#22 – Aposentadoria da máscara

Hoje comprei uma nova máscara (a mesma valvulda da 3M, modelo 8822), podendo aposentar a máscara que usei pela primeira vez na 6ª vez que fui de bicicleta para o trabalho. Usei ela apenas 15 vezes e é impressionante como pegou poluição.

Máscara da 3M

Máscara da 3M, uma foi usada 15 vezes e a outra é nova

Não preciso nem dizer qual é a nova e qual é a usada 15 vezes né? Vale ressaltar que ambas eram brancas quando nova. Os caras do trabalho ficam caçoando de mim quando digo que ando de bicicleta de máscara, pra ir e voltar do trabalho… mas essa foto só me deixa mais confiante em usá-la.

Segundo o site da 3M esse respiradouro é indicado para proteção das vias respiratórias contra fumos e poeiras tóxicas como: asbestos (até 2 fibras/cm3, fibras de vidro, pó de carvão, ferro, alumínio, fumos de solda e outros particulados até 10 vezes o seu limite de tolerância.

Como a máscara não filtra vapores orgânicos, quando passo atrás de um ônibus ou caminhão, o que é bem comum no trajeto que faço, eu não sinto o cheiro da fumaça preta que sai deles, sinto o cheiro do óleo diesel! A máscara protege meus pulmões, mas não os poros da minha pele. Até o suor fica sujo, como pode ser visto na parte interna da máscara.

Máscara da 3M

Interior da máscara da 3M, uma foi usada 15 vezes e outra é nova

Convencer os ciclistas a usarem máscara quando forem andar no trânsito é o mesmo que convencer um fumante a parar de fumar. Essas duas fotos são como se fossem as fotos das caixas de cigarro, você vê que não usar vai ter fazer mal, mas a decisão de usar ou não é sua.

Pelo menos já fico feliz por saber que o uso de capacete já é tido como primordial para a maioria dos ciclistas sérios.

Ida: gastei 29min e 19s para percorrer 9,05km com velocidade média de 18,6km/h e velocidade máxima de 37,3km/h.

Volta: gastei 28min e 46s para percorrer 8,58km com velocidade média de 17,9km/h e velocidade máxima de 35km/h.

Deixe um Comentário

18 Comentários.

  1. Galera, já fazem 4 meses que uso a bicicleta como meio de transporte. Mas, a poluição aqui em São Paulo é de matar literalmente. Então, entrei no google pra procurar que tipo de máscara eu deveria usar que fosse eficiente pra evitar que eu inale toda esta poluição enquanto pedalo. E foi ótimo encontrar esta página aqui. Já tenho a dica do Holococos sobre a máscara da 3M e, ainda, pelo site que o Renato indicou esta outra internacional a City Mask.
    Vou tentar encomendar e ver se eles entregam no Brasil.
    Valeu!
    Abs

  2. Olá,
    Também ando de bike em Sampa, e é horrível aspirar as fumaças dos caminhões, to pensando em virar uma ‘marciana’ pelas ruas tbm rs…encontrei outras máscaras na internet…será que não são melhores essas usadas por motociclistas?
    http://salgadosmoto.tudosobrerodas.pt/i.aspx?imc=3182&ic=3367&o=9661

  3. Olá. Começei a ir de bike pro trabalho, (28km ida e volta) e logo na segunda vez já vi que a poluição é muita, mesmo morando na “Capital ecológica” do Brasil (Curitiba). (O que é uma grande mentira, em partes). Ganhar “baforadas” de caminhões na cara no meio de uma subida não é nada agradável… rs. Então resolvi procurar mascaras de proteção anti-poluição. E a minha surpresa foi que vi que o assunto não é nem discutido pelos próprios ciclistas… achei um absurdo! Achar que se pode andar de bike na cidade sem proteção que “não da nada” é pura idiotice, me desculpem.. Deve fazer mais mal do que fumar umas 2 carteiras de marlboro por dia..
    De qualquer maneira, achei vc, que me deu uma baita dica sobre as máscaras.. Valeuzão mesmo!
    Aproveita e da uma olhada neste site gringo e olha como os caras levam a coisa a sério: http://www.respro.com/products/sports-leisure/street-cycling/city_mask/
    Abraço

  4. Oi! Legal as tuas observações. Não sou ciclista, mas estou usando mais transporte coletivo e evitando usar o carro para ir ao trabalho. Mas tenho me deparado com o problema de ficar esperando o ônibus em paradas e respirar a poluição das avenidas. Meu deu vontade usar máscara também. Sabes se pedestre também está usando estas máscaras que usas ou será que as mais comuns (tipo as usadas contra a gripe A) já são suficientes?

    • Adriana, na verdade pedestre nenhum está usando máscara, a não ser a da gripe A, mas com o fim de prevenir o contágio da gripe e essa não vai proteger da fuligem e gases orgânicos como uma que tem essa finalidade.

      Se você usar uma máscara dessas vão te achar uma ativista do Greenpeace 🙂 mas vai ser excelente pra sua saúde.

      Quando comecei a usar eu tinha vergonha, mas hoje não estou nem aí pro que as pessoas pensam, o mais importante é meu pulmão limpo que minha imagem de “esquisito”.

  5. HoloCoCos.
    Vou atrás… Só não sei onde comprar. Será que tem em Depósito de construção tipo C&C, Leroy Merlin, etc ?
    Ontem fui de bike pela primeira vez pro trampo.
    Pra BATIZAR caiu um pé d’água daqueles (com direito à pedra de gelo e tudo) mas valeu.
    São 12 km pra ir, mais 12 pra voltar… pelo Rodoanel…

    • Zorgox, não sei se tem não… fui várias vezes nessas lojas quando reformei meu banheiro mas nem me lembro se vi.

      Caramba, 24 km, Rodoanel, chuva, granizo… tá batizado, crismado e comungado!

  6. Procurei por máscara antipoluição e acabei encontrando essa página…
    A foto me convenceu a também comprar uma máscara.
    Valeu pela dica.

    • Olá Zorgox, bom saber que fui util! Tem uma outra, com carvão ativo no meio, da própria 3M, que também filtra vapores orgânicos. Seria a mais indicada, mas eu não achei ainda. Ela é como essa da foto, só que cinza.

  7. Opa, tudo bem gente?
    Ando sempre de bicicleta em são paulo e também corro pelas avenidas de noite.
    Sinto que a unica coisa que me falta é uma mascara dessas, para parar de sentir aquela queimação no tubo respiratorio.
    Aonde posso comprar uma dessas? Lojas de construçao tipo Peg&Faça? ou alguma coisa mais específica?
    Obrigado
    Abraços

    • Olá Pedro!

      Eu comprei na Rua Florêncio de Abreu. Lá tem diversas lojas que vendem plásticos e derivados e em todas elas têm máscaras descartáveis.

      A da 3M, que é beeeeem mais bonita que as outras, é mais difícil de encontrar. Normalmente eu não me importaria com isso, mas andar de bicicleta de máscara já te faz parecer um marciano para pedestres e motoristas, usar uma máscara azul porcamente costurada então…

  8. #24 - Chuva - pingback on 27 de fevereiro de 2009 em 1:10
  9. Você ainda vai de bike para o trabalho?
    Qual o caminho que você faz?

    Será que o volume de poluição que você pega não tem relação com o seu caminho?

    • Olá Rubens.

      Fui de bike na sexta feira passada.

      As piores vias são a Av. Cruzeiro do Sul e Av. Tiradentes. O nível de poluição realmente é maior nessas vias que em ruas mais tranquilas… mas é bem mais rápido.

  10. #23 - A volta - pingback on 9 de fevereiro de 2009 em 0:19
  11. PREZADO SENHOR,

    GOSTARIA SABER QUAL MELHOR PROTETOR RESPIRATORIA PARA TRABALHADORES EM CONTATO DIRETO COM FIBRA DE VIDRO E RESINA.

    GRATO,

    MAURO FIGUEIREDO

Não fique de fora, dê sua opinião!

Trackbacks e Pingbacks:

%d blogueiros gostam disto: