impostos ainda não o conhecia e muito menos eram amigos, porém caro HOLOCOCOS, ainda há muitos outros paradoxos no decorrer do livro que vc nem imagina e eu tiraria a graça se os revelasse pra vc que ‘AINDA ” não leu,.. O mais estranho e maravilhoso de tudo isso é que o mestre e senho da galileia, Jesus, não sofria, como posso dizer : a ação do tempo e reconhecia os dois exploradores independente da época, em que se encontravam, os recebendo amigavelmente sempre com um surriso impar, perante ao assombro dos pobres exploradores, que jamais conseguiam enteder em COMO ELE SABIA?
    Uma obra de ficção, ora meu caro, quem não adoraria que uma obra de ficção se tornasse uma obra de verdade real e apalpável, uma estória verídica, deixe o paradigma de lado, se delicie com o paradoxo da história verdadeira que é o diário do major, camuflado pela NASA sobre o psudonimo de OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA.. Se vc passar da página 250, do primeiro volume eu te pago uma caixa de cerveja.rsrs E assim eu poderia conversar de igual pra igual com vc. Um abraço do MARCO BUACHAK..

    OBS: Quanto ao seu comentário acima de considerar, o livro OCT)uma obra de ficção, deixa eu ver se entendi, vc só comenta sobre relatos verdadeiros? Como no caso do hiro???????O que é ficção ou realidade neste tema!!!

    • Ok, você me convenceu.

      Fiz um post sobre MSN no blog e recebo inúmeros posts de adolescentes que não conseguem escrever uma frase sem conter menos de 1 erro de português…

      É gratificante ler uma defesa apaixonada, coesa e racional de um ponto de vista.

  7. olá meu nome é marco e gostei muito de saber que existem muitas pessoas inteligentes, como vcs, discutindo sobre um assunto tão intrigante sobre o paradoxo do tempo, mas a viagem no tempo ja aconteceu, tanto para o passado como para o futuro, como disse o terence acima, Aconteceu sim essa viagem, batizada pela NASA de Operação CAVALO DE TRÓIA onde felizmente o major da NASA, relatou em forma de um diário essa viagem maravilhosa. O que infelizmente não aconteceu na outra operação realizada tbm pela nasa, se não me engano,pelo nome de operação salomão, na qual os astronautas, foram fora treinado para realizar a viagem para o futuro, segundo o próprio major da Nasa fez um comentário de que os viajantes para o futuro, passaram necessidades, ou seja, de alguma forma eles não levaram dinheiro sulficiente… ou algo parecido, incentivo ao HOLOCOCOS, e á todos que quiserem, de que leiam sim esse livro lá existem todas as explicações técnicas, explicando como ouve essa inversão de massa atravez do tempo.
    Ocorreu-me uma idéia, na época dessas operações, (1973) se eles (NASA) enviaram, uma missão para o nosso futuro, acredito que até mesmo por curiosidade, com certeza o enviariam para o ano 2000,… porém se existe algum membro da nasa, ainda vivo e com esse segredo sigiloso, saberia estar no local onde esse viajanten de 1973, da operação salomão desembarcaria no ano 2000 supostamente.Porem ainda mais um comentário, na rede mundial saiu uma noticia no ano passado de um suposto viajante do tempo, que desastrada mente investiu na bolsa e num piscar de olhos ganhou muito dinheiro, claro que o FBI o pegou onde ele disse ter vindo do futuro e não poderia revelar onde estaria a nave ou a máquina do tempo, tbm não acharam registro sobre ele ou seja ele não existia em nosso tempoaqui deixo uma pergunta, não seria o astronauta da própria nasa, enviada em 1973, da ja citada operação salomão, minha dúvida é que para os agentes americano, ele dise que viera do futuro e não do passado, claro lógicamente se ele dissesse que viria do passado ficaria muito estranho, mas como ??? perguntariam, do passado ??? isso seria um absurdo.se quiserem procurar, sobre este homem misterioso,acho que digitando no google a palavra home do futuro. e se acaso quiserem ler o livro OPERAÇÃO CAVALO DE TRÓIA, é so baixar pelo 4shared.com e digitar a palavra benitez.Muito obrigado a todos

    • Marco, eu não li a Operação Cavalo de Tróia, mas pretendo ainda ler em minha vida.

      No entanto, considero o livro uma obra de ficção e não um relato de algo que realmente aconteceu… como o filme Bruxa de Blair, que é contado como se fosse verdade mas é apenas um filme.

    • Edclê Amaral Nobre

      Marcos…

      Seria muito bom se pudesse manter contato com você. A Operação Cavalo de Tróia foi o melhor livro que já li até hoje e a história é tão bela e rica em detalhes e como não encontrei nenhuma contradição nos 08 volumes, fica difícil de acreditar que seja pura ficção.

  8. não sou estudioso do assunto mais penso o seguinte:, se lguem ja mudou o passado alguma vez, para nós que somos o futuro do passado que foi mudado o que foi mudado para nós se tornou uma realidade no presente e só quem mudou é que vai saber, exemplo: vamos supor que a 2ª guerra não aconteceu na realidade porque o hitller foi moto antes de assumir o poder, mais no nosso presente alguem viaja no tempo e salva ele, e tudo então acontece, ora nunc beremo se isso aconteceu pois ele nonosso presente sempre esteve vivo……. entendeu?

    • SSMestres, o que você disse faz sentido, elimina o paradoxo.

    • SO EXISTE UMA LINHA DO TEMPO NÃO EXISTEM 2 3 6 8 ETC … POREM O TEMPO E UM CORREDOR ETERNO PENSE COMIGO SE VC QUISER ENTRA EM UMA CASA OU VC ENTRA PELA PORTA DA FRENTE FUTURO ´´ OU PORTA DOS FUNDOS PASSADO´´´ MAIS SENÃO PODER ? TEM AS JANELAS O TELHADO ETC… O TEMPO E O MESMO ENTRAR E QUE E O PROBLEMA UMA VEZ FAITA A VIAGEM VOLTAR E QUASE IMPOSSIVEO E CHEGAR AO PONTO CERTO UM A LOUCURA PELO MENOS PARA O ATUAL SENARIO CIENTIFICO RICARDO FISICO NUCLEAR E PHD EM MATEMATICA

  9. Edson Franceschini

    Ok, você criou um explicação plausível para o problema do Paradoxo. Porém criou outro paradoxo: Se o Hirop viajar ao espaço f de Hiro no tempo T, isso vai acontecer em quais universos paralelos? Afinal se eles são criados a todo momento que uma escolha pode ser feita, ou uma história criada, o deslocamento de um universo ao outro poderia afetar a história e as escolhas que nele ocorrem.

    Esse me parece mais um paradoxo com mais de uma dimensão tbm…

    • Na minha “teoria”, existem infinitos universos paralelos e a cada pica-segundo infinitos universos paralelos são criados.

      Você conhece aquelas bolas de gude que tem uma espécie de espiral dentro? Imagine que vc tenha um aquário cheio delas. Se você sacudir o aquário, as bolinhas de gude não estarão mais no mesmo posicionamento, mas ainda serão as mesmas bolinhas. Se a cada segundo você sacudisse o aquário e tirasse uma foto de como ficou, será que depois de 1 dia fazendo isso você teria duas configurações milimetricamente iguais?

      Vamos supor que você ficou nesse processo por 1 ano, quando finalmente conseguiu chegar a uma configuração espacial idência de 1 ano atrás.

      O aquário viajou para 1 ano no passado ou ele continua no presente, mas “vendo” o “espaço” que existia há 1 ano? No próximo segundo, quando você sacudir novamente o aquário, ele teria a mesma configuração que tinha 1 segundo após a situação de 1 ano atrás? Praticamente certo que não.

      Minha analogia seria semelhante para o Hirop. Se depois de n “sacudidas” ele chegar a um espaço F, ele está vivendo o presente dele, assim como o Hirof também está, neste universo paralelo. Se o Hirof matar o Hirop, apenas o Hirop no presente morrerá, o Hirop do passado, que originou o Hirof não será afetado, pois esse é outro espaço, em outro tempo.

      Se você, 1 ano depois de ficar sacudindo as bolinhas de gude e chegar na mesma configuração de 1 ano atrás, tirar uma bolinha do aquário, nada acontecerá com o passado.

      Complicado?

  10. Eu quero comentar uma coisa la da frente quando Victor Moreira falou que o futuro não era predestinado.
    Bem na verdade não temos como provar isso pois se você resolve fazer um ovo (como você disse) e depois muda de ideia tem a opsão de que esse “depois muda de ideia” ja esteja escrito pelo tempo assim existe o destino.
    Eu tambem não gosto de saber que tem alguem me controlando e que meu fulturo é imutavel mas é uma teoria.

  11. Gostaria de saber se alguém aqui já leu a série Operação Cavalo de Tróia, do jornalista J J Benitez?
    Em seu refúgio no México, no fim da vida, um militar e cientista da Força Aérea norte-americana confia ao Benitez documentos que, surpreendentemente, revelam a execução de uma experiência que lhe permitiu voltar no tempo quase dois mil anos e ser testemunha ocular e participante dos últimos dias de Jesus Cristo na Terra, desde sua entrada em Jerusalém até sua prisão, julgamento, crucificação e ressurreição. Esta prodigiosa experiência, batizada pela NASA de “Operação Cavalo de Tróia”, teria sido realizada sigilosamente em 1973, em pleno coração de Israel. O que se segue é um relato, no mínimo impressionante pelos detalhes e minúcias, dos acontecimentos daqueles dias. Testemunha ocular? Imaginação ou realidade? Usando as palavras do próprio autor: “… só o futuro poderá dizer se este relato foi ou não verídico”.

  12. CelsoSantos(escritor de Sci-Fi)

    Olá amigos! Realmente a viagem no tempo é um assunto fascinante e darei aqui minha opinião pessoal.

    Pela Lei da Relatividade não é possível viajar ao passado, embora as leis científicas não distinguem entre as direções para frente e para trás do tempo. Entretanto, há pelo menos três setas do tempo que distinguem o passado e do futuro, que são a seta termodinâmica: a direção do tempo em que a desordem aumenta; a seta psicológica: a direção do tempo na qual se recorda o passado e não o futuro; e a seta cosmológica: a direção do tempo em que o universo se expande mais do que se contrai. A proposta do não limite para o universo prevê a existência de uma seta termodinâmica do tempo bem definida porque o universo deve ter começado num plano ordenado. E a razão por que se observa essa seta termodinâmica se adequar à razão cosmológica é que os seres inteligentes só podem existir na fase de expansão.

    Já a viagem no tempo para o futuro teoricamente é possivel…

  13. Opa Felipe, avisarei sim se tiver mais alguma novidade.

  14. felipe santos nunes

    Ola…. tive uma curiosidade de ver materias sobre o tempo e espaço.. se souberem de algo novo… por favor me avisem meu email está a disposição! sou meio leigo neste assunto mais foi interessante.. abraço!

  15. Muito! Não consegui pensar em nenhuma melhor até o presente momento.

  16. Obrigado, HoloCoCos

    Um dia eu estava refletindo sobre isso, aí me veio na cabeça, legal né?

  17. Victor, adorei a analogia do fogo!

  18. Comentando RicoInside:

    RicoInside, 2208 não existe! O Futuro não está escrito, o futuro é o que todos nós fizermos deles, é o comentário que eu fiz sobre o ovo, lembram??
    Gentee!!! Não existe um futuro, não existe “O FUTURO”!! Não! O Futuro é o presente, a linha do tempo é como um fogo, o que o fogo já passou é o passado, não existe mais, virou cinza, onde o fogo está passando é o presente, vivo e que ainda está acontecendo e o que resta queimar é o futuro que não se sabe como o fogo vai queimar, ainda está limpo, sem cinzas e sem fogo. Essa foi uma definição que eu criei para definir o espaço do tempo. O Futuro na teoria, existe, mas, com as condições atuais, mas se mudar alguma coisa, a história se altera, voltando a lembrar do exemplo do ovo que eu postei aqui antes, lembram??? Esta é a minha opinião sobre o caso de existir ou não o futuro….

    Concordam comigo???

  19. Então, se a máquina do tempo só for para o futuro ou se só for para um universo paralelo, então pode até ser que ainda vá ser inventada.

  20. Daqui a 200 anos teremos a maquinado tempo??? Mas ela já existe!!!!
    O Futuro já existe!!! 2208 já existe no tempo!!!! Concordam???

    Se não concordam, então só em 2208 que a maquina será criada poderemos viajar para 3208??? Mas 3208 não existe se pensarmos que temos que esperar até 2208 para ter a maquina do tempo!!!

    Bom, se 2208 já existe, porque o pessoal do futuro ainda não veio nos visitar???

    Se vieram nos visitar, porque é tão sigiloso esse assunto???? Porque não se pode falar que alguem viaja pelo tempo???

    Será que é só os militares é que podem saber desse assunto???

    Porque tudo que seria um beneficio para a humanidade é usado para propósitos particulares, capitalistas, mesquinhos e destrutivos para guerras e etc????

    Enfim, tudo isso se resume ao mais antigo dos pensamentos: “O ser humano é um VIRUS no universo que deveria ser destruído!”

    Quem sabe um dia essa tal da maquina do tempo tão desejada por todos não seja a causa da destruição da raça humana e finalmente o universo eliminará o talvez mais imbecil dos seres existentes, o homem!

  21. Em 200 anos será possível fazer viagem no tempo? É realmente uma pergunta interessante. Creio que também é tempo suficiente para definirmos o que é “tempo” e o que é “viagem no tempo”. Uma máquina do tempo iria para o passado, para o futuro, para um presente paralelo, uma outra dimenção?

    Acho muito possível que em 200 anos nossas viagens não serão como as de hoje, com o simples deslocamento no espaço, com uma velocidade facilmente determinada pelas leis de Newton.

  22. MÁQUINA DO TEMPO

    Em nossos olhos, hoje, é impossível criar uma máquina do tempo, todo mundo fala isso, todo!! Mas vocês já pararam para pensar que nenhuma lei da física proibe uma viagem no tempo???
    É Isso mesmo pessoal! Estão fazendo pesquisas que tudo dá pra acontecer se não é proibido pela a lei da física, se esta pesquisa for comprovado, os cientistas irão avançar ainda mais em estudos sobre viagens no tempo e quem sabe daqui a uns 200 anos ou menos, já temos uma máquina do tempo???

    Eu sei que isso é loucura, mas é sério gente, várias teorias que são aprovadas hoje, no passado, as pessoas falaram que isso era loucura, que o cara tá delirando´. Um bom exemplo é Galileo, ele pensou que a Terrra girava em torno do sol, que é correto, e condenaram ele, fico preso, porque naquela época, a pessoa não aceitava o que as autoridades pensavam, tinha que ser presa, não era livre para pensar, não é mesmo????

    Quem sabe a gente esta vivendo ainda um passado de 200 anos, onde isso era loucura??? Não para condenar, mas para falar que era louco???

    Máquina do tempo é mesmo uma coisa que aos nossos olhos agora, é impossível, mas eu acredito, que do jeito que a tecnologia está, avançando e avançando, um dia comum do futuro, teremos o primeiro homem a viajar no tempo!!!!

    Concordam comigo ou não???

    Abraços, Victor Moreira

  23. É Richard, discussão sobre viagens no tempo estão mais para discussões filosóficas que discussões embasadas na física e matemática…

  24. Ao longo dos anos vários filósofos e ciêntistas criaram e comprovaram várias teorias! Tornaram-se famosos e simplesmente morreram. A tecnologia a cada ano avança mais e mais! O ser humano pega carona nas invenções dos seus antecedentes e continuam a trabalhar encima delas ateh chegar à algum lugar! Eintein foi um desses grandes estudiosos. Falou sobre o tempo, propôs até que ele era relativo e que variava de acordo com a velocidade!
    Durante vários anos pesquisei sobre o assunto, fiz minhas próprias obeservações
    e verifiquei que no mundo tudo é possível desde que esteja seguindo um mesmo tempo…Viajens pro passado são ilusões e apenas temas abordados em filmes…e mesmo que a tecnologia chegue em seu ápice esses sonhos nunca se tornarão realidades! Com muito esforço o que se pode conseguir é ganhar tempo e fazê-lo ser diferente entre lugares com contraste de velocidade!
    Talvez possamos tbm criar um trasportador de matéria através do tempo, mas isso eh segredo! Existem muitas coisas que jah existe e a maoria de nós naum sabe….a tecnologia tah muito mais avançadaa do que a gente acredita! Cura da Aids, Carro a Água são coisas que não convên ao modo de produção capitalista!

    “O conhecimento é a única verdade que existee ! ”

    Paraiba do Sul , 8 de janeiro de 2008 !

    Richard de Aquino

  25. Concordo contigo Victor e me faz simplificar ainda mais minha idéia: só existe o presente uma máquina do tempo não viaja no tempo, apenas no espaço. Continuamos no presente, em um “lugar” diferente, que pode ser uma “cópia” de um passado ou de um futuro.

  26. Sou o mesmo do comentário aí de cima e porque esqueci de falar uma coisa:

    Para quem ainda está com dúvida sobre este négocio de paradoxo, assiste a triologia de “DE VOLTA PARA O FUTURO”

    Assitem o 1,2 e 3, respectivamente e vocês entenderam que quando alguém volta para o passado, acontece apenas uma vez, porque o tempo não ocorre toda hora,é uma vez e pronto! A idéia de voltar no tempo é o seguinte, pessoa do presente volta para o que acontece alguma hora atrás, não é repetir o que aconteceu hora atrás. Discordando do vínicius e concordando com o HoloCoCos…

  27. A sua ídeia é bem interessante. Na minha opnião, você está correto.
    Descordo do vinicius que disse que “vai ficar vivo pelo menos ate o tempo em q ele se tornar o eu do futuro, que por alguma razão vai querer voltar prara matar seu eu do passado e assim por diante ate o fim dos tempos”, quando o Hiro do futuro mata o Hiro do Passado, acontecerá um grande paradoxo, porque matando o Hiro do passado ele não irá se tornar o Hiro do Futuro para matar o Hiro do Passado,então, este paradoxo irá embralhar todo o continnum de espaço e tempo e pode até destruir a nossa galáxia, devido ao impacto de embralhação de continnum de espaço e tempo que o tempo universal irá sofrer.
    APENAS COMPLETANDO O SEU PENSAMENTO: O que você pensa agora que é possível de você fazer no futuro, isso que você pensou já está ocorrendo no futuro, o futuro existe, mas ainda não está escrito, ou seja, o tempo “escreve” um futuro que na qual todas as pessoas no mundo pensa neste momento, um exemplo bem simples de se entender: se você pensa agora que irá cozinhar um ovo, o tempo “escreve” o futuro com você cozinhando o ovo, mas se segundos depois você por acaso mude de idéia, o tempo o “escreve” um outro futuro com você fazendo outra coisa, estão me entendo?
    É por isso que o seu pensamento está certo! O Futuro existe, mas pode mudar a qualquer hora, então, tome decisões corretas para que o tempo escreva um futuro melhor, porque depois que você pensou uma coisa decisiva, depois que ocorrer o ruim, não tem como você voltar no tempo, porque, infelizmente a humanidade ainda não desenvolveu uma máquina do tempo!

    Se disse algo errado, me avise, por favor

    Um abraço a todos, Victor Moreira

  28. Desculpe-me Maria, mas não entendi o contexto de seu comentário…

  29. vocesprecisam de ter mais opições para as profições
    por exemplo:
    *medico
    *faxineira
    *pastor e outros

  30. Não gostei muito da sua idéia. Assim toda viagem no tempo para o passado seria um loop infinito. É afirmar que existe destino e não existe livre arbítrio, pois sempre em um momento no futuro ele voltaria para o passado e no passado nunca conseguiria se matar.

    Outro ponto: se o Hiro do presente voltar para o dia de ontem, hoje ele voltaria a voltar para ontem? Dessa forma depois de um ano existiriam 366 Hiros em um dia!

  31. ta tudo certo o q vc disse faz muito sentido mas tem uma outra hipotese e e a mais aceitada entre todas, a hipotese de hiro conseguir voltar no tempo e simplesmente não conseguir matar seu eu do passado por mais q tente seu eu do passado vai ficar vivo pelo menos ate o tempo em q ele se tornar o eu do futuro, que por alguma razão vai querer voltar prara matar seu eu do passado e assim por diante ate o fim dos tempos

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: