A Cuba

Quarta feira passada finalmente foi instalada a bancada de granito com a cuba, na cozinha. Infelizmente eu havia me esquecido que a cuba vinha sem a válvula… então não tive como utilizá-la todos esses dias.

Ontem comprei uma válvula forjada de 4 1/2″ da Esteves, um sifão de plástico genérico e uma ligação flexível de malha de aço de 40cm da Deca . Já tinha comprado e colocado no lugar uma torneira Lorenzetti.

Pensei que seria fácil fazer a instalação hidráulica, mas não foi:

  • o sifão não queria encaixar no cano da parede (de 40mm, com anel de borracha), custei mas consegui, depois de muito apertar
  • o outro lado do sifão ficou soltando, pois ficou bem esticado e o sifão é beeeem vagabundo (paguei R$ 6,40 nele)
  • a válvula não encaixou 100% na cuba, ficando mais ou menos 0,5mm para cima do fundo da pia, ou seja, empoça um pouco de água
  • não consegui apertar bem a válvula… então fica pingando e tive de deixar um balde em baixo da pia
  • a ponta da ligação que fica na parede pingava um pouco, então tirei e coloquei de novo
  • começou a esguichar água da ponta da ligação que fica na torneira, tirei e coloquei de novo mas continuou, então tirei e coloquei de novo, apertando bem com o alicate e ficou sem pingar
  • a ponta da ligação que fica na parede está escorrendo bem pouqinho, talvez por que os 40cm da mangueirinha fiquem bem justos

A cuba é uma Strake retangular simples, modelo 302, com furo para válvula de 4 1/2″ (o normal das cubas é de 3 1/2″). Mandei para eles um e-mail perguntando onde tem a válvula deles para comprar e até agora não obtive resposta. Quando ligo no telefone do distribuidor, ninguém atende e logo dá sinal de fax…

Descobri pelo site da Tramontina (aliás, que site espetacular) que na Leroy Merlin tem a válvula de 4 1/2″ da Tramontina , que parece ter qualidade melhor que da Esteves e ser mais barata. Achei duas lojas online com essa válvula, que não estão no Bondfaro, Buscapé e Jacotei: Só Comprar, loja de Bauru especializada em produtos Tramontina e Loja do Lar. Valem a visita pois tem enorme variedade de produtos e bons preços.

Comprei na rua Florêncio de Abreu uma “chave para lavatório”, da Brasfort, que é um grifo com a cabeça giratória. Agora a mangueira de ligação pára de pingar ou eu estouro de vez o encamento!

Deixe um Comentário

2 Comentários.

  1. Amigão, a válvula da Tramontina usa plástico e passa longe da Esteves, digo porque sou instalador e conheço o produto. A válvula Esteves é forjada em metal (liga de cobre) os caras são tão feras no assunto que oferecem garantia permanente.
    Abs,

Não fique de fora, dê sua opinião!

%d blogueiros gostam disto: