Pitanga e Pitangueira

PitangaHoje indo para o trabalho passei por uma casa onde tem uma pitangueira, carregada de pitangas. Levei algumas para o trabalho e no caminho tive a idéia de plantar uma pitangueira na calçada em frente ao prédio onde moro, pois o caminhão levou caçamba e árvore quando foi retirar a caçamba que aluguei quando reformei o apartamento.

Achei alguns sites interessantes:

Deixe um Comentário

72 Comentários.

  1. Diene T. Guerra

    Acorda Henrique Cintra, nos de uma resposta sopre as pitanqueiras que nao produzem. Estamos esperando resposta. Sera que receberemos este ano?

  2. A minha pitangueira já floresceu 4x, porém as flores caem,não sei o que fazer para que o pé segure a floração(a planta está linda,suas folhas estão verdes e brilhantes,não tem fungos nem pragas) . Será que alguém que passou por está situação com a sua pitangueira pode me ajudar,pois gostaria de saborear as pitangas do meu próprio quintal

  3. liliane mato grosso

    preciso de uma resposta,tenho um pé de pitanga ja ha quase 4 anos e ate hoje nao deu frutos,somente floresceu 3 x , o que faço para ele dar frutos? Sera que alguem pode me ajudar?

    • Olá Liliane,estou com o mesmo problema que vc passou com a sua pitangueira, encontrou um solução para segurar a floração, se encontrou divida comigo o seu achado,pois já pesquisei e até agora nada de solucionar a minha questão. A pitangueira não esta com nenhuma doença,mas as lindas flores não ficam no pé…….o que fazer?????

      • Tenho 3 Pitangueira em cima da LAGE , em Canteiros de 3m² , a Maior dá Pitagangas 2 vezes ao ano , só em Dezembro e Janeiro as futas são boas , em Setembro / Outubro são peq e não muito saborosas, as minhas Pitangueiras só começaram a dar Frutos depois de 5 anos , e outra só firmou com 6 anos , acho que vcs tem que esperar um pouco e observar….

  4. Arnaldo de Freitas Rebelo

    Oi Henrique, você se coloca a disposição para ajudar… pois lá vai. Tenho uma pitangueira ainda pequena no meu quintal e após a primeira floração não tive mais sossego com ela. Começou a apresentar uns pontos marrons nas folhas e a dar umas frutas que ficavam cobertas com um pó amarelo, e inutilizadas. Aqui na internet tomei conhecimento das tres principais pragas que atacam a pitangueira, e em todos os sites que visitei, são só e sempre as mesmas pragas. No meu caso, as flores, ainda antes das frutas crescerem já começam a ficar amarelas e estragam. Meu filho acha que pode ser fungo, mas em nenhum site vi refencias a fungos. Quero mandar umas fotos para ver se você já teve contacto com este problema mas não sei seu e-mail. Pode me mandar? Agradeço sua atenção e eventual ajuda. Um abraço. Arnaldo

    • Oi Arnaldo
      Voce conseguiu alguma informaçâo sobre o pó amarelo do sua pitangueira?
      A minha pitangueira está com o mesmo problema mas não encontrei pontos marrons nas folhas.
      Colhemos varias pitangas gostosas e de um dia para outro as pitangas se cobriram de pó amarelo.
      Por favor, se voce conseguiu alguma informação pode me pssar?

      • Arnaldo de Freitas rebelo

        Oi Vera, Acho que este site só serve mesmo para isso. Para trocarnos ideias sobre nossos problemas, pois o tal de Henrique Cintra, não lê, não responde e
        nem sei se olha para o que postamos. Com relação ao pó amarelo, conversei com várias pessoas ligadas a hortos e nenhuma jamais tinha visto ou ouvido falar deste pó. Um conhecido que trabalha com plantas em Holambra me disse que lá usam muito uma solução de água e sabão em pó e que costuma dar bons resultados contra algumas pragas.
        Usei e estou esperando essa nova safra de frutas para ver o resultado. Como escrevi, meu filho sugeriu que podiam ser fungos, e que por via das dúvidas eu deveria também borrifar a terra embaixo da planta depois de trocá-la por terra nova, em uma profundidade de até 5 cm. Também fiz isso e se der resultado posto aqui. Se você conseguir algo mais me avise ok? Um abraço e boa sorte para nós. Arnaldo

        • Arnaldo, obrigada pelas informações.
          As pessoas a quem eu perguntei também nunca ouviram falar disso.
          Vera

        • Pitangueira está com sintoma de ferrugem
          Possuo algumas árvores que estão com sintomas de doenças que desconheço. Uma pitangueira está com os frutos completamente recobertos por um pó amarelo e não amadurecem. As folhas estão manchadas com pintas amarelas.
          Patrícia
          [email protected]

          O pesquisador da Embrapa Clima Temperado Bernardo Ueno diz que, pelas fotografias, parece se tratar da ferrugem da pitangueira, doença causada pelo fungo Puccinia psidii. “A ferrugem pode atacar folhas e frutos e, quando o ataque é intenso, ocorre o secamento desses frutos”, explica. “É uma doença similar à ferrugem da goiabeira e da jabuticabeira, entretanto, não existem fungicidas registrados no Ministério da Agricultura para serem usados em pitangueira.” Preventivamente, recomenda, a leitora pode usar a calda bordalesa, fungicida natural. A calda é feita, tradicionalmente, com 1 quilo de sulfato de cobre, 1 quilo de cal virgem e 100 litros de água. Dilui-se o cobre em 50 litros de água e a cal nos outros 50 litros. Após obter duas misturas homogêneas, despeja-se o cobre sobre a cal. O recipiente deve ser de plástico, cimento ou madeira. Não se deve utilizar recipientes metálicos, pois reagem com o sulfato de cobre, e a cal deve ser de boa qualidade para reagir totalmente com a água. “Ou a leitora pode aplicar produto que tenha recomendação para uso no controle da ferrugem da goiabeira”, diz Ueno, destacando que a aplicação de químico deve ser orientada por um engenheiro agrônomo, que também emite um receituário agronômico para a compra do produto. Embrapa, tel. (0–53) 3275-8100.

          • Oi Arnaldo
            Encontrei as informações acima em um suplemento agricola do estadão de 28/outubro/2009.
            Não tenho a menor ideia de como conseguir o sulfato de cobre.
            Vera

        • Oi Arnaldo,
          Estamos na época da floração da pitangueira. Qual foi o resultado que vc obteve com a sua pitangueira depois dos problemas que apresentou na safra passada?Ela floresceu?Segurou a floração?Talvez vc possa me ajudar, gosto muito dessa fruta, tenho um pé lindo com folhas verdes brilhantes, está em um vaso, como todos os meus bonsai,já floresceu 4x,mas ele não segura a floração, dá pena de ver as lindas flores cair e´´ não saber o que fazer´´ , será que vc tem noção do que posso fazer ???? Se puder me ajudar fico grata,obrigada.Marcia,

  5. leandra candido

    BOM DIA!
    TENHO UM PÉ DE ACEROLA …ELE É NOVO 3 ANOS MAIS OU MENOS ….ESTAVA MAU CUIDADO ..CORTEI OS GALHOS EXTRAS …SEM FOLHAS …ADUBEI ..E AGORA..CAIRAM AS FOLHAS ..SERÁ Q MORREU?? O Q DEVO FAZER??

  6. olha tenho uma pitangueira atras da minha casa tem um galho dela gigante quase caindo
    e ta chovendo muito por aqui

    ele tem uns 10 metros de altura, será que corta?

    • Leonardo, o melhor é chamar os bombeiros ou alguém da Prefeitura. Eles vão olhar e poder se for necessário. Se você tentar resolver por conta própria, dependendo do que fazer, pode até tomar multa.

  7. o meu problema é parecido com o da fabianá… há um monte de bolinhas brancas na pitangueira aqui de casa e não sei oq é
    só sei q está infestada por quase todas as folhas mas nao prejudicou a árvore aparentemente

    • antonino m britto

      é a cochonilha, inseto sugador que se multiplica vertiginalmente e se não tomar atitude urgente vai definhar toda a planta e não adianta pulverizar quimicamente que inviabilizaria o consumo das pitangas a solução é arrancar as cochonilhas uma a uma com a mão.

      • Estou com problema semelhante. Gostei da sugestão. Após retirá-las, vou banha-la ( a planta ) com a mistura de fumo/sabão neutro com as devidas tecnicas de preparo sugeridas. Grande abraço ! .´.

  8. Possuo um pé de PITANGA no fundo do quintal, e possui cerca de 8 anos desde do plantio, entretanto, flora períodicamente mas, somento produziu pequena quantidade de frutos somente duas vezes. Molho quase que diariamente e coloco adubo orgânico. Gostaria de saber desta baixa produtividade.

    • Humberto, tenho o mesmo problema que o seu. O meu pé de pitanga tem mauito mais tempo que o seu e às vzes flora e não dá nada. Fico com penaq de cortar porque está enorme e dá sombra. Vc. já conseguiu descobrir porque não dá fruta?

  9. Sabe que tenho consideração pelo trabalho leve e legal que faz aqui no seu espaço …
    Vou então dar uma dica: Olha só! Por incrível que pareça condomínios caríssimos estão tão mal arquitetados que não deixam disponível nem uma áreazinha sequer de chão (terra mesmo) , e, NEM GRAMA, para os pequetitos pisarem (e mais absurdo ainda: os cachorrinhos “bonitinhos” brincam livres e as crianças estão completamente presas, enforcadas, travadas).
    Mais uma coisa: Existe uma coisa chamada microquimerismo, portanto, não dê cachorro de jeito nenhum a seu(s) filho(s). Animais devem ter seus habitats, e cães também não devem ser como passarinhos. Só que no caso deles pagamos um preço muito mais que caro no bolso, eles são lesivos à nossa saúde física e altamente nocivos à nossa saúde psicológica (e ironicamente pior: à nossa convivência civil e aos nossos afetos).
    Vários artigos meus foram boicotados tratando dessa questão.
    E sobre árvores, uma coisa simples, jamais feita, a ponto de encherem cada vez mais as calçadas e quintais de concreto (por preguiça de limpar também), é plantar árvores (tipo arbusto, tipo as pitangueiras, pés-de-cafés (delícia), amoras, laranja-lima) com um redor de terra respirável em torno do tronco. Parece que esquecemos que as árvores têm o direito de ter pelo menos um pedaço de solo pra viver (já viu o estado das árvores massacradas das cidades “urbanizadas”?).
    Perdemos muito tempo dentro de lugares que não nos trazem nada, só nos enfeiam e nos tiram os proveitos do que com esforço produzimos.
    Precisamos repensar nosso viver, nosso viver psicológico e civil.

    Assim vou precisar de sua licença para postar aqui uma denúncia/um grito de garotos e garotas de vários lugares do Brasil e do Globo.

    Esta é uma instrução importantíssima aos imunes-à-crença, para que tenham pelo menos noção de se defender não só dos crentes/católicos, etc, insuflados pelos espúrios “mandantes-de-crenças”, mas também dos maçons, e de todos os séquitos de canalhas que impetram perseguição e escravidão à Sociedade Civil.
    Pra começar dispense ser chamado de ateu. Ateu é um termo pejorativo, um rótulo desnecessário, que incita (o ambiente psicológico dos crentes) à discriminação aos sem-crença(s). A questão é intrincada, pois remete em importância à aceitação passiva do uso do têrmo “deus” escrito com D maiúsculo. O adulto e o infante podem confrontar imposições desse tipo (que vêm disfarçadas nesses feitios) desmontando categoricamente os anuviados/poluídos em crenças. Mas não basta uma simples instrução; é preciso saber proceder e ter disposição para defender o procedimento. Numa escola, se o filho de um imune-à-crença escrever “deus” assim com d minúsculo — (ainda mais agora com o(s) Estado(s) envergonhando acintosamente a laicidade com o intromentimento dos agentes teológicos nas escolas, nocivos à desenvoltura psicológica dos estudantes) – como e quem e o quê o defenderia a ele, aos pais e os amigos dele? Mas tem solução: Praticamente todos os infantes hoje têm celular (dispense-se esse negócio de câmera, isso só serve pra vigiar os “ferrados” pelo Regime Nazi-Pulhítico-Divino), então que ligue para um amigo, para os pais, e diga: “Hoje, na escola, vi-me na situação de dispensar o D maiúsculo no termo “deus” ao escrever uma redação”; ou então mande um e-mail, por exemplo para [email protected]. Pronto. O que se tem a fazer? Dispõe-se personas categorizadas para acompanhar o suceder das covardias hediondas que vão espreitar e prejudicar o infante. O que acontecerá no ambiente desse infante? Com seus dias, suas notas, com as balinhas que compra na vendedora ‘boazinha’ que vende pipoca na porta da escola, com o emprego do seu pai, com os amigos que ficam perto e vão sendo quebrados, estropiados um a um (para causar, no infante e nos que pensarem em apoiarem-no, a impressão que carrega ‘maldição’, ‘azar’), com o serviço de limpeza defronte de sua casa, com a conta de sua mãe no banco, com o ir-e-vir no trajeto da escola, nos canais públicos “legais” em que lá se espera com avidez para sacralizar a desgraça, etc. Muito bem. Quando esses agentes pútridos encararem a conta do que fazem, e virem a fibra visceral da espécie Homo Sapiens sapiens faber psi vibrando pelo vigor de sua sobrevivência, aí … definiremos o Efeito Reverso.

  10. Oi !!! Tenho um pe de pitanga num vaso grande, ele esta com uns 2 metros de altura, ja deu frutos, poucos mas deu, e agora os frutos antes de maduros eles racham o que preciso fazer pois adoro pitanga, eu dou agua pra ela todo dia.
    Sera que tem a ver com agua ou adubo???
    Obrigada desde já… abraços

  11. Queria uma arvore que me desse sombra e que não crescesse muito, ai vi na empresa em que trabalho tem muitos PE de pitanga e eles fica razoavelmente pequeno ai apostei nela , fiz bem?

    • antonino m britto

      dependendo do solo e clima, se fertil e prospicio a pitangueira se agigantara podendo chegar mais de 12 metros, mas depois de uns 20 ou 30 anos, em solos pobres ou medianos, mesmo com o tempo ela não passara de um lindo arvoredo, parabens pela escolha!

  12. Oi, eu tenho uma casa com uma área muito boa para ter uma piscina, porem não tem uma sombra, plantei uma muda de pitanga, na empresa em que eu trabalho tem muita e as arvores são bem formada, eu adoro á fruta da pitanga sempre que posso estou pegando algumas, espero que minha muda produza muito.

  13. Rubenito G. de Souza

    A região do entorno de Vitória da Conquista – Sudoeste baiano,tem muito potêncial para produzir tanto – A pitangueira, quanto a pimenta( de cheiro, malagueta, dedo-de-moça etc,.).Tenho uma propriedade pequena de 2 hectáres.Gostaria de saber como contatar os possíveis compradores do produto in-natura.Grato pela atenção.

  14. Oi, estou com uma mudinha linda de pitangueira num vaso junto a outra planta. Estou muito interessada em fazer um bonsai de pitangueira, pois acho muito lindo! Entretanto, não faço a menor idéia de como iniciar… Você poderia me dizer como devo proceder?
    Desde já, obrigada!

    • Érica, bonsai é uma arte que exige muita paciência, se você acha que tem “o dom”, sugiro procurar um curso ou então ser auto didata mesmo, pela Internet.

    • antonino m britto

      pelo amor de DEUS, jamais mutile uma planta, deixe-a se desenvolver conforme o comando da natureza, lembre, não faça a planta o que não gostaria que fizesse em voce!

  15. tenho um pé de pitanga a um pouco mais de 3 anos mais ele ainda não deu frutos e nos galhos mais finos tem tipo uns carocinhos o que faço?

  16. Tenho uma pitangueira já há alguns anos. Ela até o mês passado estava bastante frondosa, com a copa fechada, dando uma ´tima sombra. Nesta época de chuva aqui no Nordeste ela estava com a copa bastante carregada, vistosa. Acontece que, de repente, suas folhas começaram a cair em grande quantidade. A copa ficou bem rala. As folhas tem uma ferrugenzinha. Não sei o que fazer. Por favor, me ajudem.
    Agradeço!

    • antonino m britto

      se forrada de um amarelo forte, é a temível ferrugem das mirtaceas, que atacam as pitangueiras, jabuticabeiras, araças, goiabeiras etc e o único meio de combate-la é apelando para uso de produto quimico que no caso é o dithame-45. boa sorte!

  17. minha PITANGUEIRA parece morta mas não esrta. o que posso
    fazer para ativa-la?

  18. Fabiana, tire uma foto do que viu (bolas (??)) com máquina digital utilizando a função “macro” (fotos de perto) e mande por e-mail. Do jeito que está falando não para fazer o menor dignóstico. Posso pensar que pode ser desde casulos de lagartas até feses de pássaros! Já vi cada coisa !! Dando um “chute”, pode ser alguma espécie de inseto (cochonilha), cujo controle pode ser obtido pela simples remoção manual e pacienciosa (mais recomendável, se for uma planta de interior ou jardim, sem uso de agrotóxicos). Mas se for um pomar, o uso de óleo mineral (baixa toxicidade) pode resolver o problema. Ainda, longe de ser inseto, pode uma doença fungica, cujo controle vai por outro caminho. Suerte!!!

  19. tenho uma pitangueira ela ta cheia de bolas nos galhos e nas folhas o q é isso

  20. Por favor, me diga se pitangueira pega de galho e se posso planta-la numa sacada em que o sol não pega direto, mas tem muita lus.
    Grata
    Inez

  21. Olá Elaine.

    A pitangueira é indicada sim para calçada. A árvore não fica muito alta, gera uma copa relativamente redonda, as frutas são deliciosas, atraem pássaros e não fazem muita sujeira, pois a fruta não mancha a calçada.

  22. Olá! Estamos fazendo uma exposição na escola domeio ambiente e vamso distribui 30 pitangueiras para a comunidade. Gostaria de saber se esta árvore é ideal para calçada. Pelo que eu li em outros istes é, mas queria sua opinião.
    Se possivel ainda hoje,(3/12/2008) pois a exposição é amanhã.
    Um abraço!
    Elaine

  23. Paulo Ricardo Monteiro

    Senhores, tenho um pé de pitanga no meu quintal, ele já tem um ano e meio mais ou menos, o que ocorreu é que sem explicação , as folhas começaram a secar e caíram todas, eu podei então todos estes galhos, isto aconteceu há 2 ou 3 semanas, porém quando quebro um pedacinho de um galho posso reparar que estes não estão secos, não morreram. Eu não retirei o pé ainda esperando q de repente possa brotar novamente. O q pode ser e o q devo fazer?
    Paulo R Monteiro. Sapucaia-PA

  24. Zulma, você poderia ser mais específica? Eu não entendi sua pergunta.

    Se for para apenas retirar o caroço, basta chupar a pitanga e cuspir o caroço. Você pode engolir o caroço, se preferir engulir a cuspir.

  25. oi,gostaria de saber como faço para retirar o caroço da pitanga?e eu gostaria q me respondese ainda hoje 1/11/08 se possivel.

    des de ja agradeço sue compriençao!
    ok

  26. Olá Solange!

    No seu caso eu não sei o que é. Pode ser a qualidade da muda, a idade da planta ou a qualidade do solo. Já vi um caso em que duas árvores da mesma muda, uma ao lado da outra, tiveram crescimento diferente e a explicação foi a irrigação do solo, pois uma das mudas pegou uma terra mais argilosa e a outra uma terra mais arenosa.

    Para você eu recomendo uma poda com profissional e adubação do solo.

  27. Tenho um pé de cinco anos na frente de casa onde bate bastante sol, mas a produção é muito pouca em comparação com a a minha vizinha da esquina que o pé esta carregadissímo. O que eu faço? o que está faltando? do momento que a vizinha nem cuida do pé dela.

  28. Ihhh Mauricio, sei não. Eu comprei um bonsai de pitangueira há duas semanas, na Leroy Merlin, mas eu vi que no Pão de Açúcar também tem.

  29. Oi. Bom dia. Gostaria de tentar fazer um bonsai de pitangueira. Será que ela pega “de galho”? Um abraço,
    Mauricio

  30. Olá José Manoel!

    Sugiro entrar em contato com os sites dos quais eu postei link nesse meu post.

  31. Bom dia !!!

    Tenho necessidade de comprar cerca de 500.000 mudas de árvores ornamentais e frutiferas com cerca de 7 a 8cm dde altura.
    Plantadas em tubetes, bandejas.
    Pode ser Pitanga, Goiaba, Acerola, Jaboticaba, Cerja do Rio Grande, Cassia, quaresmeira, Ipê, bauhinia, sibipiruna ….

    Aguardo contato

    Obrigado

    GOBBI

  32. Silvia, muito bom saber que fui útil para você, que ajuda a melhor o nosso planeta!

  33. Silvia Figueiredo

    Ganhei uma muda de pitangueira e só no seu blog é que consegui informações sobre como plantá-la. Obrigada!

  34. Legal Maria Bernadete! Depois comenta aqui como foi sua empreitada. Boa sorte e sucesso.

  35. Ai que ótimo, não sou a única a me preocupar com as pitangueiras; estou com firme proposito de aumentar a população dsta frutífera no meu condominio e sua dica foi muito importante.Obrigada!

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: