Asteróide & Propaganda

A Citroën fez uma campanha publicitária de muito mau gosto, em que “informa” que o asteróide 2-Pallas cairia na Terra mês que vem. Até agora só vi gente falando mal da propaganda…

Segundo o WHOIS do domínio www.mundodaastronomia.com, ele foi criado no dia 29 de maio, é hospedado na Locaweb e foi registrado no nome da Peugeot-Citroen do Brasil Automoveis Ltda. Campanha viral descarada!

Quem quiser observar a órbita deste asteróide, o JPL (Jet Propulsion Laboratory, da NASA) tem uma animação com a órbita do 2 Pallas (via José Roberto).

Mas minha intenção nesse post não é falar do comercial da Citroën (para isso já existe o excelente acompanhamento do e-code), mas fazer a pergunta: como é possível marcar um asteróide (que pode ficar de milhares a milhões de quilômetros da Terra), de tal forma que possamos acompanhar sua posição e sua possível mudança de orbita?

A pergunta não é só minha, mas também da Planetary Society, que criou a Apophis Mission Design Competition, que vai premiar com US$ 50.000,00 quem conseguir dizer como fazer isso com o asteróide Apófis (2004 MN4), quem tem 300 metros de diâmetro e que no dia 13 de Abril de 2029 vai passar tão próximo da Terra quanto ficam os satélites geoestacionários, como pode ser simulado no JPL Small-Body Database Browser e visto na imagem abaixo (via Sociedade Planetária).

Meteóro Apófis em 13 de Abril de 2029

Deixe um Comentário

0 Comentários.

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: