Instalação Elétrica

Quando mudei de apartamento, fiz todo o esquema elétrico dele, baseado única e exclusivamente em informações que achei na Internet. Os que tive mais dificuldade para achar foram as mais óbvias…

Por exemplo, a diferença de cabo e fio. Fio é um segmento de metal. Cabo é um conjunto de fios. A diferença é que um fio tem apenas um segmento, enquanto que um cabo tem sempre mais de um.

A cor dos condutores geralmente são marrom ou preta para a fase, azul para o retorno das lâmpadas preto ou vermelho para a fase, azul para o neutro, cinza para o retorno das lâmpadas e amarelo com verde (chamado de brasileirinho) para o terra. Eu utilizei o vermelho para a fase, preto para o neutro, azul para o retorno das lâmpadas e o brasileirinho para o terra.

As duas referências técnicas são a NBR 5410 (Instalações Elétricas de Baixa Tensão) e NBR-5413 (Iluminância de interiores), mas não achei essas duas para ler.

Uma ótima referência foi a “ Ajuda Técnica“, encontrada em diversos sites, portanto não sei quem é o autor original.

Utilizei muito a tabela de capacidade de condução de corrente para saber qual sessão de cabo utilizar e a amperagem do disjuntor de cada circuito, bem como a divisão de circuitos. Outra tabela interessante é a de dimensionamento de eletrodutos, que diz quantos condutores cabem em um conduíte. Utilizei conduítes de 3/4″ (2mm), que suportam até 8 condutores de 2,5mm2.

Obs.: a fórmula mais importante é a W = V x A -> Potência = Tensão x Corrente

Deixe um Comentário

59 Comentários.

  1. Coloquei o medidor teste no retorno da lampada e esta passando energia de até 55v, pelo que sei ñ deveria. O que será que esta acontecendo? obrigado

  2. como faço para transformar 22000 btu em wat

  3. Posso fazer uma tomada 220 v puxando um fase do vizinho e um fase do meu relógio?
    Obs.
    O vizinho é minha mãe!
    E que aqui não chega 220 v.

    • Se você fizer isso vai tomar um baita choque, dar um mega curto e corre risco de queimar o que estiver na tomada ou tacar fogo nas suas casas.

      Se não tem 220v, tanto a sua fase quanto a do seu vizinho devem ser uma só, ou seja, ligada no mesmo fio do poste.

  4. algem sabe me dizer qual e a conta que devo fazer para transformar wats em amperes.
    desde já agradeço

    • São duas unidades distintas. É o mesmo que perguntar como se converte quilo em litro.

      No entanto pela lei de ohm:

      P = V x I

      Potência (watt) = Tensão (volt) x Corrente (ampere)

      É possível encontrar qualquer um deles desde que se tenha os outros dois.

  5. sera que auguem pode me ajudar eu prescizo colocar um disjuntor geral em minha casa mais eu nao sei como vou fazer istoeu ja tenho todos os disjuntores mais nao sei quol posso colocar como geral a gora vo dizer o quantos disjuntores eu tenho { 50a 50a 32a 20a 20a 20a 10a 10a 10a 10a 6a} {sera que auguem poderia me ajudar sera que um de 70amperes rezouve o meu problema } tensao 127volts} todos meus disjuntores sao monopolar

  6. tenho um chuveiro de 127 gostaria de puxar uma fase neutro para tomada do microondas sera que sobre carrega o neutro do chuveiro

    • infelizmente isso nao é recomendado o melhor é fazer uma nova fiaçao e instalar uma nova tomada.use um fio 2,5mm(vermelho fase,azul neutro,verde terra caso o tenha)quanto maior for a distancia do chuveiro melhor,a tomada deve suportar ate 20A (amperes)que é a melhor para esse tipo de eletrodomestico.da uma olhada no manual onde tem as especificaçoes tecnicas de instalaçao do aparelho.

  7. tabela de preços de instalação eletrica

  8. Sou Eletricista Eletrotecnico, Atendo Residensia, Comercio e Condominio Contato – 11- 82070715

  9. sou tecnico em eletricidade faso serviços em todo brasil contato 98201483

  10. quero tabela de corrente maxima para cada condutor

  11. Na casa do meu compadre ouve um curto na estalação verifiqueipate da estalação,pois em alguns pontos estava dando retorno, em outros macava 127 mas não acendia nada ,pode tirar a minha dúvida

  12. Olá galera não sei se o pessoal ainda frequenta esse site mais caso alguem souber esclarecer minha duvida fico grato, sei que o cabo de 6mm aguenta 36A e o de 4mm aguenta 28A, se ao invés de usar um cabo, eu usar dois de 4mm fica 56 A ou algo em torno disso? estou com dois rolos de 4mm e queria fazer a parte eletrica de 2 comodos e um banheiro? será que dá ou sem chances?

  13. olá pessoal,tenho uma duvida quanto à minha entrada de energia, que divido com um vizinho,acontece q ele esta utilizando o neutro do meu relogio nas suas instalações,isso é legal?eu tenho algum tipo de prejuizo com isso?agradesço a atenção.

  14. Meu caro,
    Em uma instalação residencial onde tenho duas fases de 127 como posso transformar meu chuveiro em 220?

    • edson fidelles de freitas

      na parede de seu chuveiro tem 03 fios saindo da parede provavelmente 02 vermelhos e 01 verde, os 02 vermelhos e 127v cada, o verde e terra, o seu chuveiro tem que ser 220v ok no caso 02 brancos e 01 verde que e terra, os 02 brancos um em cada ponta. pronto, 220 feito

  15. Anna, exatamente o quê vc quer? Quer colocar outra lâmpada em outro ponto, e uma tomada em outro lugar?

  16. Ola
    Talvez vc possa me ajudar. Tenho 1 interruptor para 1 lampada e uma tomada. quero colocar outra lampada e um interruptor para ela e uma outra tomada. Ja comprei o modulo com 2 interruptores e 2 tomadas. Como instalar ? Obrigada.

  17. Choques no chuveiro, disjuntor desarmando, oscilações na luz, equipamentos demais, tomadas de menos… Essas cenas são muito comuns em grande parte das residências e sinalizam um grave problema: instalações elétricas obsoletas ou mal dimensionadas.

    Esse mal acarreta resultados graves para a população e para o patrimônio, como falta de segurança, risco de acidentes e desperdício de energia. Para evitar tudo isso, é necessário realizar verificações periódicas nas instalações elétricas, e reformas e adequações sempre que necessárias. Para saber quando está na hora de fazer a avaliação, damos aqui algumas dicas:

    * Se a sua casa, apartamento ou condomínio tem mais de 10 anos e jamais passou por uma reforma no sistema elétrico, certamente está na hora de realizar uma verificação completa, com um profissional habilitado. Isso deve se repetir a cada 5 anos, mais ou menos.
    * Fios e cabos com sinal de aquecimento mostram a necessidade de um check-up, pois indicam que há uma sobrecarga e que a instalação deve estar inadequada para as atuais necessidades de consumo.
    * As instalações elétricas devem ter o fio terra instalado em todas as tomadas para proteger as pessoas contra o choque elétrico. Por este motivo todas as tomadas devem ser aquelas com o modelo de 3 pólos. Se sua instalação não possui esta configuração, programe uma reforma.
    * Os quadros de forças não podem ser feitos em madeira ou qualquer outro material combustível. Se isso ocorre, eles devem ser trocados. Assim como as demais partes da instalação.
    * Fusíveis tipo rolha ou cartucho são inadequados e devem ser substituídos.
    * Caixas de passagem abertas, fios desencapados e emendas mal feitas são sinais de perigo e devem ser corrigidos imediatamente.

    Dois últimos lembretes:

    * Toda a instalação elétrica deve ser projetada por profissionais habilitados para este trabalho, ou seja, um engenheiro ou técnico em eletrotécnica. Estes profissionais devem seguir as regras estabelecidas. No caso de instalações elétricas residenciais ou comerciais, a norma técnica é a NBR 5410 (ABNT), que apresenta todos os requisitos mínimos para garantir o conforto, a qualidade e a segurança de uma instalação elétrica.
    * Instalações elétricas possuem uma limitação de uso, seja pelo tempo de utilização (desgaste natural dos componentes) ou pela mudança dos hábitos e necessidades dos moradores (que com o passar dos anos acabam agregando vários equipamentos ou aumentando potências de chuveiros sem sequer verificar a instalação elétrica).

    Fique atento para isso e garanta a segurança de seu imóvel e a economia de energia.

    Fonte: Programa Casa Segura.

  18. bom primeiro passo p/ lidar com eletrecidade e, se tiver duvida nao fassa pede ajuda a quem entede para lhe dar a melhor opsao

  19. Bom dia! Gostaria de receber informações sobre fuga de energia, pos me deparei com um problema, que ainda não consequi solucionar, mesmo com todos os equipamentos eletricos desligados, continua consumindo energia, se alguem tiver uma resposta ou apostilas sobre fugas de energia, e quiser me contactar, meu email é: [email protected], tambem fico a dispozição para ajudar, sou aluno de eletrotecnica.

  20. Vi em um projeto um circuito para ligar umas luminarias de 127v com neutro, terra e retorno. Não deveria ter uma fase?

  21. Ola pessoal sou eletricista predial,queria falar em primeiro lugar que um eletricista visa primeiro sua segurança,então pessoas que ñ tem habilidade fica perigoso lida com eletricidade tenha muito cuidado,gostei muito desse site.
    eu amo lida com eletricida,ñ faço isso pq eu ganha dinheiro mas pq eu gosto.

    até um abraço a todos.

  22. Aqui consegui muitas informações para terminar o meu trabalho.
    Sou técnico e aluno de elétrica eletrônica, fico a disposição para ajudalos.

  23. Dicas de instalações elétricas

    Dimensionamento de Disjuntores

    Os disjuntores protegem apenas sobrecargas e não as quedas de tensão, ou seja, apenas protegem a fiação e não s aparelhos.

    Após medir todo o consumo do circuito que irá ser alimentado pelo disjuntor use a tabela abaixo:

    Corrente medida(A) Disjuntor Correspondente(A)
    10,5 15
    14 20
    21 30

    Obs: Aparelhos com mais de 30A usar um circuito exclusivamente para o mesmo.

    Recomendações sobre lâmpadas e tomadas

    Cada circuito (em 220V) deve ficar com 2.200W ou menos. Não podendo conter mais de 12 lâmpadas e/ou tomadas de corrente, mesmo que este número não haja atingido o limite de carga(2200W). Usar 12 lâmpadas e tomadas ou 2200W.

    Recomendações para iluminação residencial
    - Lâmpadas incandescentes – 20W/m2
    - Lâmpadas fluorescentes – 8 W/m2

    Recomendações para iluminação não residencial
    - Lâmpadas incandescentes – 30W/m2
    - Lâmpadas fluorescentes – 12W/m2

    Torneira elétrica
    - Em 220V = 2500W

    Chuveiro Elétrico
    - Em 220V = 2500W

    Ar Condicionado
    Submetidos a 18.000 BTUs – Disjuntor de 15A
    Submetidos a 12.000 BTUs – Disjuntor de 10A

    Recomendações para uso de tomadas
    - Cômodo com área 8m2 – Usar 1 tomada para cada 5m2 ou fração de perímetro espaçadas uniformemente.

    Exceções:
    - WC: Usar 1 tomada perto do lavatório;
    - Cozinha, Copa, Copa-cozinha: 1 tomada para cada 3,5m de perímetro ou fração. Usar pelo menos uma tomada de 1000W para cozinha;
    - Sub-solo, soton, garagem ou varanda: 1 tomada;

    Obs 1: As tomadas devem distar do local que ficará o aparelho no máximo 1,5m.
    Obs 2: A altura deve ser superior a 1,0m, devido às crianças.

    Vida média de lâmpadas
    - Incandescentes = 1000 horas
    - Fluorescentes = 4000 horas

  24. sou eletrotécnico moro em fortaleza seu eu poder ajuda em algo podem mandar E mail para [email protected] se estiver dentro das minha capacidade eu ajudarei
    eu vi aqui tem muitas duvidas simples para quem é da area mas gente muito cuidado eletricidade não é brincadeira tem que ter muito cuidado .
    para vcs ter uma idéia da uma olhada na tabela de baixo
    efeitos estimados da eletricidade corrente conseqüência
    1 mA apenas perceptível
    10 mA “agarra” a mão
    16 mA máxima tolerável
    20 mA parada respiratória
    100 mA ataque cardíaco
    2 A parada cardíaca
    3 A valor mortal
    então cuidado quais que duvida nao faça
    tire todas suas duvidas para nao se prejudica e prejudicar os outros
    as conseqüências de um simples erro pode ser fatal . uma emenda mal feita
    pode causar um incendiou uma simples troca de lampada feita mal feita pode causar um choque e levar a morte

    e isso ai quais quer coisa pode mandar um E mail

  25. ÓLA meu telefone contato é (11)97384160 A disposiçaõ

  26. LUCAS vc pode pegar uma fase jogar na lampada outra fase jogar no interruptor , retorno sao os fios que nao e ligado em fase ex; um fio branco da lampada ate o interruptor é um retorno

  27. SOU TECNICO ELETRICO MORO EM JUNDIAI SP ACHEI ESTE SITE MUITO INTERESSANTE , COLOCO-ME A DISPOSIÇAO P/ QQ DUVIDA E PRESTAÇAO DE SERVIÇO OBRIGADO NESTOR

  28. Ola…
    Sou novo na areia de eletrica gostei muito do site!!!
    Vi que vc disse que o correto e deixar um dijuntor para cada circuito(separar lampadas de tomada, e tomada de chuveiro e etc.) queria saber como que eu faço para fazer um ligaçao de um interrupitor de lampadas????
    Eu tenho que ligar dois fios 1,5 na rede de lampadas e deser no interrupitor????
    O que e um retorno???

  29. estou com uma tomada que esta com a fase fraca

    ola, estou presizando de uma ajuda e um pequeno problema,mais estou com dificuldades eu trabalho e uma pousada, a tomada de uns dos apartametos esta com a fase muito fraca essa tomada e a que liga a tv,se fose posivel me ajudar eu agradesso

  30. Senhores, para tirarem suas dúvidas nada melhor do que baixar este livre em pdf no link em anexo. Ele é muitos elucidativo e simples vale a consulta!!

    http://www.cteep.com.br/_docs/setor/estante/manual_instalacoes/manual_instalacoes_eletricas_parte1.pdf

  31. VALEW A AJUDA KARA! FOI DE MTA IMPORTANCIA VALEW MESMO!!!

  32. Edson, o Ricardo deu a seguinte definição, que eu acho que é a mais correta:

    Na realidade, as cores mais usuais são: Preto ou vermelho para fase, azul para neutro, cinza para retorno e verde (ou verde-amarelo) para o aterramento.

    Dessa forma, se sua residência for trifásica (110v, 0v, 110v) você pode usar vermelho para uma fase e preto para outra. Aqui em casa eu coloquei toda a fase de vermelho, o neutro de azul e o retorno de preto. O aterramento foi no verde-amarelo.

  33. quero saber qual as cores de fio que posso ultilizar na minha rezidencia
    e qual os tipo de fio que posso utilazar em cada tomada e em cada ponto da casa

  34. Macos, depende se você vai utilizar a tomada em uma seção e a lâmpada em outra. Cada seção fica em um disjuntor separado.

    Em casa eu fiz isso, tenho seções para as tomadas dos ambientes: uma para a cozinha e área de serviço, outra para os quartos e banheiro e uma terceira para a sala. Todas as lâmpadas da casa usam uma seção só para ela. O chuveiro também tem uma seção separada, pois é o único 220v enquanto o restante inteiro da casa é 110v.

    Fazer isso é muito bom pois os disjuntores podem ser de menor amperagem e evita interferência (como ligar o liquidificador ou microondas e a TV ficar com chuvisco).

    Agora, se você quiser ligar a tomada e a lâmpada na mesma seção, é só fazer um dos fios passar em um polo do interruptor e em um polo da tomada e o mesmo para o outro fio.

  35. gostaria de saber como se liga uma lampada com interroptor e tomada

  36. o melhor a fazer é um condutor que leve ao aterramento

  37. como faço 220v ,pego 2 fases 127

  38. Olá Pedro!

    Infelizmente não sei te responder, pois não sou eletricista, mas pelo que me recordo da época em que pesquisei na Internet, você pode utilizar só um fio do quadro ao aterramento. Quanto à bitola, se não estou enganado pode ser menor.

    Quando você tiver uma resposta mais precisa, poderia postá-la aqui, para ajudar novos visitantes?

  39. Numa instalação elétrica de um andar de escritórios é pedido aterramento de toda instalação, isto é, fio terra para tomadas, luminárias e demais equipamentos.
    Pergunto: Para cada circuito devo instalar um fio para aterramento, ou posso fazer um fio de aterramento para vários ou todos os circuitos do andar?
    A bitola deste condutor é igual aos demais do circuito?
    Obrigado
    Pedro

    • sr° pedro, pode ser usado um unico aterramento. porem e necessario que este aterramento estege de acordo c/ as normas, caso contrario,ocorrendo descarga eletrica raio,rua construçao será afetada causando queima de eletro domesticos. p/ maires unformaçao como construir um otimo terra,acesse meu e mail que lhe informarei c/ maior prazer ….

  40. Gostaria de obter o circuito eletrico de instalação de ventitaldor de teto 03
    velocidades da marca Delta.

  41. GOSTARIA DE OBTER TABELA DE AMPERAGEM DE CADA CONDUTOR SUPORTA DESDE 1mm

  42. Ricardo, obrigado pelas informações!

  43. Na realidade, as cores mais usuais são: Preto ou vermelho para fase, azul para neutro, cinza para retorno e verde (ou verde-amarelo) para o aterramento.

    att.

  44. excelente dica ok

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros curtiram isso: